o revolucionário

O REVOLUCIONÁRIO.

Era o comunista de Itaboca, vilarejo de cabra macho. Lia todas as cartilhas do partido e fazia suas pregações no mercado e botecos. O povo escutava, mas não entendia nada do que falava. Só o padre que conversava com ele e tentava convertê-lo. Ele dizia: - padre, sou seu amigo, mas quando tomarmos o poder você ta frito. A religião é o ópio do povo. Vai ser enforcado! E o padre, perguntava: - você vai me enforcar, Joaquinzão? E prosseguiam com um papo animado. Até que nasceu o filho de Joaquinzão. Nome: Lenimar. Homenagem a Lenine e Marx.

Filho de comunista da roça também tem que ser batizado. O padre fez de tudo para que Joaquinzão mudasse o nome do moleque. O pai insistiu: - vai ser mesmo Lenimar! Ele vai revolucionar o mundo. O padre capitulou. Não podia deixar um inocente sem o sacramento.

E o filho foi crescendo. Tornou-se coroinha. O pai revoltado: - criei você para revolucionar o mundo. Não pra ser carola!

Adolescente, foi para a cidade grande. Não revolucionou o mundo, mas revolucionou Itaboca. Voltou travesti.

(a.l.fontela. 27/10/2021)

antonio luiz fontela
Enviado por antonio luiz fontela em 29/06/2023
Código do texto: T7825191
Classificação de conteúdo: seguro