Louco... Amor?!

A médica sempre foi conhecida pela sua competência. A sua secretária precisa rebolar para contentar a todos que a procuram, a agenda da doutora está sempre super lotada.

Nos livros especializados esta área da medicina, tão envolvente tenta dar conta de explicar: o que é a Psiquiatria.

“Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicólogicas severas. Alguns exemplos: a depressão, a esquizofrenia, o transtorno bipolar, e os transtornos de ansiedade. A meta principal da psiquiatria é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Então, para isto acontecer é necessário uma avaliação muito bem feita no paciente, envolvendo as perspectivas biológica, psicológica, as de ordem cultural, entre tantas outras. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia, prática de maior tradição no tratamento...”

A doutora Mariana atende os seus pacientes com profissionalismo, mas, a sua alegria junto à paciência são de fato algumas das suas maiores virtudes. Querida por todos faz da medicina um sacerdócio.

Entre uma consulta e outra continua enriquecendo o seu currículo. Procura estar sempre se aperfeiçoando, através dos muitos congressos, especializações, seminários. Acredita no conhecimento contínuo para aumentar a sua formação. Mas, para aliviar a tensão profissional, se entrega em seus poucos momentos de ócio; a música e a poesia. A flauta e as palavras são sua terapia.

Participa de um conjunto musical, com mais algumas mulheres. Entre um concerto e outro encontra tempo para cooperar com uma grande amiga nos saraus lítero-musicais, que coordenam na cidade.

Dias destes escreve um recado via e-mail para a sua amiga considerada por ela como irmã, por sinal, até no nome são semelhantes!

“Mariana estou cansada de estar só. Peça para o seu santinho me arrumar um pretendente. Ah! Se possível, além de descompromissado, peça que ele não seja perturbado.”

Marianuska

Mariana ri muito com o pedido e lhe escreve:

“Carinhosa Mariana Banana: encontrei um santo que não é tão conhecido aqui em terras brasileiras. Sempre fiz os pedidos para as minhas amigas ao “Santo Casamenteiro”, sim, ele mesmo, o Antonio de Pádua. Até meados do século XXI consegui muitos milagres, mas, vejo que, agora, eles foram minguando e as minhas amigas solteiras; aumentando!

Então, eu lembrei que minha avó Joana, sempre se valia de Santo Antônio de Catigeró. Uma parte da oração que ela fazia pro santo, ainda tenho na minha memória:

“Ó meu Santo Antônio de Catigeró.

Senhor Jesus Cristo, só Ele é o maió.

Meu São Benedito, de nóis tenha dó.

Ó Nossa Senhora, não me deixe só.

Ó meu Santo Antônio de Catigeró.

Eu andava doente, cada vez pió.

Dou graças a Deus, hoje estou mió.

Ó Nossa Senhora, não me deixe só.

Ó meu Santo Antônio de Catigeró.

Peço por “Mariazinha” que enviúvo.

E por “Marianinha” que não se casô

E, que chora dia e noite, por estar só

Manda um marido bem bão meu sinhô ,

Ò meu Santo Antônio de Catigeró.

Deste modo, cara amiga Marianuska vou começar as orações, ainda hoje. Se algum pretendente aparecer me avise, que reforço no pedido.

Um beijo

Mariana

O tempo cronológico passa, passa e passa. Mariana, a doutora flautista escreve com empolgação.

“Mariana a oração ao Santo Antonio de Catigeró está dando certo. Conversei com um pretendente, interessante. Continue com a oração.

Sua amiga e irmã Marianinha

Mariana, então, agradece o santo e renova o pedido. Os dias passam e nova mensagem é por ela recebida via correio eletrônico:

“Reforce as orações que o namorado sumiu!!! Se for a pessoa certa, que volte ou que mande outro que não esteja bichado!!!! Hahahaha....”

Marianinha ainda sozinha

A amiga percebe que algo não está dando certo e ajoelha em frente ao altar, fecha os olhos, junta as mãos e pensa:

“Ai,ai,ai... Meu Santo Antonio de Catigeró olhai pelo romance da minha grande amiga Mariana (não, não, por favor não confunda o pedido, não é para mim, eu, já tenho compromisso). Mandai um homem para a minha amiga doutora, repleto de amor pra dar e receber. Amém! Aleluia!”

Mas, não acreditando mais no santo resolve apelar. Começa a atirar por todos os lados, isto é, para todos os santos, inclusive os das causas desesperadas.

