Cartas para as amadas: "Maria" 1°

João Pessoa, Paraíba. Ano de 1997, eu Francisco trabalhava numa oficina de motocicletas, consertava e trocava as peças e as entregava para os clientes novas, novas não e sim semi-novas. A oficina pertencia ao Sr. Raimundo um velho rabujento que não simpatizava muito com as pessoas e tratava seus empregados muito mal; eram seis pessoas trabalhando além do Raimundo, a sua filha Joelma era uma garçonete e trabalhava no restaurante dos Limas, sim os Limas pois os donos se chamam João Lima, Odete Lima e além dos filhos(a) Ronaldo Lima, Roberto Lima, Ricardo Lima, Rogério Lima, Romualdo Lima, Luiza Lima e Luzilândia Lima. Perceberam que os nomes dos filhos homens começam com a letra "R"? no total são sete filhos. Os limas são tudo gente boa, só que os irmãos ficavam de olho nos rapazes que chegavam perto de Luiza e Luzilândia, não deixavam as moças namorarem de jeito nenhum.

Eu achava isso tudo muito engraçado, apesar de que na oficina o humor não transparência, o chefe não gosta que seus empregados façam piadas na hora do expediente. Mas fora de lá nós faziamos a farra nos forrós da região, era entrar num bar e logo chamar as belas moças para dançar, elas pegava em nossos ombros e nós em suas cinturas e dançavamos ao som de Dominguinhos, Elba Ramalho e entre outros. No final de tudo todos nós mecânicos nos davamos bem na festa, as moças se encantavam com o nosso gingando e não conseguiam se segurar levavam-nos para os cantos envolta do bar e tascavam uns beijos para a nossa alegria.

Mas tá pensando que tudo é brincadeira, no dia seguinte tinhamos que estar de pé as seis da manhã para as sete está concertando as motocicletas, a vida não é fácil até os ricos suaram para ter o dinheirão todo que têm. Até que um dia resolvi contar um segredo para o meu amigo Nonato que trabalhava comigo.

- Nonato, eu quero lhe contar um segredo que ainda não tive coragem de contar para ninguém.

- Então, diga Chico mas que segredo é este?

- Eu tenho vontade de crescer na vida, me mudar e morar numa grande cidade.

- E pra qual cidade pretende se mudar?

- Eu penso em São Paulo e no Rio de Janeiro.

- Mas você conhece alguém que more nessas cidade Chico?

- Não, mas mesmo assim vou arriscar e tentar a sorte na cidade grande Nonato!!!

- Bom Chico eu sempre acreditei em você e continuo acreditando que você vai conseguir vencer na vida.

- Obrigado meu amigo, nunca vou esquecer do seu apoio.

Duas semanas depois, eu estava no trabalho e não estava muito bem estava sem falar com alguém nem se quer falei com o Sr. Raimundo, num certo momento todo mundo na oficina percebeu que estava de mal-humor então eles decidiram me deixar quieto trabalhando pois achavam que qualquer pergunta eu responderia com grosseria. Depois de um dia pertubado e de poucas palavras resolvi abrir a boca.

- ÉÉÉ Gente!!, eu sei que todos vocês notaram que fiquei quieto hoje no serviço e vi que nenhum de vocês tentaram se aproximar mas, eu revelo que não estava de bom-humor por isso fiquei sem falar com todos.

- Nós entendemos Chico, nos respeitamos os sentimentos dos nossos colegas de trabalho.

Eis que o Sr.Raimundo entra na conversa.

- Chicoo!! eu também percebi que você estava para baixo, isolado de todos nós mas amanhã é outro dia e quero todos vocês em suas casas agora descansando pois amanhã tem muito serviço, então vamos todos para fora agoraaa!!!!!

