O causo da goiaba assombrada

Quem contou foi meu avô Alfredo. Essa história ele contou pra mim e pra mais ninguém.

Aconteceu quando Alfredo tinha uns doze anos. Ele foi buscar goiabas pra sua mãe fazer goiabada, a goiabeira ficava depois da plantação de milho, dava uns trezentos metros de distância. Subiu no pé, comeu o quanto pôde, encheu a sacola de pano e voltou pra casa.

No meio do caminho, sentiu uma coisa estranha, olhou pra trás, não tinha nada. Pra não dizer que não tinha nada mesmo, uns três metros pra trás tinha uma goiaba no chão. E daí? A sacola devia estar furada e caiu uma das frutas.

Voltou a caminhar, mais adiante de novo aquela sensação esquisita. Olhou pra trás, nada... só uma goiaba no chão. De novo? Mais uma fruta perdida? Alfredo olhou a sacola , não tinha buraco nenhum, e parecia que a goiaba estava olhando pra ele. Não podia ser. Alfredo voltou uns passos e olhou bem de perto. Eram duas pedrinhas grudadas na casca da goiaba, parecendo olhos.

Um começo de medo fez Alfredo apertar o passo. Estava quase chegando em casa, olhou pra trás, lá estava a goiaba, três metros atrás, toda empoeirada, olhando fixo pra ele. Cruzes! A coisa tava feia.

O menino entrou em casa quase correndo, largou a sacola em cima da vaza e chamou a mãe. Ela não estava. Era hora de fazer o trato das vacas, Alfredo resolveu ir até a estrebaria. Quando passou pela porta, a goiaba estava lá, no meio do terreiro, com seus dois olhinhos sinistros. Alfredo deu a volta e foi cortar uma braçada de cana.

Quando voltou, uma galinha estava perto da goiaba, ciscando. Deu uma bicada nela, depois outra, outra e outra e deu cabo da fruta. Comeu a fruta, daí a pouco começou a correr de um lado pro outro, desorientada, cacarejando feito doida, parecia possuída por um demônio.

Nessa altura da história meu avô ficou calado, pensativo.

Perguntei o que aconteceu depois, ele disse que não aconteceu nada, insisti, ele pensou, insisti mais, ele cedeu: no dia seguinte aquela a galinha apareceu afogada no açude do sítio.

Se você, leitor, está esperando uma explicação, vou ficar devendo. Pesquisei na internet e não encontrei nada sobre goiabas assombradas, a não ser uma historinha do Chico Bento, que foi roubar goiabas com o Hiro, as goiabas começaram a correr atrás deles, e no fim era só o Mandrake se divertindo às custas deles com seus truques de mágica. Mera historinha de gibi. Mas meu Vô Alfredo... ele estava falando sério. Tava sim!

Marco Antonio Mondini
Enviado por Marco Antonio Mondini em 20/05/2023
Reeditado em 31/12/2023
Código do texto: T7793215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.