O fazendeiro ganancioso.

Um fazendeiro rico e ganancioso dono de uma grande propriedade e que tinha na sua terra uma reserva de 400 hectares, com um bioma natural invejável, abrigava nela milhares de espécies de animais, répteis e aves, a terra era banhada por diversos rios, com uma variedade enorme de peixes, jacarés e outras quimeras aquáticas, um oásis. Havia na fazenda mais de três mil empregados, estes cuidavam do gado, carneiros, cabras e bodes, porcos e galinhas, das plantações e do pasto, das cercas e etc...

O fazendeiro era um homem muito ganancioso, tudo que na propriedade era feito para ampliar seus lucros, os funcionários eram pagos por produção, quando não podiam trabalhar por estarem doentes ou outro motivo, com ou sem justificativas, tinha seus salários descontados ou não ganhavam nada, se a ausência fosse prolongada. Tinham de morarem em casarões sem qualquer privacidade e tudo era racionalizado e controlado pelo próprio dono da fazenda, os empregados não podiam comer nada da propriedade, boi, porco, galinhas ou mesmo frutas, legumes e grãos, a prática da caça e da pesca não era permitida na propriedade. Dizia o dono da terra:

- Pago todos na data marcada, e não falho, então comprem seus mantimentos e não mexam no que é meu. Não plantem, não criem nada, lembrem a terra é minha e vocês são meus empregados.

Os funcionários tinham de arcar com 100% de suas despesas, o transporte de ida e venda à cidade era caro, a cidade ficava distante e as estradas esburacadas, eles só tinham uma folga de dois dias a cada quinze, era a única oportunidade que estes tinham para comprarem o que necessitavam, já que com o que ganhavam não podiam comprar o que desejavam.

Em uma ocasião os empregados decidiram solicitar autorização para caçarem na propriedade para melhorarem suas refeições que raramente eram acompanhadas de carne, chamam o patrão e fizeram o pedido e para surpresa de todos, ele permitiu. Com a autorização os empregados passaram ater carne nas suas refeições diariamente, O proprietário vendo que podia lucrar com a carne das caças abatidas por seus empregados, determinou:

- Para cada caça batida na propriedade o empregado caçador vai pagar uma taxa que será descontada no pagamento de cada mês, e quem desejar caçar para me, eu pagarei por um cada animal uma duas (2) vezes a taxa que o empregado paga pra ficar e comer a caça, porém se eu souber que alguém esta vendendo a caça para terceiro, será demitido na hora e sem direto algum.

Porém ele vendia a carne a preços lucrativos na cidade. Com isso todo dia tinha animais abatidos e o fazendeiro começou a ganhar muito dinheiro com a comercialização da carne de animais silvestres, e seus funcionários tinha carne variada e com abundância na mesa para realizarem suas refeições e um pouco de grana extra.

O ganancioso sempre com cana por mais dinheiro decidiu ampliar a exploração das terras, autorizou também a pesca, com as mesmas regras da caça. Assim, toneladas de peixes eram pescados e centenas de animais silvestres eram calçados e abatidos todo mês.

Como de onde se tira e só tira, acaba! Todo tipo de animais e peixes eram caçados e pescados menos a onça e o jacaré. Não demorou muito para a cadeia alimentar ser quebrada no bioma, sem animais fáceis para se alimentarem as onças e os jacarés também foram à caça, só que a presa deles passou a ser o gado na enorme fazenda do ganancioso fazendeiro. Em pouco tempo a fazenda se tornou um reduto de felinos e jacarés famintos, o gado do fazendeiro sofreu uma drástica redução repentinamente, e os empregados já não queriam andar pela fazenda temendo encontrar uma onça, nem mesmo queria se aproximar dos rios que escondiam enormes jacarés a espreita de uma presa, pois rapidamente espalhou se boatos de pessoas atacadas e mutiladas e até devoradas por onças e jacarés.

Logo o fazendeiro ficar refém dos poucos funcionários que ainda aceitavam trabalhar pra ele na propriedade, esses lhe cobravam altos salários pra continuarem executando suas funções, os prejuízos foram se acumulando, aponto do dono decidir vender a terra enfestada de felinos e réptil ferozes. No entanto, ninguém quis comprar a fazenda que um dia fora um oásis natural, agora uma propriedade de mar fama.

Um dos seus mais antigos funcionários tentou aconselhar o ganancioso dizendo:

- A solução é o senhor vender todo o gado e deixa a fazenda fechada por 10 ou 15 anos e tudo voltará ao normal:

-Assim vou perder muito dinheiro. Respondeu ele.

Em um ato de ignorância o fazendeiro pegou uma espingarda e varias munições disse:

-Eu mesmo vou acabar com estas pragas na minha terra.

O homem adentrou na mata com o intuito de matar todas as onças e jacarés que encontrasse na sua frente.

O fazendeiro ganancioso nunca mais voltou.