Pai herói

Sabe quando a chuva forte faz poços de água, então comecei a imaginar em uma chuva de três horas, nossa! São universos paralelos que se formam por três horas, consegue imaginar isso nações que são criadas e desfeitas, logo quando o sol bate, consegue imaginar quantas vidas começam a correr conforme os suprimentos vão acabando, e o mais assustador, todas aquelas bactérias vidas irão embora como o vento da manha sem muitas vezes serem notadas.

Tenho quinze anos, meu nome é Robert, vejo a vida de varias formas e em vários estágios, veja bem eu já fui esperma depois bebe e agora me chamam de adolescente as espinhas no rosto me mostram a face da puberdade. Eu conheci o Fester e esse me apresentou o skate e a Nayara, a Nayara me apresento a maconha e o sexo, o sexo me apresento o prazer, e o prazer me trouxe o Vitor meu primeiro filho, que já esta no quinto mês de gestação, esse que já foi esperma e agora é feto logo vai ser bebe.

Lembro ate hoje quando fui conhecer o pai da Nayara e isso foi ontem, valho rabugento e simpático ao mesmo tempo da par acreditar nisso, fala mal da juventude tomando cerveja e engordando a barriga, mas por outro não é Tucano e nem PT disto eu gostei, não que tenha algo contra partidos só não gosto de políticos, ele foi bem assertivo comigo, assumia o filho e sua filha ou então ele me capava, segundo ele sua filha era santa virgem e inocente, achei melhor ficar quieto, eu amava a Nayara e um filho foi algo que sempre quis ter mesmo não sabendo como ser pai.

Minha mãe quando eu disse que iria ser pai ela me disse Parabéns! Claro ela tava bêbada e isso era o normal dela perdia tanto tempo em frente da garrafa de Vodka que não me recordo quando eu a vi pela ultima vez sóbria, então sabia que dela não viria bronca nenhuma, contei para ela esperando um susto algo assim, um berro, palavrões e confesso foi frustrante perceber que ela nem ligava, que sua concentração era totalmente perceber em que grau sua mente estava.

Falar do meu pai é fácil pense em um jogador de futebol frustrado, onde passava arrumava uma mulher e filhos a ultima vez que ouvi falar dele segundo ela ele estava morando ali pros lados de Tremembé, cidade pequena e confusa, com um centro pequeno e confuso, cidade de um farol. Nunca criei interesse em conhecer ele, tinha um pai imaginário que supria este vazio paterno, eu era fã do 2pac e esse era meu pai, mas sei La quando soube que iria ser pai gostaria de falar com meu pai, de ter um pai sabe, não o Raimundo mulherengo e fracassado que mal consegue se sustentar, mas um pai que me dissesse como é ser um.

Falei para mim mesmo que seria o melhor pai do mundo para meu filho, o Vitor não merecia um alcoólatra e nem um frustrado como pai, resolvi então mudar radicalmente e buscar o que sabia. Como ser um bom pai.

Peguei meu skate e sai a dropar a fim de saber como ser um bom pai, coloquei meu MP3 no ouvido e ao som de Gueto Gospel desci a rua hum rumo a Avenida D. Pedro I ,e aquela ladeira macabra, já no alto da Praça da Igreja do Rosário estava cansado e ofegante, sentei num banco de madeira que havia ali, a fim de refletir sobre tudo o que a vida me havia presenteado e depois de 30 minutos pensando cai a chorar, agora eu voltava ao estagio de bebe sem comida, que fica ao pé do ouvido da sua mãe querendo ser amamentado, passava por mim crianças, jovens, senhores, senhoras, e não entendiam nada somente me apresentavam um olhar assustado e misericordioso, foi quando uma senhora de cor clara assentou ao meu lado e perguntou o que me afligia.

Então eu disse:

__ Acontece que vou ser pai. A moça fez cara de espanto para depois voltar sua coloração normal, e eu continuei a contar minha historia, foi quando ela me interrompeu e me disse:

__Olha só jovem sei que você é novo e ate me espanta saber que nossa juventude esta cada vez mais evoluída ou estupidamente acelerada, mas para sua questão o choro não vai resolver acho que deve fazer o seguinte já que esta aqui compre um lanche e fique aqui a tarde toda e perceba a vida, vai perceber que os segredos da vida são simples e nós que a complicamos.

Falou isso e depois de se despedir se foi eu havia ficado aliviado, resolvi então cumprir com a proposta da moça, pois não tinha nada a perder e já me encontrava ali, então comprei uma lata de refrigerante e um pacote de salgadinho de vento e pus-me a arte do observar para no final daquele dia ter uma conclusão clara sobre a vida e como ser pai.

