O palhaço chorou

Paulo, o famoso Palhaço Piolho, estava se maquiando com capricho. Hoje era estréia do Circo Pindorama, na pequena cidade de Pequenopolis.

Como sempre fazia, cobriu o rosto com uma base branca e cores vibrantes: Vermelho, azul, amarelo. Sempre se perguntou porquê, mesmo os palhaços negros, pintavam o rosto com uma base branca. Mas foi assim que aprendeu, com seu saudoso pai, o Palhaço Maloca.

Por fim, colocou o nariz vermelho, olhou para o espelho, para ver se estava tudo ok e, nesse momento, lembrou de Sofia, sua filha e antiga parceira de picadeiro, a alegre palhacinha Estrela.

Lembrou do dia que sua mulher, a trapezista Carmem, fugiu do Circo com o mágico Mister Cheng, um Cearense de Sobral, levando sua amada filhinha.

Foram tempos difíceis de muito sofrimento e tristeza. Sentimento proibido para um palhaço.

Paulo nunca superou. Piolho resignou-se, depois que, num sonho, Sofia lhe apareceu e contou seu segredo para sempre estar feliz na apresentação. Disse que uma fada lhe deu um nariz de palhaço, na cor cinza, que ela colocava no bolso e antes de entrar no picadeiro, o enterrava e só pegava de volta depois que terminava a apresentação.

Piolho pintou de cinza, um nariz vermelho e adotou o mesmo mágico ritual.

Paulo, já caracterizado de Piolho, abriu a gaveta e não conseguia encontrar o nariz cinza. Vasculhou todos os baús, procurou em todos lugares e nada. Desesperado, não sabia o que fazer.

O dono do circo anunciou no alto falante sua entrada, a banda tocou a música de abertura, o público eufórico gritava:

- Piolho, Piolho, Piolho...

Sem outra opção, foi correndo para o picadeiro, olhou para o público e antes de entrar, tropeçou na barreira de acesso, como sempre fazia. O público aplaudiu e riu muito.

De repente Piolho parou, no centro do picadeiro, só, sem seu amuleto e nem sua amada Estrela, com a luz dos holofotes iluminando o seu rosto, caiu de joelhos e chorou.

 

O Palhaço chorou! A platéia exclamou e continuou só rindo.

 

 

Jessé Ojuara
Enviado por Jessé Ojuara em 27/09/2023
Código do texto: T7895363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.