A Bola de Ouro

Quando, em qualquer história, o pobre sai ganhando do rico, pode-se admitir que aí tem um mineirinho. Habitualmente, dois mineirinhos, por volta de meio dia, costumavam passar em frente da casa de um ricaço fazendeiro, ao voltarem da roça.

Num belo dia, com fome e com sede, um deles resolveu desafiar o outro. Apontou para a casa, a pouco mais de 100 metros de distância do caminho e disse: "duvido que você tenha coragem de ir até lá e pedir ao menos um copo d'água."

E o companheiro, ao topar a parada, ainda acrescentou: "vou lhe mostrar que não só bebo água, mas até almoço."

De longe, o outro ficou a observar. O parceiro chegou lá, bateu palmas, e ali atendeu o carrancudo fazendeiro. De imediato, o mineirinho foi logo perguntando: "quanto o senhor dá numa bola de ouro desse tamanho?" - e, com os dedos polegares e indicadores das mãos fez uma circunferência, indicando o tamanho da bola de ouro.

O fazendeiro, imaginando num bom negócio, foi logo convidando o visitante a entrar e almoçar. Terminado o almoço, bem comido e bem bebido, eis agora o negócio:

- Então, o fazendeiro interroga: "cadê a bola de ouro?"

- Eu vim apenas perguntar quanto senhor dá, pra quando eu achar uma, vender ao senhor.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 24/08/2021
Reeditado em 24/08/2021
Código do texto: T7327337
Classificação de conteúdo: seguro