Eram 10h00 da manha e vi dois senhores que conversaram sobre a inflação, me parecia entender sobre o que falavam e percebi que a situação do País não era boa para se ter filhos, pois que eu saiba bebes mamam leites e usam fraudas, e vindo em minha direção um dos senhores cutucando os dentes com um palito comentava para o outro:

__Nossa como esta carro o preço da fraudinha! E o outro logo completou dizendo:

__ Quer leite vai mamar na vaca!

Sei La, achei estranho, mas parecia que não era só eu que estava preocupado com fraudas e leites, já fazia duas horas que estava sentado naquele banco, foi quando observei a cena que classifiquei do dia. Um pai vindo com sua filhinha, ela vinha entre a cabeça de dele de cavalinho, cantando e o pai dizia:

__Filhinha vamos tomar um sorvete bem gostoso! E a menininha exclamava

__ Oba, quero de cereja!

Entendi naquele momento que um pai tem que ser carinhoso e atencioso, do outro lado da calçada, observei uma viatura de policia parada fazendo ronda, percebi que um pai tem que proteger seus filhos, vi uma mãe com um menino saindo de uma loja de roupas, conclui que um pai tem que agasalhar seus filhos.

Já era 5h00 da tarde e eu estava ali sentado no banco da praça, o dia daqui a algumas horas iria embora, e eu já havia aprendido grandes coisas, mas nenhuma seria comparada com a experiência que eu haveria de ter ao termino daquele dia.

Estava ficando escuro o sol já ia para seu descanso matinal, minha mente flutuava no ar, as vezes penso que os homens gigantes pensam que nó homens pequenos não percebemos as viagens da vida e suas transformações, o mundo se descobre no homem e na evolução da vida, a rotina do dias silencia os seres maduros que surgem em nossos consciente adolescente, e tudo que falamos se torna em bobagens para os ouvidos sensíveis ao consumo e fúteis empenhados em coisas materiais, sei que não nasci filosofo mas todo jovem o é, basta abrir as visões apagadas pelas censuras envelhecidas e os conceitos ultrapassados, no fim eu era um adolescente acelerado estupidamente por uma situação, mas era escravo desta evolução e de um sistema globalizado que me forçava ser acelerado, e o mesmo me calava não importa isso agora só queria descobrir como é ser um bom pai e para isso teria que explorar a fundo toda essa energia, tanto da que forma quanto da que cria, ou seja teria que na minha vida haver harmonia entre gerar e criar.

Eram 18h00 e teria que ir embora ainda precisava passar na casa da Nayara e partilhar toda minha descoberta, não sai satisfeito, mas já havia determinado que minha busca teria que ser continua, havia anotado num papel de pão tudo o que eu havia observado, estava escrito na seguinte ordem.

Um grande pai é:

Carinhoso

Atencioso

Protetor

E agasalha seu filho

A Nayara era do tipo de menina moderna talvez por isso com seus quinze anos já se encontrava grávida, eu amava seu jeito, seu sorriso tudo nela me atraia eu tinha certeza que havíamos sidos feitos um para o outro, ela me dizia que estava pronta para ser mãe e um filho meu foi tudo que desejava ter, por mais que éramos novos sabíamos bem o que iríamos enfrentar e estávamos prontos para tudo aquilo, decidimos juntos não fumar mais maconha, ela por causa do bebe e eu para não provocá-la aceitei não fumar, mas acontece que quando estava longe sempre eu acabava fumando um baseado.

Cheguei a sua casa, toquei a campainha e seu pai me disse para entrar, cumprimentei o pai e a mãe dela que se encontravam na sala e mirei a escada, e logo subi fui para o quarto da dona de minhas emoções, nos abraçamos nos beijamos e sentamos na lateral da cama nos dispusemos a dialogar sobre nossas experiências do dia, ela me disse que sua tia Maria havia passado a tarde toda com ela com a missão de passar vários sermões, começando falar sobre a juventude transviada ate suas experiências como mãe e toda essa baboseira, e logo interrompi e disse que meu dia foi uma grande lição, falei do meu encontro com a senhora e tudo que havia sucedido depois, estava já noite então resolvi não dar motivos para o pai dela, antes de ir beijei-a novamente e dei um beijo em sua barriga, estava linda redondinha falei baixinho ao pé do ouvido dela serei o melhor pai do mundo, ela me acompanhou ate a porta e fui embora.

No outro dia acordei cedo e fui à busca do que me coloquei a encontrar só que no caminho fui tomado por uma curiosidade que me levou a entrar em uma Igreja evangélica ou Católica, não sei por que nunca havia entrado em igreja alguma, sei que frente havia um cara com uma roupa estranha tipo de um roupão como uma cruz bordada, logo descobri que se tratava de uma Igreja católica e o cara era um Padre, então pedi a Deus que me mostra-se como ser um bom pai e logo após que eu disse isso em meditação o padre dando um sermão disse que TUDO TEM SEU TEMPO E QUE DEUS SABE DE TODAS AS COISAS E QUE ELE CUIDA E ENSINA NO SEU TEMPO CERTO

Foi quando percebi o grande segredo e logo sai da igreja a fim de contar para mulher da minha vida, futura mãe de meu filho e descendo a escada da igreja vi um João de barro dando de comer para seu filhote, e do outro lado da rua uma cachorra amamentando cachorrinhos e tudo se fez claro em minha mente, Deus faz tudo no seu tempo certo, e ser um grande pai é ser o que Deus é, amoroso, bondoso, cuidadoso, pois o resto vem com o tempo experiência se tem quando se vive, agora entendi o que a senhora quis me dizer quando disse que a vida era simples, compreendi que sempre estaria aprendendo.

guido campos
Enviado por guido campos em 04/04/2009
Código do texto: T1523166
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.