OS 3 VESTIDOS...e que vestidos



                        O AMOR!!!....AH!!! O AMOR !!!!....o coracao tem razoes que a propria razao desconhece..o que nao se faz por amor? o que nao se fala por amor? ate' se mata por amor, mata?
        
                        O amor em toda a sua plenitude exige, cobra, manda fazer...e fazemos.

                        Quando conheci Elza, e eu so' fiquei sabendo muito tempo depois, ela ja' era uma sobrevivente do cancer...cancer de mama...espalhou pelo utero, ovarios..operou, tirou, cortou, fez quimio e quando a conheci nao sabia nada de sua doenca, pensei"- vou ficar amigo dela, e fiquei.

                          Elza estava nos seus 60, eu nos meus 40, conheci em um baile de domingo que o clube que era socio promovia, das 7 as 11 da noite, era voltado mais para a 3a.idade, mas como era um clube familia, jovens acima de 18 e ate' 88 apareciam por la...era concorrido..tinha que chegar cedo senao ficava em pe'..eu sempre tinha minha mesa reservada com um grupo de amigos.

                           Elza era alta, magra, loira ''clasuda, nao gelada e nao burra"" eheheh.., elegante como uma modelo, sorriso discreto, modos e maneiras de uma ''lady'' e dancava bem..

                            Era divorciada de um primeiro casamento e viuva de um segundo, teve 1 filho que faleceu e tinha uma filha casada e netos.

                             Na primeira noite que a vi, notei que sua mesa era concorrida, juntavam 2 ou 3 e pareciam uma grande familia e nao consegui me aproximar nesta vez...ficou para a proxima, da proxima e da proxima...demorei quase 2 meses mas um dia fui convidado para sentar na mesa dela, por uma amiga comum, minha e dela.

                              Tinha 2 irmas casadas que vinham ao clube com os maridos, e notei o quanto todos mimava, bajulam Elza..comentei com minha amiga e ao dancarmos ela foi me contando da doenca, do sofrimento dela e da familia...me condoi...fiquei amigo intimo dela.

                                Fui convidado e aceitei de ir a uma pequena reuinao em sua casa...bela casa, lindissima, de primeira, morava ela , uma senhora empregada e 2 poodles..terriveis..ciumentos..

                                 Depois desse dia, ia sem avisar, avisando, e ia chegando e entrando..era sempre bem vindo..falavamos de tudo e de todos, do tempo, da familia, do passado, do presente e do futuro..mas nunca tocava no assunto ''cancer'' e nem nunca tocou e nem eu..rolavamos..empurravamos...

                                   Um dia, eu , ela, a filha e o genro na sala, brincamos de contar sonhos, fantasias...contei os meus sonhos, minha fantasias ...coisas que podiam serem contadas ali, claro!!! a filha tambem, o genro idem..e chegou a vez dela..

                                     Meu sonho, nao e' nem fantasia, e' sonho, dizia ela..e' mandar o Clodovil fazer um vestido de noite, de gala, para mim, nem que seja para usar em casa, para dormir ou mesmo para usar no caixao....e vi lagrimas em seu rosto...a filha abracou, o genro engolui seco e eu..bobao..chorao..chorei baixinho...

                                     Dias depois a filha me procura e diz que queria realizar o sonho de sua mae..comecou tudo...era o amor mandando flechas aos coracoes...eu tinha um amigo que conhecia uma apresentadora famosa da TV, telefonou , conversou e ela arrumou uma hora no atelier do Clodovil para Elza..teriamos que leva-la a Sao Paulo, levamos...e como pagar? 

                                       Quando o segundo marido faleceu deixou para ela uns ""trocados""... $$$, que obteve pela venda de uma banda musical, acreditam? era para ela usar com ela e mais ninguem...e assim os $$$ ja' estavam garantidos.

                                        Dia e hora chegaram...fui eu, ela, filha e genro..

                                        Clodovil atendeu, sassaricou, mediu, desenhou, rebolou, cortou, custurou, enfiou, sai de baixo, sai de cima.ui ui ui vichiiiii!!! que pobreza pega, deus me livre!!! toc toc na madeira..voltamos mais duas vezes la...ui ui ui cade meus sais, sais de cima? pooorr favooor!!! e o vestido ficou pronto...lindo...quando saiu da cabina de prova, parecia uma fada...irradiava felicidade....era a propria...

                                          Paga aqui, paga ali e ela olhando seus trocados viu que daria para comprar mais dois vestido feitos pelo mestre sem toca, Clodovil...

