GERALDO BROZINGA

Isturdia eu tava pensânu nas coisa qui acontéci na minha terra. É cada trem qui, contânu, dá um lívru.

Cês cunhecêru Geraldo Bruzinga, marídu di Dona Quêta, pai di Jucão e di Verônica?

Êli sempre dizia: “Eu sô di Deus, êli é du ôtro!”

Hômi trabaiadô e honéstu. Criô famia numerosa. Muitas fia. Todas muito dedicada e cuidadoras de seus afazê.

Mi lêmbru di Verônica qui quiria ser irmã di caridádi. Si num mi faia a memória, a caçula tem o nômi de Elza e é casada com Zé Fubá, fio de seu Jorge Machado e Dona Mercês de China.

Dãozim de Mariinha, irmão de Bito, casô com uma delas. Deus, no entântu, num dexô ela com Dãozim. Levô ela pru céu pra morá com Êli!

Tô puxânu pelo bestúntu. Quiria mi lembrá de uma qui sêmpri levava lêti pra Tia Dita de Zeca Viêra. Ah! Dêxa pra lá. A gênti vai ficânu véio e vai isquecênu de túdu. Túdu vira fumaça na cabeça da gênti.

Jucão era u únicu hômi no meio daquela muierada. Hômi muito trabaiadô e de pôca cunversa. A gênti nunca diz: “Jucão de Geraldo Bruzinga”. A gênti sêmpri diz: ”Jucão de Quêta!”

Jucão casô com a irmã de Lúrdis, muié de Júlio de Pidrinha Rumeu. Pai de famia dus bão, a famia de Jucão murtiplicô como istrela nu céu.

Os fio e fias de Jucão é túdu muito istudádu, tôdu múndu educádu. Ês num trabaia no São João. Ês trabaia fora.

Quarqué dia a gênti vai sincontrá lá nos Correia de sô Geraldo. Vâmu cumê bastânti pão de quêju, prozá e tamém tomá uma cachacinha.

Vô contá procês - com licença da família! - uma façanha de sô Geraldo. Dipois iscrêvu uns versim pra terminá.

Num dumíngu quarqué, dum ano qui num lêmbru, pois já passáru mais di cinquenta, sô Geraldo vai caminhânu pra venda di sô Hélio di Ogênio.

Um passim daqui, ôtro passim di lá; cumprimenta um aqui, cumprimenta ôtru lá, sô Geraldo vai aproximânu da venda di sô Hélio.

Fartânu uns seis a oito métru pra chegá na venda, súrgi a figura imponênti di Figênio di Pidrim Orívis - também com licença da família!

Figênio apontô um revórvi, incartuchado di bala, na direção di sô Geraldo. Sô Geraldo ajuelhô, tirô u chapéu, fez o sinar da cruz, gungunô umas palavra qui a gênti num intendeu i isperô pêlus tíru.

Figênio discarregô u revórvi todim ni sô Geraldo. Sô Geraldo lá, quitim, ajuelhádu, isperânu terminá us tíru.

Dipois du revórvi discarregádu, sô Geraldo levantô a cabeça, olhô pra Figênio i falô: “Agora vai u meu!”

Sô Geraldo levantô, passô a mão na cintura, arrancô uma faca di quási meio métru i caminhô na direção di Figênio. Figênio, vênu u brio da faca, saiu corrênu, intrô nu bêcu di Acióli i sumiu. Si num córri, Figênio tinha murrídu naquêli dia!

Sô Geraldo era um hômi sabídu!

Pra terminar essa história

Guardaremos na memória

Seu Geraldo e Dona Quêta.

Que Deus nos mande pessoas

Como vocês, almas boas,

Pra melhorar o Planeta!

JUCA VIEIRA

IMPERATRIZ MA

25/06/2021

Juca Vieira
Enviado por Juca Vieira em 05/08/2023
Código do texto: T7854105
Classificação de conteúdo: seguro