Fui para casa, moro sozinho meus pais são falecidos, tenho meus tios que moram em São Luís capital do Estado do Maranhão mas não entram em contato comigo à vários anos e também eles não tem interesse em saber se estou vivo ou morto. No outro dia a caminho da oficina, passei em frente ao restaurante dos Limas comprimentei comprimentei o Sr. João e a Sra. Odete mas ao lado do estabelecimento tinha uma pousada, 8 quartos; chamada pousada da Dona Irene uma senhora muito simpática que me conhece desde de pequeno, sempre me tratou bem me via como um bom moço, trabalhador, honesto e que quando ela sempre fazia um bolo de banana sempre mandava uns pedaços para mim comer no café. Certo dia ela me parou na rua.

- Chicoo!!! aqui está meu filho o seu bolo de banana que você tanto gosta(risos).

- Oh, Dona Irene não precisava se incomodar.

- Mas desta vez não fui eu que fiz o bolo, pois estava ocupada.

- Huuuuummm, que delíciaaaaaa!!!!

- Você sempre diz isso Chico, então como disse não fui eu que fiz este bolo,desta vez não.

- Ah, não. Mas quem foi Dona Irene?

- Mariaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!, Mariaaaaaaaaaaaaaa oh Mariaaaaa venha cá minha sobrinha!!!!

- Sobrinha? A senhora tinha uma sobrinha?

- tinha não eu tenho uma sobrinha, o nome dela é Maria das Graças.

- Bonito nome.

- Tia a senhora me chamou?

Naquele momento o meu corpo paralisou, o meu coração acelerou igual ao fórmula 1 de Nelson Piquet era realmente a muier quer dizer a mulher que fez o meu coração bater mais forte. Morena, olhos castanhos, 1,70 um espetáculo.

- Maria quero que conheça o Chico.

- Chico esté é minha sobrinha Maria.

- Olá, muito prazer Maria.

- Igualmente Chico, prazer em conhece-lo.

Meus olhos começaram a brilhar, os pêlos do meu braço arrepiaram não conseguia me mover.

- Tia Irene, eu vou terminar de fazer a sopa para nós almoçarmos.

- Sim, pode ir.

- Então, Chico... Chico? Chico? Chicooo!!!!

- Oi Dona Irene, me desculpe eu tava no mundo da lua(risos).

- Haha você tava é prestando atenção na minha sobrinha.

- Que nada Dona Irene eu não tenho tempo para isto. Aliás Maria é solteira?

- Não disse, você se interessou seu cabra da peste(risos). Ela é solteira sim, vai morar aqui em definitivo, bom agora tenho certeza que sim depois de vocês se conhecerem ela vai mudar de opinião e morar aqui comigo, minha irmã mandou ela para cá pois onde vivem o índice de violência é muito grande.

- E para a segurança de Maria, a irmã da senhora mandou-a para João Pessoa?

- Isso mesmo. Bom meu filho eu vou indo pois estou ajudando Maria a fazer o almoço da pensão.

- Ah claro eu também vou indo, tenho muitas tarefas para fazer e vou aproveitar este fim de semana para realizá-las. Bom tchau Dona Irene, passar bem.

- Tchau filho.

Depois de conhecer Maria eu não parava de pensar nela, fui ao banco pensando na Maria, fui ao sapateiro pensando na Maria, fui ao carpinteiro pensando na Maria, fui fazer exame de sangue pensando na Maria, fui ao supermercado pensando na Maria, até quando eu dormia e sonhava em ter uma casa em São Paulo ou no Rio de Janeiro eu pensava que Maria poderia se casar e morar comigo. Na segunda-feira indo para a oficina eu decidi mudar de caminho, resolvi passar pela a rua da pousada da Dona Irene e é claro ver se encontrava Maria por lá, não fui feliz na primeira ela não apareceu na porta da pousada o jeito é seguir em frente pois o trabalho me espera.

Chegando lá, meu amigo Nonato reparou que estava feliz e durante o espediente ele não se conteve e começou a rir de mim, perguntei o motivo da risada mas ele não conseguia parar de rir o cabra teve um ataque de risos daqueles que fazem você mijar nas calças; voltei a insistir e saber o motivo de tantos risos.

- Nonato para de rir seu cabra, posso saber o motivo de tantos risos?

