Feijão Gordo

Era de costume,la na casa da vovó,e em demais localidades rurais,deixar as peles e linguiças dos suinos,na fumaça,a cima do fogão à lenha.Ia-se tirando aos poucos para consumir conforme a nessecidade.Tudo era conservado de maneira, a esperar,a completa engorda de um novo capado.

Vez por outra,as peles e as linguiças,eram preparadas para as refeições,uma hora fritas ,em outras, como tempero de algum prato;um feijão gordo ou uma feijoada,as vezes uma canjiquinha no capricho e outros mais.

Levantei cedo como de costume,preparei o café,que foi servido a todos,para então seguirmos cada um, com sua rotina diária.

Depois de arrumar a cozinhna do café,comecei o preparativo para o almôço.

Vovó chegou de mansinho,e fez seu pedido com toda gentileza de sempre:-Minha filha você poderia fazer o favor de,ao por o feijão para cozinhar, colocar umas peles junto, para que o feijão fique mais gordo.Me prontifiquei logo a acatar o seu pedido.Percebi que as peles eram muitas, e não poderia colocar toda ela para cozinhar; reservei alguns pedaços de volta à fumaça,e,preparei as outras.

O almoço ficou pronto,todos almoçavam alegres e falando ao mesmo

tempo,enquanto saboreavam aquela iguaria.Minha avozinha pegou o prato,colocou o seu pouquinho de comida, que mal dava para um passarinho comer.Sentou-se na boca do fogão,seu lugar predileto,

e olhando para cima do fogão ,onde eram colocadas as peles para defumar,comentou num tom interrogativo e na maior simplicidade:

-Minha filha,você colocou toda a pele no feijão,ou deixou aquele restinho alí pra depois?

Lucina M. Duarte

Lucina Duarte
Enviado por Lucina Duarte em 12/02/2008
Reeditado em 11/03/2008
Código do texto: T857150