DESENCANTO

DESENCANTO

A maior diversão de Gustavo eram as baladas. Frequentador assíduo dessas festas, ia até sozinho para caçar se não encontrasse algum colega disposto a acompanhá-lo. Assim, ganhou experiência para aproveitá-las ao máximo. Solteiro convicto, sempre pegava garotas diferentes e quando alguma delas começava a grudar demais ele logo dava um jeito de cair fora para escapar da aliança.

Depois que o Luiz, seu melhor amigo, desmanchou o namoro de muito tempo e ficou sozinho, passou a ser seu companheiro assíduo. Gustavo lhe dizia que os longos anos que passou na vidinha de quase casado devem tê-lo feito perder a prática da paquera, ao contrário dele que não se ligava em mulher nenhuma, queria mais era aproveitar. Saia por pouco tempo com uma e logo trocava por outra para elas não se acostumarem.

Disse ao amigo que iria lhe ensinar todas as manhas para se dar bem com as garotas que nas festas.

“Presta atenção, brother, se liga: Nem sempre é fácil ganhar uma gatinha nessas paradas. Muitas vezes o nervosismo, a vergonha e até mesmo a falta de experiência atrapalham o andamento das coisas. Por isso, alguns caras acham que é mais fácil chegar junto das que já fazem parte da galera, pois rola uma intimidade maior e a conquista fica mais tranquila. Por exemplo: a colega ou irmã de uma amiga. Isso porque ela fica mais à vontade, facilitando a troca de idéias.”

“É importante ficar em pontos estratégicos como o bar, próximo à pista de dança, etc. Também tem que ter tática para chegar à mina e fazê-la perceber que você está muito a fim. Depois da abordagem, você começa a dançar com ela, pergunta o seu nome, fala algumas coisas ao ouvido e tenta saber quais são as suas preferências. É importante você saber se colocar no seu lugar e ser interessante para a garota. Se ela gosta de dançar, dance ao lado dela e evite longos diálogos, mas se você perceber que a garota é mais tímida e curte um papo, vale a pena se esforçar e ir com a gatinha pra um lugar mais reservado pra tentar conquistá-la.”

“Quando estiver conversando com a gata, não conte vantagem e nem fique se gabando, elas não gostam disso. Pra quebrar o gelo, diga coisas engraçadas, elas gostam de caras bem-humorados. Se você conseguiu fazê-la rir, já tem meio caminho andado. Faça um elogio, mas também não exagere. Algumas gatas curtem caras mais atirados, que trocam olhares, esbanjam sorrisos e chegam junto prontos para o ataque. Alguns usam isso como tática de conquista.”

“Mas você também tem que ficar atento e saber interpretar os sinais da gata, para saber se ela está a fim, não só nas baladas, mas em qualquer lugar. Ás vezes somos tão desligados que perdemos grandes oportunidades de ficarmos com uma gata por pura falta de atenção.”

Por outro lado, se você é daquele tipo que só percebe que uma garota tá dando mole se ela levantar uma plaquinha dizendo “to a fim”, vai ser difícil, apesar de que existem algumas garotas bem ousadas, chegam junto e partem logo pra cima. Mas essas você já sabe que é só naquela hora e tchau.”

“As minas também deixam de se ligar no cara quando elas ficam insinuando que estão a fim de várias maneiras e o cara não entende. Quando elas entram no papo, às vezes chegam a ser sutis demais na hora de mostrar que estão querendo. Dão corda e atenção, mas se ele não se toca e fica dando em cima e não percebe que já ganhou a parada elas se enjoam e os deixam de lado.”

“As tímidas são as mais difíceis de serem interpretadas, porque geralmente não são diretas e acabam adotando a tática de falar para uma amiga para que ela fale com um amigo seu, para falar com você.”

“As mulheres querem homens determinados, que saibam e corram atrás do que querem. Para elas o cara não deve hesitar quando se trata de sexo, por exemplo, ele precisa deixar claro que sabe o que está fazendo.”

“O importante é você ficar atento aos mínimos detalhes e não perder oportunidades.