- Ah, Chico eu não aguentei em ver você ai trabalhando e rindo, rapaz é engraçado lhe ver sorrindo e cantarolando fico até feliz em ver isso em você. Mas por curiosidade qual o motivo de tanta alegria Chico?

- Hahaha não é nada, só quero é ser feliz, rir é bom para o coração.

- Aaaaah para com isso!!! Há mim você não engana meu amigo, você nunca foi de cantarolar no serviço, rir isso é normal por aqui.

- Tá bom eu vou te contar, mas você vai me achar que sou um cabra loucamente apaixonado!!!

Se passaram dois dias e Nonato e eu resolvemos jantar no restaurante dos Limas, vimos moças bonitas mas nenhuma delas me fazia esquecer Maria até a Joelma filha do meu patrão estava lá era uma moça bonita, atraente mas adorava provocar as mulheres que acompanhavam seus maridos e namorados no jantar, dava em cima deles na maior cara de pau, os quietinhos são os piores está é uma grande verdade.

- Hahaha olha lá Joelma sempre jogando um charme para cima da cliente-la, é uma moça bonita não é Chico?

- Ela é sim, mas ela não faz meu tipo.

- Quer dizer então que se ela te desse mole neste momento, não tascava um beijo naquele mulherão?

- Não, eu não iria beijar ela.

- Tu é um viadoo mesmo Chico!!! não estou lhe reconhecendo, nós precisamos é paquerar a mulherada novamente como faziamos.

- Vai você seu cabra, eu não vou.

- hahaha, eu vou mesmo não agora, mas to vendo a Luzilândia meu Santo Antônio que mulher é essa?

- Cuidado Nonato sabe que os irmãos dela são muito ciúmentos e se verem você com ela, vão dar porrada.

- Relaxa Chico tú está falando com o cabra mais namorador da Paraíba(risos).

- Tá bom então o cabra namorador(risos).

Até que naquele exato momento em que estava conversando com Nonato, a Dona Irene entra no restaurante e adivinha só para a minha felicidade ela estava acompanhada de Maria, eu não tirava os olhos dela e o Nonato continuou falando, falando e falando mas nada adiantava só prestava atenção nela.

- Oh Chico você está prestando atenção no que estou falando!?

- Hãm, claro que sim Nonato estou te ouvindo.

- Sei.

Nonato olha para trás.

- Chico você está olhando aquela moça que está com a Dona Irene!?(risos).

- Não vou te enganar não, mas essa mulher mexeu comigo.

- Oque está esperando homem?. Vai lá conversar com ela!!!

- Vontade não me falta, me falta é coragem.

- Tem que ir logo conversar com ela, senão vai vir outro e vai roubá-la de você.

- Chicoooo!!! meu filho, olha nós estamos aqui.

- a Dona Irene já me viu e a Maria também, oque eu faço Nonato?

- Eu nunca lhe vi assim, mostra que tú é macho rapaz não fique com medo!!!

- Vou lá falar com elas.

- Isso vai lá.

Me encaminhei em direção a mesa de Dona Irene e de Maria, lentamente mas fui, Maria não tirava os olhos de mim e eu não tirava os olhos dela quando cheguei.

- Chico queira se sentar conosco aqui!!!

- Eu vou aceitar sim, vou fazer companhia as duas damas mais bonitas de João Pessoa(risos).

- Então Maria está gostando da cidade?

- Estou sim, me adaptando aos poucos a cidade é bem interessante fora as pessoas é claro.(risos).

Ela disse isso olhando para mim.

- Tenho certeza que você vai gostar, o povo daqui é muito alegre é difícil ver as pessoas tristes fora meu patrão o Sr. Raimundo. Ela não tem jeito é muito teimoso.

- Imagino.

A conversa com Maria estava indo muito bem até que Dona Irene sem querer se meter acabou com a conversa.

- Bom, Chico eu sei que a conversa está muito boa mas é melhor comermos senão a comida vai esfriar(risos)

- Claro, vamos desgustar deste delicioso peixe que Joelma nos trouxe.

