a cadela da vizinha esta no cio

Zé havia se mudado para um apartamento novo, vindo do interior para cursar faculdade na capital. Não conhecia ninguém na cidade, e passava os dias sozinho estudando enquanto não começavam as aulas. Chegou meses antes para se ambientar na nova cidade, saber as linhas de ônibus, super mercados e conhecer o novo bairro. Estava se sentindo sozinho, muito sozinho nesta nova cidade. Chorava sempre que falava com os pais ao telefone, chorava quando ia dormir. Estava bem deprimido. Mas ele sabia que este curso da faculdade era seu maior sonho da vida, então não podia voltar atrás e também isso seria um passo para se tornar homem de verdade. Comia quase todos dias na lanchonete ao lado de seu prédio, falava pouco com os outros freqüentadores que eram raros. Um dia ao telefone chorando para a mãe ela sugeriu que ele comprasse uma animal, um gato ou algo do gênero. No dia seguinte foi a uma loja de animais de estimação seguindo o conselho da mãe que disse “animais são ótimos companheiros”. Na loja sentiu pena de todos aqueles animais enjaulados em pequenas gaiolas. Gato era um bicho que ele não gostava muito, leu um livro uma vez do Willian Burroughs que era sobre ele e seus gatos chamado “o gato por dentro” nunca entendeu bem como alguém gostava deste bichos. Acabou voltando para casa sem nenhum animal sentou na sala viu um filme baseado em outro livro do Burroughs, chamado “mistérios e paixões” e chorou de novo pensando que ele era como um daqueles animais nas jaulas. Estava realmente deprimido, queria muito voltar para casa, com os pais, os amigos. Aonde ele se sentia bem. Mas tinha a faculdade, amaldiçoou a sua cidade pequena por não oferecer um curso que prestasse. Dormiu e sonhou que era um cachorro que não tinha casa e nem o que comer. Acordou no outro dia e foi a loja novamente, olhou atentamente os animais. Escolheu um cachorro, um cachorro cocker que estava lambendo as patas de um jeito engraçado. Comprou ele e trouxe para seu apartamento, comprou todos apetrechos para animais, comida, colchão, brinquedos e coleiras. Brincou um pouco com o cão, pensando em que nome daria a ele. estava zapeando os canais e viu uma propaganda de desodorante e achou o nome do seu cachorro. Seria stripes, embora ele fosse manchado.

Passou um tempo e Zé já estava mais animado com seu nome companheiro, brincava com ele, passeava na pracinha ali perto com ele. estava tão mais animado que começou a reparar nas meninas que estava por ali com seus cachorros e fazendo exercícios. Estava começando a achar que uma namorada era o próximo passo, pensava nisso toda hora. Ate deixando os estudos de lado um pouco. Passava horas com seu stripes na praça com um livro na mão enquanto o cachorro que estava maior corria para lá e para cá. Um dia o stripes começou a “brincar” com uma cadela na praça o que chamou sua atenção. Foi lá chamar ele para que parasse com esta coisa. Uma moça ali perto dava risadas, ele reparou e quando ele foi pegar o stripes ela chegou perto. Ela falou “deixa eles, parecem estar se divertindo” ele deu uma risadinha e pegou a coleira na mão a menina disse “esta é minha cachorra suzy e ela esta no cio, ela não se diverte assim a algum tempo. Deixe eles brincarem”. Zé pegou se livro e voltou para o banco da praça. Pouco depois estava stripes no seu pé e não viu mais sinal da menina ou do sua cachorra. Voltou para o apartamento com seu cachorro sentou na sala e dividiu um miojo com seu fiel amigo vendo o jornal na tevê. Depois de comer o cachorro queria sair para se aliviar. Zé pegou a coleira e desceu as escadas quando não para sua surpresa encontrou aquela garota também descendo as escadas com sua cachorrinha yorkshire. Ela deu um sorriso para ele que ficou sem graça, mas ao mesmo tempo animado. Desceram as escadas juntos e falaram poucas palavras um com o outro. No jardim do prédio conversaram mais um pouco sobre cães. Quando estavam subindo de volta as escadas ela perguntou “não seria problema para você se levássemos nossos cachorros juntos ao parque amanha, parece que suzy se divertiu com seu amiguinho”. Zé concordou e marcou para o outro dia lá pelas seis da tarde. Zé ficou muito animado com esta perspectiva. Dormiu e sonhou com grade bolo de chocolate.

No dia seguinte as seis horas encontrou Jane no portão do prédio com sua cachorrinha suzy na coleira. Foram para a praça e sentaram no banco juntos e conversaram bastante. Começou ela:

- Eu moro sozinha aqui a seis meses, comprei ela para me fazer companhia. Cachorros são ótimos para isso. E você, te vejo todo dia aqui com seu cachorro. Stripes não é?

- Sim, estou aqui para fazer faculdade mas faltam uns meses para começar as aulas. Estou me acostumando a cidade. Não sou daqui.- disse ele.

- Eu percebi pelo seu sotaque, eu também não sou daqui. Vim para cá pelo mesmo motivo, estou de férias agora. Passo muito tempo sozinha em casa. Não fiz muitos amigos ainda. Mas a cidade é bem legal.

- Não saio muito de casa – disse ele – acabo pondo os estudos em dia para quando começar as aulas. E quando não tenho nada para fazer acabo vendo algum filme no dvd, ontem acabei vendo o “falcão maltes” com o Bogart.

- Puxa ele é ótimo, - falou Jane animada – adoro filmes de detetive. Já viu “a beira do abismo” é com o bogart também mas é outro detetive. O philip marlowe, adoro o Raymond chandler. Foi baseado naquele livro “o sono eterno”

- Que legal li este livro a alguns dias, não sabia que tinha filme sobre ele.

- Ah é ótimo, li este livro a bastante tempo.

Estava ficando escuro e a conversa estava animada entre eles, resolveram se ver no dia seguinte de novo. E ficaram assim por uma semana, ate que Zé perguntou se Jane não gostaria de jantar com ele naquele dia. Ela achou uma ótima idéia, e pediram uma pizza e viram “assassinato por morte”, filme que Jane sugeriu por que era uma ótima parodia de filmes e livros de detetive que eles tanto gostavam. Deram boas risadas com as piadas, descobriram que ambos detestavam gatos, que gostavam de pizza de strogonoff, que leram quase os mesmos livros de detetive, que ambos detestavam detetives estilo Agatha Christie é Sherlock Holmes. Que gostavam de cake, nirvana dido. Também concordavam que o tarantino tinha virado um bunda mole, riram e beberam vinho ate que Zé deu um beijo em Jane e depois acompanhou ela ate seu apartamento e no dia seguinte começaram a namorar. Agora já estão acabando a faculdade de veterinária, depois de terem mudado de cursos de jornalismo e direito que cursavam para se dedicarem aos animais que tinham aproximado aquele belo casal. Agora estão pensando em casar no final do ano e arranjar uma casa para seus sete cachorros.

16/05/2009

20:07hrs