Você deve tentar observar estes sinais quando estiver conversando com uma garota sozinha ou numa turma pra saber se a mina está a fim:

Ficar mexendo nos cabelos é pra você prestar atenção neles e no rosto dela; erguer as sobrancelhas e mudar a direção do olhar; ficar vermelha, dar um sorrisinho e baixar a cabeça quando você estiver olhando para ela. Isso só as tímidas; prestar muita atenção enquanto você fala; rir das suas piadas mesmo quando elas não são engraçadas; tocar em você enquanto estão conversando ou te abraçar sem motivo; dar o número do telefone sem você pedir; ficar medindo você da cabeça aos pés sem disfarçar, a famosa secada; quando ela sempre arruma uma desculpa pra ficar perto de você; quando ela odeia todas as suas amigas e sempre que pode comenta que foi cantada por um cara na rua, na escola ou na balada só pra ver se você fica com ciúmes, etc.”

“Se depois dessas dicas você não se tocar que a gata está a fim, vai ser difícil ganhar alguém – ele disse para o Luiz. Ah! Tem mais. – prosseguiu - Se você está querendo conquistar a mina, não pode ficar acanhado e permanecer parado no meio da balada.”

“Mas como dançar sem passar vergonha? Uma boa dica é você marcar com o pé as batidas mais graves da música. Nada de ficar imitando um guitarrista ou o Michael Jackson no meio da balada. O importante é entrar no clima. Fique descontraído e não abuse de movimentos estranhos que possam ser comprometedores. Movimente os braços de acordo com a música, solte um pouco seu pescoço, movimente suas pernas, mas não em excesso, de preferência tente entrar no ritmo dela, se não for exagerado, claro.”

Então, Luiz passou a acompanhá-lo em todas as festas. Um dia eles conheceram duas garotas. Não aconteceu um entrosamento legal entre o Gustavo e a garota que ficou com ele, não rolou aquela química entre os dois. Era meio metidinha a besta, patricinha. Trocaram uns beijinhos enquanto ela estava aquecida por causa da bebida, mas nada além disso. A atenção dele era toda para a Larissa que ficou com o Luiz. Ela era linda, tinha um jeitinho todo especial de falar, de dançar e de olhar que o deixou encantado. Bem que ele tentou trocar de par, mas o Luiz não desgrudou da garota de jeito nenhum.

Ele voltou para casa completamente apaixonado, pior que o casal engatou namoro. Eles continuaram a sair juntos, os quatro. Consequentemente rolou um “affair” entre ele e a Andressa, mas durou pouco tempo, porque a finalidade para os dois era somente não ficarem sozinhos enquanto acompanhavam o casal amigo. Mas ela resolveu não continuar, alegando que não rolou prazer na relação, embora ele fosse um cara legal. Assim, também deixaram de frequentar as baladas juntos.

O Luiz vivia feliz da vida com o novo romance, e Gustavo constatou que o amigo era o tipo de sujeito que pensava em casar e constituir família. Bem diferente dele, que queria mais curtir a vida o melhor possível, apesar de entender que o Luiz talvez pensasse o mesmo, sob o seu ponto de vista. Mas ele, no íntimo, não se conformava por não ter conquistado a Larissa, pior, ela vivia encenando os seus pensamentos. Descobriu que não conseguia tirá-la da cabeça e que estava apaixonado pela primeira vez. Justamente por ela que preferiu ficar com seu melhor amigo. O seu amor não revelado crescia e lhe tirava o ânimo de prosseguir se divertindo no mesmo jeito. Não tinha o mesmo gosto e não lhe trazia mais prazer. O namoro do Luiz transformou-se em noivado e depois em casamento. Gustavo foi padrinho da união do casal. Naquela época ele estava saindo com uma garota que conheceu na faculdade. A câmera que ele levou para a festa registrou a felicidade da sua amada Larissa.

Aconteceu algum problema com a filmagem e a recordação da festa pelo trabalho do estúdio limitou-se a algumas fotos. Larissa sabia que Gustavo tinha fotografado e filmado a festa e vivia lhe pedindo para fazer uma cópia. Ele dizia que não conseguiu tirar boas fotos nem filmar direito porque a câmera dele não era boa.

Um dia, Gustavo resolveu convidá-los para comemorar o seu aniversário no apartamento dele, ocasião em que apresentaria ao casal sua nova namorada, o nome dela era Alicia. Eles estavam conversando na cozinha e preparando uns drinks enquanto ela não chegava. O jantar e um bolo tinham sido feitos pela mãe dele, que era excelente cozinheira e tinha ido ao seu apartamento especialmente para lhe dar aquele presente. Na realidade, ela estava querendo agradar, também, à namorada dele, na esperança que ele sossegasse, pois tinha medo que pegasse alguma doença ruim.

