Um conto de amor

As histórias de amor na sua grande maioria são clichê, mas algumas se sobre saem as outras. Essa é uma historia de amor que deu certo como tantas outras que existem por ai.

Leopoldo era um homem diferenciado em sua época. Ano de 1940, era um ano diferente também. O Brasil tinha um gaúcho na presidência, o Rio Grande do Sul um time chamado de Rolo Compressor, capaz de golear os maiores do mundo, e Redentora não tinha policia. Na época o hoje município de 10 mil habitantes não tinha mais que três mil, e ainda era um distrito de Palmeira das Missões denominada de Vila Seca. O nome veio dos tropeiros que usavam esta rota com as tropeadas e naquele lugar encontravam pouca água.

Leopoldo tinha servido no exercito e depois passou a ser um capitão de milícia, e foi designado na época a montar um destacamento na região do Campo Santo. O homem já no auto de seus trinta anos, ao bem da verdade era um boêmio sem restrições. E mesmo o seu desempenho como militar tinha diminuído consideravelmente em virtude das bebedeiras.

Leopoldo e seu filho Setembrino chegaram no povoado de Vila Seca no ano de 1942, e ali começaram a montar o primeiro destacamento de justiça do vilarejo. Primeiramente foi construída de pau a pique uma sede. Era uma pequena sala, onde ao lado esquerdo ficava localizada uma cadeia. Era uma cela de madeira, onde os arruaceiro eram trancados até o dia amanhecer.

Mesmo sendo um bêbado e degenerado, Leopoldo, sempre acompanhado de seu fiel escudeiro Setembrino, começaram a chamar a atenção dos poderosos do vilarejo por dois motivos. O primeiro pela valentia, o segundo pela habilidade no jogo do osso (jogo típico gaúcho), e acreditem ou não, ambos começaram a ficar ricos com apostas de cavalos, e vitorias no jogo.

Enfim chegou o ano de 1945. Aquele foi um ano turbulento, marginais castelhanos começaram a passar a fronteira e cometer roubos de gados do lado de cá. Não demorou muito para os meliantes chegarem ao povoado de Vila Rica. O roubo foi na casa do Coronel Nelson de Moura, onde foi levado uma grande quantidade de dinheiro, e ainda algumas peças de ouro da família. Os homens eram em cinco, mas os dois agentes da lei começaram uma furiosa perseguição aos meliantes. De forma incrível, com valentia jamais vista naquelas bandas, os dois foram pegando um a um. Até que ao final do segundo dia restava apenas um homem ainda a ser preso.

O sol começava a recostar seu calor no horizonte, e Leopoldo cavalgava lentamente por entre as árvores, em busca do ladrão. No meio do mato, na região do campo santo, uma cena chamou-lhe a atenção. Uma bela moça cavalgava sozinha, quando viu homem entrou em disparada. Leopoldo não teve duvidas e seguiu atrás dela.

Não demorou muito para que ela chegasse a casa do coronel Manoel dos Anjos, um dos homens mais poderosos da região, e também um dos homens mais cruéis. Leopoldo não teve duvida, estava apaixonado pela amazonas fujona.

Rondou a propriedade por alguns dias. Esqueceu o ladrão que nunca mais foi visto, e na noite do terceiro dia se decidiu por uma loucura. Iria invadir a casa do Coronel e pegar a moça para si.

Acompanhado de Setembrino assim o fez. Primeiro jogando lingüiça envenenada aos cachorros e depois entrou por uma janela. Deu na sala. Sorrateiramente os dois entraram no quarto e se depararam com duas moças. A negritude da noite impedia os valentes homens de saber qual era a fujona, afinal as duas eram igual. Para não haver erros, não tiveram duvidas levaram as duas. Em casa Leopoldo procurou a que ele amava, não tinha como saber, ela pareciam gêmeas. Ambas estava muito assustadas, choravam jogadas a um canto.

Leopoldo então saiu para fora colheu um ramal de rosas e voltou, e ergueu ao alcance das mãos de ambas. Uma delas olhou para o homem a sua frente e pegou as rosas. Para resumir a que pegou era Floraci, que casou-se com Leopoldo e viveram felizes até a morte do homem, ela ainda vive. A outra não tendo escolha afinal estava ali e não tinha como fugir casou-se com Setembrino e creio que també foi feliz.

O mais interessante desta história é saber que o pai das moças, somente ficou sabendo do paradeiro delas seis anos depois, e veja só, a fazenda do homem ficava a menos de trinta quilômetros do povoado de Vila Seca.

Para o amor, muitas vezes é necessário apenas um gesto.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 24/06/2011
Código do texto: T3054248
Classificação de conteúdo: seguro