VÍTIMA DE SI MESMO

Enquanto isso, em uma sala de cirurgia...

— Enfermeira, a cirurgia desse primeiro paciente é no joelho, não é?

— Sim doutor, é no joelho.

— Direito ou esquerdo?

— Esquerdo, doutor.

— Esquerdo, ok. Paciente obeso?

— Não doutor, 1,82m e 70 quilos.

— Idade?

— Cinquenta e três anos.

— Ah, agora me lembro; é o Sr. Vivaldo, não é?

— É sim, doutor.

— Já estamos atrasados, o Sr. Vivaldo ainda não está preparado?

— Não doutor, mas ele já está assinando a papelada.

— Deixa eu dar mais uma olhadela no Risco Cirúrgico... Ok, então vamos nos paramentar e checar os instrumentais, utensílios e medicamentos:

• Bisturi, ok;

• Porta—agulha, ok;

• Agulha de sutura, ok;

• Linha de sutura, ok;

• Tesoura, ok;

• Anestésico, ok;

• Gases, ok;

• Faixas, ok;

• Tudo ok.

Anestesista!

— Sim doutor!

— Preparada?

— Positivo, doutor

No balcão de atendimento...

— Agora só falta o Sr. Assinar o Termo de Responsabilidade, Sr. Vivaldo.

— O QUE É ISSO?

— É um termo que o hospital sempre pede para o paciente assinar, é praxe em todos os procedimentos.

— Deixe—me ler... EU NÃO VOU ASSINAR ISSO NÃO!

— Mas Sr. Vivaldo, isso é pedido a todos os pacientes, sem isso o Sr. não vai poder ser operado.

— Então eu não vou ser operado, porque assinar esse termo eu não vou.

— Mas Sr. Vivaldo...

— Não, não, não. Não adianta nem insistir que eu não vou assinar isso. Mesmo que eu tenha que voltar para casa, sem a cirurgia.

— Ninguém nunca se recusou a assinar esse termo, Sr. Vivaldo. O Sr. Vai preferir ficar sem a cirurgia?

— Fico, mas assinar esse termo eu não vou.

Então não tem jeito mesmo? Se eu não assinar, a cirurgia não acontece?

— É, Sr. Vivaldo, não tem como. Mas pense bem, Sr. Vivaldo, o médico e toda a equipe já estão esperando pelo senhor e já passou mais de meia hora do horário marcado...

— Se a condição é essa, pode cancelar a cirurgia.

E a atendente, depois de reorganizar toda a papelada, vai até a sala de cirurgia: “Doutor, não vai haver mais a cirurgia do Sr. Vivaldo. Ele se recusou a assinar o Termo de Responsabilidade e foi embora”.

— Não acredito... Comecei bem o dia! Pelo menos a próxima paciente já chegou?

— Não doutor, ainda não.

— AFF!

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 21/01/2015
Código do texto: T5109070
Classificação de conteúdo: seguro