- Eu posso usar o seu computador, Gustavo? Eu queria checar o meu e-mail e dar uma olhada no Orkut enquanto a sua namorada não chega – Larissa perguntou, dirigindo-se para o quarto dele sem esperar a resposta.

- Lari... - Ele ia falar alguma coisa, mas ela já havia saído da cozinha.

- O que foi Gustavo, estava vendo alguma gostosa na internet? – o Luiz perguntou.

- Não, eu estava lendo uns e-mails que me mandaram, só tem sacanagem, mas eu acho que saí da página quando vocês chegaram.

Quando Larissa entrou no quarto dele, o computador estava ligado. Ficou intrigada com descanso de tela. Eram só fotos dela desfilando pela tela alternadamente, as fotos da festa do seu casamento. Sentou-se curiosa na cadeira e clicou num ícone com o seu rosto, que a levou a uma pasta com o seu nome. Lá estavam todas fotos e vídeos. Algumas fotos ela nem sabia quando foram tiradas. Só ela aparecia. Viu todas as fotografias e filmes com o coração batendo apressado e entendeu a razão do comportamento dele em certas ocasiões.

Alicia tocou a campainha. Ela desligou o computador e saiu do quarto. Quando entrou na sala, ela percebeu o olhar apreensivo de Gustavo procurando os seus olhos. Ela o encarou, sentiu muita ternura por ele e sorriu na tentativa de lhe dizer que não lhe desagradou. Ele pareceu perceber o que os olhos dela lhe disseram, pois voltou a agir com naturalidade ao apresentar a namorada.

No dia seguinte, quando saiu do trabalho, ela foi à casa dele com o propósito de conversar a respeito das imagens e encontrou no olhar interrogativo dele toda a ternura que ela até então não havia percebido. Ele abriu a porta e ficou calado. Ela entrou e esperou que ele fechasse a porta para falar:

- Gustavo, eu estou megabolada com as imagens que eu vi no seu computador.

- O que você viu?

- Muitas fotos minhas e do meu casamento, vídeos também. Você disse que as imagens não ficaram boas, por isso não me deu. Por que você fez isso?

- Não dá mais para esconder, né? Eu me apaixonei por você.

- Há quanto tempo?

- Desde que olhei pela primeira vez para você naquela noite, na balada.

- Tadinho! Eu tenho feito você sofrer? Eu não sabia, nunca percebi...

- Eu te amo Larissa, mas eu sei que você e o Luiz vivem muito bem juntos. Ele é o meu melhor amigo e eu quero que ele seja feliz...

Ela pôs a mão sobre a dele, não se conteve e o abraçou com os olhos cheios de lágrimas como se lhe dissesse que era solidária com ele.

- Eu fiquei muito emocionada ontem. Também fiquei feliz por saber que você gosta tanto de mim. Mas, ao mesmo tempo, eu fiquei triste porque não posso retribuir. Eu amo o Luiz e sei que ele gosta muito de você. Ele lhe considera como irmão e não sei como se sentiria se soubesse que você guarda todas aquelas imagens minhas. Por isso, eu acho que você deveria tirar o descanso de tela do computador e esconder ou apagar as fotos para evitar qualquer problema. Imagine se a Alicia ou o Luiz visse todas aquelas fotos e filmes? Como você iria explicar? Além disso, é melhor pra você não ficar me vendo toda hora e continuar remoendo a sua angústia. Ponha a Alicia em meu lugar, ela é até mais bonita do que eu... Quem sabe você fica firme com ela e deixa de pensar em mim. Pena que eu vou ficar sem recordação da minha festa de casamento. Agora eu entendo por que você dizia que nem as fotos nem os filmes ficaram bons por causa da câmera. Gustavo, você é um cara muito legal e eu estou torcendo pra que o namoro de vocês dê certo. Eu gostei da Alicia e vou dar a maior força para que vocês sejam felizes, assim eu também vou ser.

Despediram-se e ela lhe deu um beijo no rosto. Quando ela saiu, ele começou a executar a sua sugestão.