                                          Ta' loca mae? Ta loca dona Elza? Ta loca Elza? gritamos juntos....nada...mandou fazer mais dois...Pra que Elza? seu sonho nao era um...para que 3?

                                           Um para dormir, outro para as manhas e outro para usar a tarde.heheheheheh....

                                            Nao tem graca nao Elza!!! coisa de louco!!

                                            Fez..e..fez e tivemos que voltar varias vezes la...voltamos com prazer e com amor.

                                            O 1o.tinha escolhido azul..nao sei descrever que azul..azul ceu? anil? claro? escuro? era azul e lindo....o 2o.escolheu verde...verde agua? nao sei!! era verde e lindo...o 3o.escolheu vermelho...fogo...paixao...vida..movimento..foguetisse..cio.. lindo lindo.nao sei dar detalhes..mas ficaram ''bem'' nela... e agora? onde usar?

                                             Sua filha era casada so no cartorio..Elza tinha um desejo de ve-la casada na igreja, de noiva...ta ai? o casorio.. qual vais usar Elza? o azul, logico!!!

                                               O casamento foi lindo...mais linda ainda estava Elza..entrada triunfal..todos os amigos sabiam..aplaudiram..parecia um ceu...seu sorriso as estrelas...brilhou...valeu sonhar...

                                                Usou o verde na festa de reveilon do clube...aaaarraaaasooouuuu!!!! foi a rainha da noite..todos os amigos la' e ela ''rainha''.

                                      Usou o vermelho na festa de casamento do filho do prefeito da cidade, eram amigos....a noite se tornou escarlate, se tingiu de tinto....as estrelas vieram espiar e ohhhsss!!! se ouvia por todo lado.....fechou a festa...so' deu ela...

                                      Guardou os 3, cada um em caixas separadas, enrolados em folha de papel de seda azul, para nao dar manchas, sinal de velhice....brincava...

                                       Acho que vou me embrulhar assim tambem..estava feliz...todos nos estavamos 

                                        Aos poucos a doenca maldita foi voltando, dando voltas de mansinho e em menos de 3 meses definhou ..definhou tanto que em uma semana entrou em coma ...pegou o azul e partiu..tinha deixado por escrito:-

                                        ""  O azul levo comigo, era meu sonho desde menina, realizei...fui rainha por um dia..e e' a cor mais indicada para me apresentar ao Criador....levo e fico feliz...

                                         O verde e o vermelho ficam para minha filha...ela escolhe um deles..faca bom uso dele, use, guarde para minha neta..enfim 'e dela...o outro leva no hospital que me cuidou...entrega e pedem para leiloar e o dinheiro ajudar nas pesquisas contra o cancer.   """""

                                           Escolheu o verde....leiloram o vermelho paixao, cor de sangue derramado..sofrido...rendeu bons $$$$...o hospital agradece e os doentes tambem..

                                           Elza viveu seu sonho.....um sonho futil? desnecessario? para quem esta de fora sim, para ela era importante e foi.

                                           Alguem dira':- tanta crianca passando fome, tantas familias sem ter onde morar e esta louca comprando nao 1 mas 3 vestidos, pagando uma nota preta "" pra quela ''coisa" de costureiro?

                                           Primeiro...o dinheiro era dela..fazia o que bem queria dele, segundo ninguem tem nada com isso...se voce for analisar tudo esta errado....alguns jogam milhoes em casinos, roletas...outros bebem....outros gastam em roupas...e assim o mundo dos negocios giram. 

                                            Me disseram:- voce ajudando esta mulher frivola!!, com suas frivolidades!! primeiro...quando a conheci nao sabia de nada..segundo ...fiz, nao me arrependo...alias nao me arrependo do que faco..so' do que nao faco..fiz por amor de amigo...ela tambem faria por mim se eu pedisse o que fosse, tenho certeza e terceiro..quem deixa de ser amigo...nunca foi amigo e quer saber de uma coisa? a vida e' feita de momentos, este foi o momento dela!!!

                                             AH!! O AMOR!!!! ....AH!!!! O AMOR!!!..

                                              Seja ele como for, entre dois seres humanos, de familia, de amigos, para com os animais, nao importa...tudo 'e AMOR....nao 'e ele? que o livro mais vendido do mundo ,que se chama 'BIBLIA', ensina?
 
                                               O livro sagrado nao diz?..vai..sai em busca..ache..agarre com as duas maos e leve ao coracao?
 
                                                AGARREI....SEGUREI...LEVEI...ao seu coracao?

                                              **************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 27/08/2009
Reeditado em 11/01/2010
Código do texto: T1776815