“Valei-me Santo Antônio de Pádua, São Jerônimo, São Judas Tadeu, Santo Espedito , São Benedito, Santa Terezona, Santa Rita , Santa Gertudres, Santa Bárbara, São Pedro, São Paulo, Santa Clara. Valei-me São Francisco , sei que o senhor é o santo dos bichinhos, então, fortaleça o pedido da minha amiga Mariana (olha o milagre não é para mim, mas, reitero para que não aconteça confusão, o namorado é para a Mariana, a nossa doutora da cabeça), para que apareça um cabra maaaachoooo, mas, carinhoso e cheio de amor pra dar e receber. Amém! Aleluia!

Mariana, a sua serva, já compromissada e para não haver confusão, deixo aqui meu endereço: Rua Ipiranga, 1632, Bairro Alto.

Quase sempre as amigas gostam de falar ou escrever na variante da Língua Portuguesa falada na região, conhecida, reconhecida e muitas vezes discriminada: o caipira ou “caipirês” para elas Também, brincam com o idioma russo mudando o nome de cada uma.

“Acho que esses seus santinhos tão maluquinhos qui nem nóis... Tadinhos... Com tantos pididos, eles deve di tá tudo atrapaiadinhos e estressados... E os psiquiatras deve tumém di tá tudu ardenu nus quintu dus infernu...rsrs...

Pruque u qui acabô si assucedendo é qui um tar de "Antonio de Lisboa", veja só, antigo criente meu, inventô e encasquetô qui tá apaxonado pur essa pobre dotora e inté comprô uma guitarra nova e diz qui vai aparecê no sarau pra tocá cum ela... Vai vendo!!!!!!!! As irmã dele são amiga da Raquer e pareceram no sarau que ela foi homenageada... Ele foi tumém e viu a dotorinha dele lá e se apaxonô de veiz...aiaiaiaiaiaiaiaiai!!! Num pára de me ligá e vem aqui di noite e de dia, qui eu percisei inté chamá a polícia i prestá quexa na tar da delegacia das muié!!!!!!!!!!! E óia o que ele falô pra minha secretária, Berenice, qui qué mi agarrá e me bejá a boca!!!!! (e nem te conto as bobage pió de pornô erótica qui ele me falô no telefone... )

Ai meu bom Jesuzinhu!!!! Só rezando pra tudu essa santaiada memo!!!!!

Bejus...

Marianuska Patativa da Pá Virada

A resposta da amiga, já sem muita fé!

“Nossa! Acho que vou escrever uma crônica contando essa baita história de loucos. E vai terminar assim:

“Vigê qué dizê qui eu pidi pro tar du Antônio de Catigeró e ele intendeu mar e mando um Antônio de Lisboa, um homi maluco, pra beijá i sarpicá a sua boca de beijus e fazê outras coisinhas prerigosas...., mas, me adescurpe, a minha farta di moléstia, mas, oiá não é, que as tar das minhas bençoadas reza dãom um resurtado prá lá de bão. Oiá não tenho curpa, que cum essi tempo sem sór , cheio de raio e trovão, a chuva caiu e o tar do sinar que me liga com o santo (disconictou) disparafusô, e, acho qui o cuitado pegô só o finar da reza...Santo Antonio de bz,z,bz,z,bz, CatiPádua,bz,z,bz,z...

Virgê meu Jesuscristinho só vou rezá em dia de sor estalado no firmamento pra não te mais as tar das marditas terrupção.

Valei-me Santo Antonio de Catigeró risque do caderno de amores da Dotora Mariana, o Antônio de Lisboa.”

Abraços Fraternos da Mariana (a que NÃO tá percisando pur inquanto di namorado)

No mesmo dia a resposta repleta de bom humor.

“Oi, querida!!

Minha história amorosa está mesmo merecendo uma bela tragicomédia!!!Manda brasa que eu assino embaixo!!! Hahahahá... Vamos rir que esse sempre é o melhor remédio!!!”

Beijos, minha carinhosa irmãzinha do coração...

Marianuska

P.S: Ontem ele me ligou “apenasmente” 57 vezinhas, enquanto fui na minha aula de música ( só naquelas 2 horinhas... )

No mesmo dia Mariana responde via intenet.

Querida doutora Marianuska: Clodoaldo, o meu amado e por sinal, um devoto da ciência palpitou logo, depois que, leu a sua “tragicomédia”, assim: “ O amor é um processo cerebral. O Antônio está com o cérebro em ebulição. Mande a doutora dar um remedinho para acalmar o processo. “

Beijos Carinhosos

Mariana

A resposta veio à noitinha.

Clodoaldo acertou o diagnóstico em cheio!!!

Acontece que ele parou de tomar os remedinhos, não quer tomar mais, acha que está ótimo,... só quer tomar a danada da pinga 51,...rsrs...

Beijos!!!

Marianuska