AS AVENTURAS DO VÔ VENTURA — O CANGURU E A BATEDEIRA

Todos que entravam na sala de Vô Ventura viam, em um canto da mesma, um canguru. O que fazia ali aquele animal de uma terra tão distante? Só o Vô Ventura o sabia. Um belo dia ele me contou, muito tempo depois do acontecido. Queria que alguém soubesse.

 

Quando jovem fez uma viagem à Austrália. Queria visitar uns amigos que se mudaram para lá e rever uma moça maori que o encantara em sua visita ao Brasil e deixara seu coração mais parecido com uma batedeira ligada em duzentos e vinte volts.

 

Voador de primeira viagem, guardou a localização das pessoas, endereços, fotos e presentes na mala. Mas ela não chegou em Sidney. Vô Ventura tem, aliás, um histórico com malas sumidas em aeroportos. Sem a mala ficou perdido, sem lenço nem documento, e sem falar quase nada de inglês.

 

Perambulou três dias nos corredores do local até encontrar um brasileiro que o ajudou a comprar passagens de volta para casa, quando pode, finalmente, relatar a seus correspondentes na Austrália o seu périplo. Menos para a moça, tão envergonhado ficou.

 

O canguru na sala é a lembrança da aventura não vivida, ou vivida às avessas. Os amigos voltaram um dia, mas a moça australiana, que poderia ser uma amante pela vida, de tão desejada, nunca mais deu notícia.

 

Por isso dormia abraçado com o canguru nas noites em que sua mulher viajava. Claro que ela não sabe desse detalhe. Mandou confeccioná-lo por uma artesã para guardar bem no centro de sua memória o mau resultado da viagem, suas oportunidades perdidas e, claro, uma, agora vaga, lembrança da moça.

 

Esse Vô Ventura é o máximo, cada história melhor que a outra.

Paulo Cezar S Ventura
Enviado por Paulo Cezar S Ventura em 12/04/2023
Reeditado em 12/04/2023
Código do texto: T7761886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.