A MOREIA

A MOREIA

" Seu". João Quebra Queixo estava cansado. Chegara no dia anterior de uma viagem lá da Serra Grande ou da Ibiapaba, como chamavam os mais letrados. Tinha vindo a pé ouvindo o chuá das cascatas da serra e aqui e ali banhando-se nas límpidas águas das cachoeiras. Água fria, Nosso Senhor, que fazia o cristão tremer de frio. Nesta empreitada gastara dois pares de alpercatas de couro cru bem curtido, mas compensara, pois ouviu muito o cantar dos passarinhos que ele tanto gostava: galos de campina com suas cabeças vermelhas, pintassilgos, canários da terra e muitos outros. "Seu" João era verdadeiramente um amante da natureza. Mas vamos deixar de frescuras e chegar ao ponto principal da estória de "Seu" João. Devido o cansaço ele pensou: vou tomar um bom banho na praia da Baleia e me arranchar na casa do meu compadre Pedro Félix. Lá tirarei a urucubaca do corpo e da alma. Urucubaca, pessoal, pra quem não conhece é macumba, mau olhado, coisa botada. Pois bem, como dizia Paulo Brossard, Itapipoca tem esse privilégio. Possui serra onde é gostoso de se morar, fresquinha e com clima ameno; sertão, com clima de lascar de quente, mas onde se pode beber ainda um bom leitinho mugido e a praia. Epa, estou estirando demais essa estória. Explica daqui, explica dali e a coisa vai aumentando. Termina ninguém lendo e, assim, fica sem saber as peripécias de "Seu" João. Bom, "Seu" João preparou seu cavalo e num trote elegante chegou na praia. Depois de colocar a conversa em dia (será que vão entender essa expressão cearensês?) foi dormir...

Acordou no dia seguinte com mais força, rejuvenescido do corpo e do espírito. Espreguiçou-se. Retesou os músculos e logo apareceu seu compadre Pedro Félix para convidá-lo a tomar o café da manhã. Mesa farta, com tapioca, beiju, ovos de galinha caipira. cambica de murici, peixe cangulo frito, que dizem aumentar a macheza do homem. Logo foram aparecendo os amigos. Conversa vai, conversa vem, convidaram "Seu" João para irem ao mar fazer uma pescaria daquelas de arromba. "Seu" João que se dizia exímio pescador, tanto no mar como nos açudes do sertão topou na hora. Prepararam a Jangada e partiram mar afora. Após três horas de divertimento voltaram com muitos peixes.

Ao aportarem foram arrematar pescando à beira mar. Numa das anzoladas, eita criei um neologismo como o Guimarães Rosa, estou ficando bom mesmo...Pois bem, numa das anzoladas "Seu" João pega uma moreia peixe ou sei lá o que é igual a uma cobra, sendo achatada. A moreia dá choques elétricos. Como tinha um barril com água doce "Seu" João colocou a moeéia dentro para a matar após a pescaria, já que o peixe era grande, dizia ele contando a estória. Tinha 3 metros de comprimento e meio palmo de largura. Umas crianças que estavam próximas começaram a colocar a mão na água para levar o choque, de leve...Após uma hora as crianças deixaram a brincadeira. "Seu" João estranhou e foi verificar. O peixe estava sem produzir o choque. Acabou a pescaria. Matou a moreia e foi estripar. Ficou surpreso ao encontrar 3 faturas atrasadas, da companhia elétrica. Por isso cortaram a energia da moreia.

Nisso, como costumava acontecer, a frente do mercado público estava apinhada de gente para ouvir a estória de "Seu" João Quebra Queixo, inclusive o Zé Capote, todo frajola, que fez esta pergunta imbecil

pra Seu João .

-Mas Seu João como foi que estas faturas foram colocadas na barriga da Moreia?

- Zé Capote cabra fila da puta não tinha te visto; Desta vez eu te capo. Vais engordar como os porcos do Zeca Zeferino.

A faca já estava na mão do Quebra Queixo, mas o Zé Capote já estava muito longe.

Antonio Tavares de Lima
Enviado por Antonio Tavares de Lima em 08/08/2017
Código do texto: T6077574
Classificação de conteúdo: seguro