TANTA BRIGA..TANTA LUTA..E A VERDADE? onde fica?


                   Ontem, sabado pela manha, foi o ''adeus'' para dona Maria Pierina, uma chuva fininnha caindo, um friozinho gostoso dando seu ar e querendo dizer '' adeus '' 'a ela tambem.
                          Dona Maria Pierina adorava o frio.
                          Cheguei meia hora antes da cerimonia final, coloquei minha mao na mao tao fria agora de Dona Maria, um dia estas maos ja' foram quentes e acariciaram meu rosto, meus cabelos de menino e mocinho travesso, gostava muito de mim e eu dela tambem. 
                          Conversei com familiares dela e chegaram os funcionarios da funeraria e rapidinho dona Maria estava sepultada.Flores , coroas, adeus, terra por cima e ali terminava uma vida....uma vida cheia de alegrias, tristezas e '' tragedias''....faleceu aos 86 anos de idade, bem vividos anos.
                           
                          Eu estava nos meus 10 anos quando a familia de dona Maria Pierina veio morar no bairro, compraram a casa grande de esquina, eu morava na rua de baixo e o ponto do bonde e onibus ficava em frente 'a casa dela, familia de italianos e a minha tambem ,nao deu outra ...foi tudo uma festa so'...minha familia e a dela se unindo e as outras '' italianadas '' do bairro tambem...dona Maria era apenas Maria, solteira, professora do grupo escolar do bairro, era noiva e viviam dizendo que ia se casar...mas quando ninguem dizia...eu via sempre o noivo por la', estavam sempre de maos dadas, via ate' os dois se beijando, para fofoca do bairro todo...Jair era o nome do '' bendito'' noivo.

                          Era o final dos anos 50. Quase 60. E Maria Pierina casou com Jair.Foi um festao.Eu fui.Minha familia tambem. O bairro todo foi.E foi na igreja do bairro.Da casa dela ate' a igreja era um '' pulinho'' e mantendo a tradicao da Toscana e outras paragens mediterraneas Maria foi a pe', de noiva, com buque e tudo na mao, familia atras cantando e jogando flores...foi lindo, durou apenas cinco minutos a '' parada''...mas o bairro estava acostumado com estas tradicoes...la' pelos anos 70 diminuiram estas '' paradas'' e foi sumindo...sumindo...sumiu. Hoje nao mais existe. Que pena!!! era tao romantico!!!

                          E ai...e ai....fiquei sabendo por que Maria nao podia se casar com Jair...esperou tantos anos, tantos e.....

                          Jair namorava uma outra moca, Agnela, italianissima familia dignissima tambem das terras italianas....Calabria se nao me engano...calabressissima calabreza pura...familia dura...de nome e moral rigida....e Agnela ficou gravida....mas Jair e ela, Agnela, tinham desmanchado o namoro meses antes e Jair estava namorando Maria Pierina agora...e Agnela jurava que o pai era Jair...ele negava, ela jurava, a familia '' matava'' se ele nao se desse seu nome e sobrenome 'a ela.

                         Nao deu, negou...negava, policia, delegado....ou casa ou vai para a cadeia.."" Vou para a cadeia...nao e' meu filho...nao fui eu que engravidei...mentira dela.."" e a coisa '' rolou'', inquerito, julgamento e Maria Pierina recebeu a noticia da '' boca dele''...ele mesmo veio lhe dizer:-

                        "" Estou sendo preso por uma coisa que nao fiz...o filho nao e' meu..eu te amo, voce me ama?....me espera sair da cadeia?...""

                        "" Sim Sim para as duas perguntas"" ...e esperou!!!

                        E la' foi ele cumprir pena. A pena dela foi esperar.
                        Como dois condenados cumprindo a mesma pena...dois pagando por um so' '' ato'' desatinado.

                        Porisso o longo noivado. Eu nao sabia, era muito menino, ninguem me dizia....e so' soube muitos anos depois.