E assim um maravilhoso jantar foi servido para nós especialmente para mim que dividi a mesa com Maria, o Nonato ficou de longe só observando e dando um sinal de ok, ok e ok dizendo que eu fui bem; ao final do jantar Maria e Dona Irene decidem se retirar e voltar para casa.

- Chico foi legal da sua parte acompanhar minha tia e eu neste jantar, espero repetirmos mais.

- Conserteza nós vamos repetir, quer dizer sim claro podemos repetir.

- Chico nós vamos indo até mais meu filho.

- Dona Irene foi um prazer jantar com a senhora e sua sobrinha tenha uma ótima noite.

Quando as duas deram as costas para irem embora Nonato joga uma bolinha de papel em cima de mim.

- Chico, chama ela pra sair, chama logo ela tá indo embora!!!

- Tá bom cabra!!!

- ÉÉÉÉÉ Maria, eu queri te perguntar uma coisa.

- Sim, Chico. O que deseja?

- Você, gostaria de sair comigo amanhã só nós dois?

Ela olhou para a Dona Irene que deu sinal de Ok.

- Eu vou adorar sair com você Chico, eu aceito sim.

Olhei para Nonato que começou a rir sem parar do mesmo jeito que ele fez na oficina.

- Está bem então, te pego amanhã as 19hs.

- Vou lhe tesperar.

No dia após o galo cantar nem me dei conta de que hoje era o meu encontro com Maria, eu esperava este dia chegar desde que eu a conheci,ficar sozinho com ela era tudo que eu queria. Fui ao barbeiro, cortei meu cabelo que estava parecendo um ninho de pardal, fiz minha barba para ficar bem bonito para ela. Escolhi a melhor roupa para dar uma boa impressão. Ao anoitecer me arrumei, me olhei no espelho e me achei fashion como tinha combinado com Maria fui ao seu encontro as 19hrs em ponto.

Ela tava com vestido vermelho bem bonito, e bem chamativo já estava no portão a minha espera e quando me viu se desenhou em seu rosto um lindo sorriso.

- Boa Noite, Maria e então vamos?

- Boa Noite, Chico estou a sua espera.

- Vamos que a noite é uma criança(risos).

Eu a levei para dançar forró numa casa de shows chamada João Pessoa Forró Club, nós dançamos muito percebi que ela estava feliz por está dançando comigo, trocamos olhares e sorrisos e no final da música ela me chamou para um canto e falou.

- Então chega de conversas, chega de dançar eu quero uma coisa e sei que você também quer oque eu quero.

- Sabe? se você sabe então eu não vou contar e sim fazer oque nós queremos.

Enfim rolou um beijo entre ambos, era tudo que precisava para dar um grande passo e ganhar o coração de Maria e assim o beijo rolou por uns dez minutos eita beijo demorado, mas quando se está apaixonado demora mesmo. Ao sairmos de mãos dadas do forró, eu levei Maria para sua casa.

- Maria, está foi a melhor noite em que passei foi tudo maravilhoso, você não acha?

- Eu também acho, nos divertimos bastante mas a noite não acabou só acaba quando o dia amanhece.

Olhei para ela, que segurou minha mão e me chamou para dentro da pousada.

- Maria, mas e a Dona Irene ela vai acordar e brigar com você!!!

- Não vai não, minha tia tem um sono pesado ela não acorda antes das sete, vem confie em mim.

Entramos e caminhamos em direção ao seu quarto, chegando lá Maria primeiramente trancou a porta e fechou as cortinas de sua janela, deitou em sua cama a minha espera e dá li por diante vivemos a nossa primeira noite de amor. Ao amanhacer ainda ficamos deitados conversando contei um pouco de mim para ela, o papo está bem agradável arrancamos sorrisos um do outro e no final resolvi contar para ela o meu grande sonho.

- Maria, eu quero lhe contar um coisa. Um grande sonho em que tenho.

- Me conte então eu quero saber.

