ONÇA PINTADA

ONÇA PINTADA

Era uma vez um homem muito rico. Que tinha muitos tesouros. Tinha uma fazenda cheia de animais e muitos empregados.

Um dia, ele acordou preocupado e disse pra mulher:

- Eu estou assustado porque ouvir falar que tem uma onça pintada comendo o gado e dando muito prejuízo para os fazendeiros. O que você acha que eu faço?

A mulher pensou, pensou e falou:

- Olha marido é simples. Você é o homem poderoso, tem muitos empregados. Escolhe um deles pra matar a onça.

E assim o homem fez. Chamou os empregados e prometeu dar uma fortuna pra quem matasse a onça. Mas ninguém aceitou, porque estavam com medo.

E assim foram passando os dias. E quando anoitecia a onça atacava a fazenda, comia muitos animais. Não tinha mais nada a fazer, pensava o fazendeiro.

Até que um belo dia chegou à casa do fazendeiro, um casal muito pobre e pediu hospedagem. Então o fazendeiro teve uma ideia. Chamou o casal e falou para o moço: - toda noite a onça ataca a minha fazenda. Até hoje não apareceu ninguém com coragem para mata-la. Se o senhor matar a onça. Faço de vocês o casal mais rico da região e ainda dou uma parte do meu tesouro.

O casal aceitou e o fazendeiro pediu para o homem ficar de tocaia esperando a onça. Mas disse que antes, eles podiam descansar um pouco, tomar banho, jantar , que a onça aparecia era tarde da noite.

O fazendeiro e a esposa foram dormir. O casal foi para o quarto e começaram a conversar.

A mulher disse: - homem de Deus, você aceitou matar a onça. Mas não sei como vai fazer porque você é muito medroso.

O homem disse: - eu sei. O problema é que o fazendeiro foi tão bom conosco que só tive que aceitar. Agora, eu vou lá. Fico escondido e assim que a onça aparecer vou sair correndo e digo para o fazendeiro que a onça fugiu.

E assim fez. Ficou debaixo da árvore esperando a onça. O moço estava com muito medo, tinha tanto medo que começou a sentir dor de barriga e quando ouviu o miado da onça, subiu na árvore e evacuou na calça toda.

O fazendeiro ouviu o barulho, pegou a espingarda e pra surpresa dele, lá estava o homem na árvore e a onça tentando pega-lo.

O fazendeiro deu um tiro na onça e ela caiu no chão... O moço estava agarrado na árvore todo sujo de coco.

O fazendeiro falou: - pode descer, já matei a onça. Estou impressionado com sua coragem. Subir na árvore pra matar a onça.

Quando eles chegaram em casa. O fazendeiro disse: - está aqui comigo o homem mais corajoso da região e agora um dos mais ricos.

A esposa do fazendeiro ficou feliz, mas achou estranho aquele mal cheiro e disse: - ele está fedendo.

O fazendeiro disse: - isso prova o quanto ele é valente. Além de subir na árvore, sujou as calças pra distrair a onça, até eu chegar e dá o tiro.

A esposa disse: - está certo marido.

O casal que não tinha nada ganhou uma fortuna e viveram felizes para sempre.

Dentre as minhas poesias, contei esta estória que minha mãe, Alaíde contava para mim e para os meus irmãos, no fogão de lenha quando éramos crianças.

Com ela eu aprendi desde cedo a brincar com as palavras, a brincar de casinha e de amarelinha, a ouvir contos de fadas. A minha mãe é o meu grande tesouro.

Luiza de Marilac
Enviado por Luiza de Marilac em 01/12/2014
Código do texto: T5055303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.