O Português e o Causo da "Banca de Bicho".

Chagaspires.

Numa época que não vai muito longe, em 1533 ,o 👑 rei de Portugal dom João III criou no Brasil, (Terra descoberta pelos Portugueses),o sistema de capitanias hereditárias que passava de pai para filho; tentando povoar o Brasil Colônia.

A capitania de Pernambuco tinha como capital Olinda. Faziam parte da alta Sociedade olindense os Senhores de Engenho que exploravam a cana e fabricavam o açúcar.

Essas pessoas eram as mais abastadas vindas da Corte portuguesa.

Esses senhores moravam em Olinda.

No Recife por conta de seu porto marítimo, viviam os mulatos, os índios ,os nativos e alguns portugueses que por conta das grandes navegações aumentaram seus comércios e passaram a oferecer suas mercadorias de porta em 🚪 porta e a emprestarem aos senhores de engenhos de Olinda, vultosas quantias em dinheiro 💰 ,pois o açúcar brasileiro havia caido de preço no mercado internacional por conta da indústria açucareira ter sido transferida para África com a expulsão dos holandeses de Pernambuco, e do plantio da cana de açúcar em outros paises ; fazendo com que os senhores de engenhos de Olinda entrassem em decadência financeira.

(Toda essa explicação dada até agora tem por finalidade contar a situação da época para poder explicar o causo de um certo português chamado Joaquim morador de Recife, que resolveu montar uma banca de jogo do bicho).

Com um jeito todo seu o nosso amigo português escrevia num pedaço de papel a letra inicial do nome do bicho e subia a noite no telhado de sua 🏠 casa e deixava debaixo de uma telha.

No outro dia pela tardinha depois das pessoas terem feitos suas apostas indicando qual seria o nome do bicho, o português subia no telhado e perante uma grande quantidade de jogadores abria o papel e citava o nome do bicho que ele tinha escrito a primeira letra; por exemplo "C". 🐍 de cobra. Quem tivesse escrito o nome cobra o dinheiro era dividido entre estas pessoas.

Com o passar do tempo um jogador mais esperto chamado Juquinha, descobriu a astúcia do português e logo que ele desceu do telhado, Juquinha subiu olhou a letra que estava escrita que era a letra "A",e logo pensou deve ser águia. Desta vez esse português vai quebrar a banca.

Contou a todo mundo 🌎 que passaram a jogar na águia.

No dia seguinte as pessoas se aglomeraram na frente da casa do português para ver o pobre Portuga quebrar a banca.

Numa maneira peculiar seu Joaquim abriu o papel e com seu sotaque pronunciou "ALUFANTE"; dessa maneira o camarada Juquinha que pensava ter encontrado um maneira de estourar a boca do balão 🎈, enganando o português; terminou quebrando a cara.

Essa é mais uma estória de português que de besta não tinha nada.

Nota :

Algum tempo atrás se contava muitas piadas com o povo Português.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 25/08/2023
Reeditado em 25/08/2023
Código do texto: T7869799
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.