A SERPENTE DO PARAGUAÇU ( Causo Iaçuense/3)

Era uma vez uma fazenda chamada “Sítio Novo”, uma das grandes atrações daquele lugar era o banho no Rio Paraguaçu, principalmente por pessoas que usavam o trem de passageiros, transporte bem usando por muitos anos, e eram nas doces águas que se refrescavam. E como eram doces as águas do Paraguaçu! Doces também eram os causos que vieram de lá, desde quando a fazenda virou cidade. E a lenda da Serpente do Paraguaçu é apenas mais um.

E segundo o disse-me-disse quando a “ponte velha” ou melhor , a Ponte Severino Vieira estava sendo construída, isso lá para as bandas de século XIX foi encontrada uma grande cobra sucuri. Vale lembrar que a referida ponte, é a mesma que a “A Mulher da Trouxa” faz as suas aparições... Sim, voltando a lenda da serpente, dizem que a bicha era tão grande que os trabalhadores tentaram mas não a mataram. Com ajuda de um rezador/feiticeiro, a cobra foi imobilizada, “adormecida” sob muitas rezas. Uma cobra adormecida, só aqui mesmo! Após amarrada foi devolvida ao rio, achando que assim ela morreria.

No entanto, o inesperado aconteceu. A cobra gigante passou a morar debaixo da ponte, numa espécie de caverna subterrânea. E quando o rio enche, ela transita num túnel que irá levá-la até a Igreja Matriz. Assim, a Serpente do Paraguaçu vai e volta, segundo a lenda no dia que ela conseguir sair desse túnel destruirá a cidade.

Enfim, é o que se sabe sobre essa serpente que procura a saída do túnel. Enquanto ela não sai, vivemos em paz e comemorando a cada 14 de agosto, mais um ano de emancipação política.