É bom! É bom! É bom! .(*)

Em uma certa cidade tinha um folgado, espertalhão que sempre passava os outros pra trás!

Certa vez viajou para outra cidade e lá chegando, passou vários dias com fome, ficou raquítico, tremedeira nas pernas e sem dinheiro, numa pindaíba que dava dó!

Pensou e fez o seguinte: chegou numa pensão, tomou um "mé" pra abrir o "apetite" e pediu um prato de comida, depois outro, mais outro.

Encheu o bucho ou patuá ou picuá, arrotou por cima e por baixo à vontade (peidou mesmo!), parou de tremer as pernas, etc.

Tirou até uma soneca debruçado à mesa e sentado no tamborete...

A dona da pensão se viu na obrigação de cobra-lo!

Balançou-o e disse:

- Moço, não vai pagar a comida?

- É bom, respondeu ele.

E debruçou-se de novo, pois estava até babando, de tanto estar com a barriga cheia.

Daí há pouco a senhora de novo:

- Oh chefe, não vai pagar não?

- É bom! Tornou ele a responder.

Depois de várias tentativas e sempre "É bom" como resposta, a senhorinha disse-lhe: vou chamar a Polícia e, ele:

- É bom!

E, por coincidência iam passando ali dois soldados e a mulher lhes disse:

- Soldados, este "forgado" comeu, bebeu, dormiu e, não quer pagar a conta!

- Ele, o "forgado" ainda meio sonolento, emendou:

- É bom!

Os dois soldados perguntaram-lhe:

- E daí, oh cabra, não vai pagar a despesa?

- É bom!

- Não vai pagar não, vamos te bater, vais entrar no cassetete!

E o "forgado":

- É bom!

Surraram-lhe, bateram-lhe, tornaram a bater e o "forgado":

- É bom! É bom! É bom!

Já que você só diz "É bom", agora vamos te prender! E o "forgado":

- É bom!

Ao que os dois soldados disseram à senhora da pensão:

- A Senhora perdeu as despesas porque esse cara é doido varrido!

E o "forgado":

- É bom!

Os soldados saíram para um lado e o "forgado" pra outro, já pensando em outra vítima para dar seu "nó em fumaça"!

É bom...!

Oche...!

(*) Causo nordestino, by Mané Vim-vim.

................................................................................................................................................................

P.S.1: Esta vai, também, para o meu amigo Admocir Silva "forgado" , ibgeano aposentado e vivente de Pato Branco PR. Mas, bah tchê! Não está morto quem peleia, guri!

P.S.2: Só para ilustrar segue, também, uma foto referente à pessoas folgadas, até demais...!

"Uma mesa portátil para comer e ver televisão", segundo o link abaixo:

https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/20-personas-creativas-que-hacen-todo-lo-posible-por-la-comodidad-307660/

Uma colaboração cultural de e, em nome de,

a) Adiones Gomes da Silva (Ponga) - Pres. da SPJ e Del. Cultural de Jandaia do Sul, via CONBLA/SP, e Coord. do Patrimônio Histórico e Artístico de Jandaia do Sul e Acadêmico da Cadeira de nº 36 "Nilo Cairo" da ALACCNP - Acad.de Letras, Artes, Ciências Centro Norte do Paraná. Idem Membro efetivo do Plano Diretor de Jandaia do Sul PR e Membro do ConsCidade - Cons.Des.da Cidade Jandaia do Sul PR.