O pé de groselha e o cão pastor
 
Embaixo da janela de meu quarto tem um pé de groselha que plantei há sete anos e era do tamanho de um palmo. Hoje, tem mais de dois metros de altura.................., mas não é mais um pé de groselha..................é um pé de borboletas. Vocês já viram um pé de borboletas?
 
Desde o primeiro ano em que foi plantado, produz lindas folhinhas aos pares de um verde vibrante, luminoso e toda manhã, ao abrir minha janela ele me saúda com suas folhinhas  frescas.
 
Um belo dia, ao abrir a janela, vi que estava coberto por lagartinhas verdes que se deliciavam com as folhinhas tenras daquela plantinha  ainda tão nova e faziam até barulho naquela degustação gostosa, chomp, chomp, chomp...............não tive coragem de interromper seu desjejum e via suas bochechas redondas saboreando, aos primeiros raios do sol, as folhinhas ainda úmidas de sereno.
 
Alguns dias se passaram e as lagartas engordaram, o pezinho de groselha ficou peladinho, só com algumas vare tinhas espetadas, mas, uma bela manhã, ao abrir minha janela, fui surpreendida por uma revoada de borboletinhas miúdas, daquelas pretinhas, com uma bolinha branca em cada asa.
 
Eram muuuuuuuuuuitas, forravam o muro, cobriam o pé de pêssego ao lado e os raminhos de periquito no chão.......... voaram com o movimento da janela, entraram no quarto que ficou uma festa.
 
Naquele dia minha netinha estava em casa e pode assistir ao belo espetáculo. Ao chegar em sua casa, bem distante da minha, encontrou uma borboletinha daquelas em seu quintal e com ela se encantou dizendo que era sua amiga pois a havia acompanhado desde a minha casa até na sua, enfim, aquela doçura como o é toda criança.
 
A partir daí, todo ano o pezinho de groselha se prepara por inteiro.
 
Cresce e apronta as mais belas folhinhas para receber as lagartas que surgem na hora marcada para a festa.
 
Numa manhã perguntei ao pé de groselha ainda sem folhas desde a última produção: Como você está se sentindo nesta manhã fria de outono?
 
Ele me respondeu:- Muito feliz! Preparando-me para a próxima estação.
 
Tornei a perguntar:- Como você pode estar feliz assim como está? Você não tem uma folhinha sequer, parece uma vareta espetada, nem parece um pé de groselha!?!?!
 
Então me respondeu:- Hoje as crianças não sabem mais o quê é uma groselha, quanto mais um pé de groselha. Então, como haveriam de desejá-la?
 
Ninguém, portanto, precisa de groselha. Estou feliz porque posso alimentar as lagartas, “produzir” borboletas e assim alegrar as crianças.
 
Sirvo ao meio no ponto que o meio precisa!!! Por isso sou muito, muito feliz.
 
Pensei, talvez este pé de groselha seja amigo do cão pastor meu amigo que só fazia o que os outros queriam. Um dia conto sua historinha. Ele também sabia quem era e o que estava fazendo aqui.................
Sandra Canello
Enviado por Sandra Canello em 08/01/2012
Código do texto: T3429514
Classificação de conteúdo: seguro