A HISTÓRIA DO CARNAVAL DE OLINDA

O Carnaval de Olinda surgiu no começo do século XX. Sua origem está diretamente ligada ao surgimento de clubes carnavalescos como, por exemplo, Clube Carnavalesco Misto Lenhadores (origem em 1907) e Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas (origem em 1912). Já a tradição dos desfiles de bonecos surgiu no começo da década de 1930. Foi no ano de 1932 que o boneco "Homem da Meia-Noite" foi pela primeira vez para as ruas da cidade animar o carnaval.

Bonecos Gigantes

Uma das principais marcas do carnaval de Olinda é o desfile dos Bonecos Gigantes. Confeccionados de madeira, papel e tecidos, estes bonecos são conduzidos pelas ruas da cidade, animando os foliões. Um dos bonecos mais conhecidos e tradicionais é o “Homem da meia-noite”. Estes bonecos são representações de importantes personalidades históricas do Brasil e do mundo. Políticos, músicos, atletas e artistas famosos são transformados, com muito talento e arte, nestes lindos símbolos do carnaval olindense.

Frevo

Os desfiles de rua são animados com muito samba e frevo. Embora surgido no Recife, o frevo já faz parte do carnaval de Olinda há várias décadas. É o frevo que anima e contagia os foliões pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta.

Festa popular

Todos os carnavais mais de um milhão de foliões participam da festa popular. São aproximadamente 500 grupos carnavalescos que desfilam pelas ruas, principalmente do centro velho de Olinda. Além dos clubes carnavalescos, saem às ruas clubes de frevos, blocos, maracatus, troças, afoxés e caboclinhos. As tradições do carnaval de Olinda representam a mais pura mistura de traços culturais dos povos que formaram a nação brasileira (negros índios e europeus).

Curiosidade:

Um dos mais conhecidos bonequeiros de Olinda é o artista plástico Silvio Botelho.

Eu venho de uma cidade muito grande e feliz que existem milhares de pessoas que sempre exibem suas tradições de um povo cultural e carnavalesco que vive a vida de uma maneira festiva e vitoriosa voltada ao cotidiano e que são todos conterrâneos de um velho tempo que o passado nos lembra constantemente o que eram nossos pais e o que passou para gente com uma magnitude contagiante e simplesmente formada por lindas e belas senhoras e senhores de uma cidade encantada como um sonho de valsa em que sempre todo ano é festejado e homenageado por todos que a ama dentro de seu coração por sermos ricos, fortes e feliz e sempre buscamos com amor e qualidade a velha tradição de um povo que sabe fazer o melhor carnaval do mundo que nos completa com nossas honras e tributos de uma jovem guarda que ficou na lembrança de todos que sempre curti-o de perto como é bonita a América do sul como os estados unidos que sempre nos conduz a simplificar também as nossas origens e melhores aspectos pessoais de um povo que sabe o que quer e não tropeça na hora da corrida pela vida que é e sempre esta viva e presente com toda nossas alegrias de um perfeito cidadão e folião Brasileiro.

Eu quero agradecer por essa cidade linda e pelo seu entusiasmo carnavalesco que se completa milhões de vesses em nossos corações que andamos brincando e foliando pelas ruas de Vitoria de Santo Antão que faz o melhor carnaval do interior de Pernambuco e pelas ruas de Olinda que também é sempre inesquecível a nossos olhos que sabe sonhar acordados e ver como é lindo e encantado de foliões que nos faz sorrir, cantar e pular por todas ruas com suas orquestras de frevos e seus lindos e antigos tradicionais bonecos gigantes que mostra sempre a tradição cultural de um povo que vive em Olinda e faz de Olinda uma cidade de fantasias, alegorias e o melhor carnaval do mundo porque estamos certos que nossas tradições possa nos dizer o quanto amamos nossas origens e tradição de um povo rico e feliz que sabe por onde mora toda riqueza emanada em uma tradição Baiana de frevos e afoxés, caboclinhos espalhada nas velhas ruas e casas antigas de uma cidade que lutou contra invasões holandesas e inglesas para ser salvas pelos portugueses no dia 12 de março de 1537 por Duarte coelho um português que fundou a linda cidade com um nome que nos encanta e nus conduz pela sua beleza e conservação patrimonial de um povo que faz dela uma cidade populosa e culturalíssima de um povo que sabe o quanto vale e quanto anos ela tem por ser rica, antiga e festiva e pela sua inesquecível tradição carnavalesca que mexe em alto astral e que fique os meus abraços e beijos e muito axé para todos os olindenses que fazem o melhor carnaval do mundo como um sonho que possa nos dizer o quanto somos felizes e estamos sempre com vocês por todo tempo. Meus abraços!

Por: Roberto Barros

ROBERTO BARROS XXI
Enviado por ROBERTO BARROS XXI em 10/11/2016
Reeditado em 25/10/2022
Código do texto: T5819704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.