- Eu tenho muita vontade de me mudar para uma cidade grande.

- Mas você já está numa cidade grande(risos).

- Sim, mas uma cidade bem maior que João Pessoa.

- Recife, Natal, Campina Grande, Salvador, Vitória ou Rio de Janeiro e São Paulo?

- As duas últimas em que você acaba de dizer.

- Huuum são as duas maiores metrópolis do país. Chico você conhece alguém que mora em uma dessas cidades?

- Não, ninguém.

- E como vai fazer para sobreviver numa cidade grande Chico?

- Ué eu vou arrumar um emprego por lá, não vou passear!!!

- Tem mais alguém que sabe deste seu desejo de morar no sudeste?

- Só o Nonato e você por enquanto.

- A minha tia vai acabar sabendo disso um dia.

- É eu sei, mas eu acredito que irei vencer em São Paulo ou no Rio de Janeiro, sabe eu já estou economizando e fazendo hora extra no trabalho, tudo contado para me virar por lá.

- Tá bom, mas você não está esquecendo de algo não?

- Você, eu já pensei nisto Maria. Eu vou mas eu volto para te buscar, eu prometo.

- Eu acredito em você Chico.

- Eu te amo Maria, e ainda nós vamos casar, ter filhos e ter uma vida boa.

- Eu sei que você é apaixonado por mim seu cabra(risos).

Maria e eu não percebemos que nesta conversa, a hora passou rápido como um jato e como ela disse a Dona Irene se levanta as sete horas da manhã em ponto e neste momento a chama para tomar café.

- Mariaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

- Ai meu Santo Antônio, a minha tia já levantou!!!!!

- Se a Dona Irene me ver aqui vai brigar conosco!!

- Maria, vem tomar café minha filha, lembre-se que temos que fazer compras para a pousada!!!

- Sim, tia já estou descendo!!!, ai Chico você vai ter que sair pela a janela!!

- O que? A sua janela é de baixo da roseira da Dona Irene, que que eu me espete?!

- Claro que não, mas tome cuidado para não quebrá-las!!!(risos).

- Eu não vou quebrar, não nem encostar nelas.

- Mariaaaaaaaa, vem minha filha!!!!

- To indo tia, estou me arrumando. Vai Chico minha tia é igual detetive ela vai acabar descobrindo que você dormiu aqui comigo.

- Por que a sua tia é Michael Kossel?

- Quem é este?

- Não conhece Michael Kossel? Pois eu recomendo a ler os contos sobre o detetive Kossel são muito bons mesmo, uma ótima série.

- Tá, tá, tá bom agora vai Chico!!!

- Lá vou eu. Aaaaaaahhh, me furei, me furei!!!

- Chico não grite seu cabra da peste, minha tia vai ouvir toma a sua camisa!!!

- Tchau Maria, agente se vê.

Caminhei, tranquilamente pela a rua tive muita sorte de os vizinhos não terem me visto saindo da pousada, mas uma coisa eu sei que Dona Irene irá saber que estou namorando sua sobrinha.

Dois meses depois, eu já tinha assumido o meu namoro com Maria, a Dona Irene não ficou contra a nossa relação e sim nos apoiou tive sorte neste quesito. Podia andar com ela de mãos dadas pelas ruas de João Pessoa até que o momento de crescer na vida chegou, consegui comprar uma passagem para São Paulo, desde então fui até a oficina pedir a minha demissão ao Sr.Raimundo.

- Até que enfim chegou Chico, vamos que eu preciso de você.

- Sr.Raimundo eu não vim trabalhar e sim pedir a minha demissão!!!

- Demissão é? e porque vai se demitir?

- Vou viajar para São Paulo amanhã Sr.Raimundo.

- São Paulo? conhece alguém por lá?

- Não, mas vou dar um jeito lá.

- Dar um jeito, Chico você está indo para a maior cidade do Brasil vai encontrar um ambiente muito mas muito diferente de João Pessoa, as pessoas por lá são estudadas e bastante rigorosas em questão de empregos.