                        Maria tocava a vida. Eu precisei de reforcos escolares, ela foi minha mestra maestra por muito tempo.Era a docura em pessoa. Me apaixonei por ela. Amava minha mestra maestra. Era um sonho de menino moleque mocinho arteiro. Ela amava Jair, seu '' guerreiro"" flecheiro.

                        Jair na cadeia. Cumpriu dois anos. Saiu. Estava diferente.
 
                        De um moco alegre tinha se transformado em um homem triste, calado, quieto, '' soturno mesmo'', me lembro, dava medo dele...mas com o tempo foi melhorando e nao voltou a ser aquele de antes mas...mas

                        E a danada da Agnela nao dava sossego para nenhum dos dois, Maria e Jair, vivia atormentando a vida deles....mesmo quando  Jair estava na cadeia ela ia la' levar o '' bambino'' para ele ver...ele se recusava..nao via, nunca viu, nunca quis ver....ela nao desistiu nunca..e passava em frente da casa de Maria toda hora como o menino nos bracos...ficava parada no ponto do onibus e falando, gesticulando, apontando e o '' povao do bairro comentando'''....

                        No dia do casamento foi 'a igreja e levando o menino pelas maos, sentou bem na frente e quando os casal foi saindo, colocou o menino no corredor e mandava , dizia:-  olha o papai Jairzinho..vai com o papai...chama o papai...e o coitadinho do menino :-  papai  papai...foi aquele escandalo...ate' que o pai de Maria pegou o menino no colo e Agnela pelo braco e '' arrancou '' a danada dali...quase que ele , seu Genaro deu uns '' sopapos'' na bandida. Sem vegonha dizia a igreja inteiro. A festa foi linda.
       
                         Parecia que nada tinha acontecido.

                         E assim foi a vida toda. Agnela ficou solteira, meio '' desmiolada'' da cachola, como o bairro dizia e criava o Jairzinho como se Jair fosse o pai...colocou na escola do bairro e Maria dava aula 'a ele e sentia simpatia e pena do menino.Ele aprendeu a gostar da mestra maestra tambem. E ela dele

                         E a vida seguiu seu curso. Agnela atormentando os dois. Maria e Jair tocando a vida. Jairzinho vinha agora na casa de Maria tomar licoes, Jair foi se acostumando com o menino e os dois conversavam e no fim ficaram amigos.

                          Vinte anos se passou e Maria e Jair nao tiveram filhos.
                           
                          Jairzinho era como filho deles. E quando Agnela morreu em um acidente, foi atravessar a rua, na contramao, um onibus '' chapou'', matou na hora...Jairzinho adotou de vez Maria e Jair.

                           E muitos anos depois quando Jair faleceu foi que Maria contou para todos porque nao podiam ter filhos:- Jair era '' infertil''...tinha tido '' cachumba'' em crianca, ficou '' rendido'', porisso nao poderia ter engravidado Agnela...foi preso, cumpriu a pena do que nao fez...Jairzinho nao era filho dele e nunca ninguem ficou sabendo de quem era tambem. Agnela morreu e levou com ela o segredo.

                           E eu conversando com Jairzinho no velorio e ele me contando que tinha feito exame de Dna e realmente nao era filho de Jair, que sua mae Agnela estava errada, para nao dizer mentindo coitado, bem educado este rapaz...eu diria:- era uma mentirosa nata, eu digo sim, sou da '' lata'', da lata do lixo...nao tenho papas na lingua..diria mesmo...mas como nao era eu, era ele e ele e' educado...a mae estava errada!!

                         Agnela, que mulher atormentada.

                        Maria Pierina, que mulher  '' consagrada ''

                         Jair......oooo coisa? custava '' oce'' dizer que era  '' infertil''?...infertilidade nao tem nada com  '' masculinidade'' sabia?...ehhhh mas te entendo meu irmao...naqueles tempos, naqueles tempos....uhhhh sei nao!!!

                       Tanta luta, tanta briga e a verdade onde fica?

                       No cemiterio....so Agnela, a danada Agnela sabe!!!

     **************************************************************

                          
          
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 21/03/2010
Código do texto: T2150674