A SENHORA QUE NÃO SABIA SER MULHER

-Sempre sonhei em me maquiar, usar batom, vestir um vestido de salto alto, ser delicada como uma mulher...


Esse foi o pedido daquela senhora dos calcanhares rachados, das mãos calejadas, da boca já sem dente, do cabelo crespo pelo sol. Senhora nordestina, brava mulher guerreira, ganha de qualquer estrangeira, pois nasceu na terra de Deus.
Mais meus olhos não aguentaram e, caíram a chorar, não podiam acreditar nessa humildade, não nessa idade, tão velhinha, tão simples, tão humana.
Me encontrei com essa senhora, quando ela pedia esmolas e perguntei para o que. Disse-me que queria uma caixa de maquiagem.
Sofreu a segunda guerra mundial, seu pai a maltratava odiava a filha, não passava de um animal, conheceu a crueldade humana na pele, nunca estudou sempre trabalhou, para esse maldito sustentar. Perdeu cedo a virgindade, foi mulher com tão pouca idade, estuprada também pela vida.

-A meu Deus!!!! por que não cuida de cada um dos filhos seus?

-Mais deus cuida de mim sim menino, me deu um lar tenho abrigo, a rua é meu lugar, as noites nunca paro de rezar. Nunca peço riqueza, quero que o mundo mais belo seja e, que as pessoas possam mudar.

Disse-me essa senhora, na mesma hora em que comprei o estojo de se maquiar.
Ela se borrou toda com batom vermelho, ignorou o pequeno espelho, nem notou seu rosto todo se desmanchar. Deu-me as costas rindo, perdendo-se no escuro, talvez seu sonho maduro acaba de se realizar.
Eu fico ali olhando a rua vazia, a lua disfarçando ria, quando comecei a dançar, só faltou chover para Gene Kelly eu ser. Deus, o que faço com essa alegria que já não cabe no peito?
Eduardo monteiro
Enviado por Eduardo monteiro em 23/04/2012
Código do texto: T3628900
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.