- Obrigado por me informar, mas vou conseguir vencer lá.

- Boa sorte então, eu posso ser rancoroso mas desejo o melhor ao meus funcionários, não vou lhe desejar boa sorte e sim que você tenha coragem e saber lidar quando uma pessoa lhe disser um "não". Então tenha coragem e lute até o fim!!!

Naquele momento, todos os funcionários inclusive o Nonato ficaram paralisados com o depoimento do Sr.Raimundo nunca pensamos que um homem como ele falaria palavras tão objetivas e de força para um funcionário que valeu para todos. No dia seguinte com minhas malas prontas me despedi de Maria e de Dona Irene.

- Eu volto, para te buscar meu amor!!

- Vou rezar todos os dias para que você tenha sucesso.

- Dona Irene, obrigado por tudo e por colocar em meu caminho a sua sobrinha que é a mulher da minha vida, a mulher que eu amo e vou casar.

- Meu filho, vá em paz que conseguirá seu objetivo.

- Nonato, meu amigo vou sentir a sua falta.

- Fé em Deus Chico, tudo vai dar certo meu amigo.

E assim me despedi também dos Limas e do pessoal da oficina e quando estava subindo no ônibus, Maria chegou perto de mim e disse.

- Chico, eu estou grávida!!! Já tem dois meses.

- Um filho(risos), eu vou ser pai.

- Chico o ônibus vai partir vai logo.

- Tchau!!!

Agora para me comunicar com Maria só através de carta e ainda mais agora que ela está esperando um filho meu.

Sete meses se passaram eu resolvi mandar um carta para Maria, mas lhe fazendo uma grande surpresa.

Querida Maria,

Está com saudades de mim? Pois eu estou de você, como o Sr.Raimundo disse enfrentei muitas dificuldades e preconceitos aqui em São Paulo, muitas das vezes me deu vontade de chorar e voltar para casa. Mas a minha fonte de força era você, pensava em ti Maria todas a noites e acreditei no meu potêncial como trabalhava de mecânico de motocicletas em João Pessoa, resolvi seguir nesta carreira conheci uns rapazes que trabalhavam neste ramo, eles sabem da minha história e me ajudaram aqui na capital Paulista. Arrumei um emprego numa grande rede de supermercados e ainda me matriculei num curso de mecânica de automóveis enfim no meio do período consegui um emprego numa grande montadora de veículos isso mesmo a nossa vida deu uma grande virada minha amada Maria, tenho um grande salário e uma casa própria próximo ao autodrómo de Interlagos, você vai adorar São Paulo e agora estou voltando para João Pessoa para conhecer meu filho que acabou de nascer e traze-los para morarmos juntos no Sudeste do Brasil.

Um grande beijo,

e fique atenta que posso aparecer a qualquer momento.

Tchau.

- Tia, está foi a carta do Chico.

- É ele conseguiu vencer em São Paulo agora só aguadar a sua volta.

- É mesmo o Toninho nosso filho, vai ter um grande orgulho do pai quando ficar mais velho.

- Ele disse quando volta?

- Disse que a qualquer momento pode aparecer por aqui, mas não disse a data.

- Huuum!!!

- Isso mesmo Maria, a qualquer momento até agora!!!(risos)

- Chicoooooooooooooooo!!!!!

- Leu a carta?

- Claro que sim, mas nunca pensei que você iria aparecer aqui hoje homem!!!

- Vim para busca você e o nosso filho, case comigo vamos viver lá em São Paulo.

- É lógico, eu caso com você.

Duas semanas depois Chico embarca para São Paulo novamente, de despede de seus amigos e de Dona Irene, mas desta vez terá companhia de sua mulher Maria e de seu filho Toninho, como diz o Sr.Raimundo Coragem para seguir em frente sem ter medo de receber um não.

Um texto de Victor Nascimento.

Victor Nunes Souza
Enviado por Victor Nunes Souza em 17/04/2011
Reeditado em 19/05/2011
Código do texto: T2914779