Contos do Tio TATU Ep.18 - Biruia em O Carijózinho e o cão Binguinho

Quando se mudaram para fazenda, Seo Carito e Dona Preta, criavam galinhas.

Então deram para o Biruia uma galinha choca para criar novos pintinhos.

Ele arrumou 12 ovos no total pra ela chocar.

E não é que nasceram onze pintinhos, 6 amarelinhos, 4 pretinhos, mas tinha um que era carijózinho.

E era até bonito ver a galinha cuidando dos pintinhos, Biruia achava engraçado os pintinhos se ajeitar em baixo da asa da galinha.

Era só ela chamar, e todos corriam pra baixo das suas asas pra se proteger dos predadores.

Afinal, os falcões ficavam rondando as criações para ver se pegava algum distraído.

Num outro dia, Seo Carito trouxe um cachorrinho, bem preto e de peito branquinho e falou pro Biruia:

- “Agora você cuida dele e dos seus pintinhos, e também coloque um nome nele”.

- "Pode ser binguinho? Perguntou o garoto.

E Seo Carito respondeu:

- “Pode! Ele é seu. Agora que já tem nome é só cuidar dele”.

Biruia apesar de ser só uma criança, gostava muito de criações, e não tinha problema pra ele.

Quando um dia estava com o Binguinho no colo, e se sentou com ele pra mostrar a galinha e seus filhotes.

Biruia pensou:

- "Quando o Binguinho ficar grande, ele vai ajudar a defender as galinhas e seus pintinhos dos falcões que as atacam.

Enquanto isso, a galinha se afasta para ir procurar comida e ciscar para os filhotes.

E um dos pintinhos, aquele carijózinho, se voltou para perto de Biruia e começou a bicar o Binguinho.

Que por sua vez latiu para o pintinho.

Biruia soltou o cachorro no chão para ver o que ia acontecer?

Binguinho saiu correndo e o carijózinho saiu atrás dele.

Tinha hora que os dois ficavam frente a frente.

O carijózinho com o pescoço todo arrepiado enfrentando o Binguinho.

Que por sua vez também corria atrás do pintinho.

Isto por vários dias e meses, os dois sempre juntos.

Correndo um atrás do outro, como se estivesse brincando.

Os dois cresceriam nesta amizade tão legal.

Biruia, às vezes pensava:

- "O que será que vai acontecer na vida dos dois?"

Pois bem eles cresceram!

O pintinho já era um franguinho, e Binguinho já não era mais um filhote.

Um dia, os dois estavam brincando e Biruia olhando.

De repente, o carijozinho deu um grito de dor!

Binguinho latiu e saiu correndo atrás de um falcão que pegou o carijózinho pelas costas com sua garra afiada!

Biruia também sai correndo atrás do gavião.

Mas ele voou tão alto!

Binguinho se deitou no chão, com as pernas dianteiras cruzadas uma em cima da outra, como se estivesse rezando.

Biruia atrás dele viu tudo.

Nesse momento, o falcão que queria pousar num pé de ipê amarelo carregado de flores.

Não conseguiu segurar o Carijózinho, que escapou de suas garras e foi caindo no chão se debatendo tentando voar.

O cachorro o viu cair!

E foi correndo, com Biruia logo atrás dele!

As costas do Carizózinho estavam sangrando muito!

Levaram ele pra casa e cuidaram dele.

Pouco tempo depois suas feridas já estavam curadas!

Passavam-se os anos, e os dois foram crescendo juntos.

O Carijó cantava no terreiro de madrugada e o Binguinho latia de volta de alegria!

Tatuzinho
Enviado por Tatuzinho em 27/06/2023
Reeditado em 27/06/2023
Código do texto: T7823369
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.