O DISCO DE CERA DE CARNAÚBA

O DISCO DE CERA DE CARNAÚBA

Amanhecera o dia com "os raios fúlgidos do sol" iluminando

a terra e com o trinado dos passarinhos espalhando-se pelas árvores ao redor da casa do "seu" João Quebra Queixo. As graúnas e primaveras espalhavam o seu cantar afora os canários e pardais e outros pássaros

que faziam uma verdadeira sinfonia de Bach sob a batuta da natureza."Seu" João homem rude mas de muita sensibilidade abrandava o seu coração duro como uma rocha com aquela sinfonia que Deus lhe premiava. Logo lhe veio à mente que era um dia apropriado para uma boa pescaria na Lagoa do Bruzeguim. Acordou um de seus 18 filhos e foram arrumar o material para a pescaria. Galão, espécie de rede de pescar, espinhel - linha com muitos anzóis etc,. Lembrou-se que seria de bom alvitre levar a sua espingarda lazarina para defender-se de algum guaxinim ou raposa doida que aparecesse. Foi carregar a espingarda mas lembrou-se que estava faltando pólvora. Era matuto porém muito inteligente. Ah, recebi aquele disco de acetato de presente e se eu pisar no pilão farei pólvora a valer. Dito e feito. Carregou a espingarda e colocou no embornal chumbo, espoleta e bucha de sabiá e o resto do disco para, se preciso, fazer mais pólvora e para isso teria que levar o pilão portátil, assim contava ele.

A lagoa ficava acerca de 5 km de sua casa e em meia hora ele com filho engoliram a distância, pois suas passadas eram rápidas. Colocaram os apetrechos debaixo de um juazeiro após varrerem com garranchos a área da árvore. Espinho de juazeiro não brinca, dizia ele. Quando entra no pé do cristão tem que escavar com a faca para tirá-lo. Bom, feito isso foram colocar o material de pesca na água. Já haviam colocado o galão quando veio uma ventania bastante forte e então ouviram um som de música vindo do juazeiro. Correram para lá e pensaram que era assombração do rabudo, que para quem não conhece á o capeta com chifre e tudo. Mas que nada, a ventania tinha tirado o disco quebrado do embornal e o enganchou no galho do juazeiro e um espinho do galho de cima ficou roçando o disco e saía a marchinha carnavalesca gravada em 1939 pelo Orlando Silva...Ó jardineira por.......tão triste.... o que foi....foi a camélia que caiu do galho......e depois morreu...Como o disco estava quebrado, disse ele, só saía pedaços da música.

Os ouvintes entreolharam-se contudo ninguém teve a ousadia de contestar, com exceção do Zé Capote que falou:

- "Seu" João isso aconteceu mesmo? Esse espinho era grande ou pequeno?

- Pequena vai ficar a tua cabeça cabra fila da puta depois

que eu te der um murro nela que vai rachar até os tamancos e não salva nem o teu espírito, pois se baixar em sessão espírita será espírito doido.

Para evitar tamanha tragédia foram necessários oito amigos de seu João para segurá-lo.

Antonio Tavares de Lima
Enviado por Antonio Tavares de Lima em 29/09/2018
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T6463341
Classificação de conteúdo: seguro