O DEMENTE.

Chagaspires

Geralmente em cada cidade existe uma pessoa não muito boa do juízo que os adultos e crianças sempre gostam de perturbar.

Conta-se que a muito tempo atrás existia numa cidade uma dessas pessoas que os bebuns gostavam de perturbar e mostravam a ele duas moedas uma de cobre e maior e uma de prata e menor para ver ele escolher a que valia mais.

O demente sempre escolhia a maior e eles caiam na risada.

E o coitado sempre ganhava a moeda escolhida; e assim eles faziam sempre.

Alguém da cidade perguntou ao demente se depois de tantas vezes de fazer a escolha ele não percebia que a menor valia mais. No que o demente respondeu que sabia porém se ele escolhesse a de maior valor a brincadeira acabaria e ele não ganharia mais a moeda de melhor valor.

Moral da estória:" Em muitas ocasiões quem é demente são aqueles que pensam estarem se deleitando às custas de um tolo; quando os tolos são eles".

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 10/12/2023
Código do texto: T7951269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.