É desse jeitinho mesmo

Nos peito? Catarro, sabe o que é não? E dos brabro, adquirir desde a última chuva... Começou com uma moleza no corpo, uma dormência na vista, aí inventei de assubir no telhado, a véia zuando direto que tinha uma telha quebrada mesmo de riba de onde ela durmia na rede, eu me abufelei e resolvi logo resolver o problema. Peque a escada que estava emprestada no cumpade vizinho, busquei umas telhas novas no quintal, tudo isso sozinho, sem nenhum filho de Deus que chegasse para me ajudar. Quando que não olhei para o céu, a chuva já estava em cima de casa, mas num tinha começado a cair a água ainda não. Fui lijeiro pelas beiradas, tirei as telhas quebradas, retelhei, tirei todas as goteiras com ela gritando lá de baixo, carcando com a vara de espanar, mas quando pensei em descer, ela, a chuva, me pegou por traição, num sei como não caí do telhado, porque ela caiu sem pena nem dó de mim, um toró de água, um desespero que ainda escorreguei da escada molhada. A porcaria do prego da minha chinela inventou se soltar, o pé sobrou e só deu para meus possuídos, fiquei engatado na escada, depois da dor, foi só espirro, espirro e mais espirro. A véia me fez tirar a roupa ensopada, preparou um cozimento com casca de laranja e eucalipto, fiquei todo enrolado na cama, tomei um chá de hortelã, mas não teve jeito, foi tosse a noite todinha. Pela manhã, a véia fez um mastruz com leite, até que eu miorei, mas a danação de ir olhar a água do rio subindo me fez sair no sol quente e quando cheguei em casa, pegue dor de garganta. A véia num contou conversa, descascou ali mesmo: Vai, cabra véi besta de uma figa, vai ser besta como os outros que tu só arraja. Agora tá aí com essa tosse braba, abra a boca, toma esse mel com limão, toma essa colher de lambedor de malva com agrião, passa essa banha de tejo na garganta e nos peitos....Mais tarde, mais tarde vou colocar um chumaço de algodão com álcool, mas se você teimar, se você teimar...

Minha véia é assim, braba que só vaca desmamando, mas cuida do seu véi que nem menino novo. Agora? Catarro, tá vendo não? Tá despregando do peito e tou colocando pra fora...Foi o lambedor que ela fez com ...Com tanta coisa que nem me lembro mais. Daqui a pouco ela vem com uma sopinha de mocotó, diz ela que é pra quando eu ficar bom, descontar os atrasados...Empunhar uma ruma de rede que tá lá no camiseiro com os punhos quebrados. Ai, minha véia, acho que tou agora é com uma grande dor nos pinhaços, espia aqui, ai, mesmo na lombar... Será que é bico de papagaio? Chegue, ande, dê cá uma massagem com, com, como é mesmo o óleo que é bom? Mas cedo avistei um rasga mortalha sobrevoando o pé de algaroba, será, será, quero nem pensar! Aí, uma caimbra, espere, aqui, pia, mesmo na perna que já quebrei pra mais de três vezes, ai, ai, calma minha ve...