Depois que João ficou viúvo , ele tornou um homem frio. Ele decidiu a trabalhar em serviços voluntários,assim ocuparia a mente. Numa dessa andanças por interiores , João chegou a uma aldeia. Ali seria sua parada de trabalho , já estava cansado e sentia-se muito solitário.Ele tinha um bom dinheiro para começar uma nova vida. João não percebia , mas ali na aldeia sua vida começou a transformar. Muita simplicidade , a cultura e um povo dócil. João depois de atender  aquele povo , á noite ia para a fogueira se esquentar tomando seu chimarrão. Seu pensamento ia para longe , lembrava de sua doce Juliana, que Deus a levou. Nesta noite o Pajé apresentaria sua filha que estava retornando da civilização , onde foi estudar. A aldeia estava enfeitada e muitas comidas típicas . Todos pintaram caráter, as mulheres enfeitadas e muita alegria. João meio desengonçado não fugiu da tradição,tentou agradar o pajé. Iracema chegou muito sorridente como sempre foi , uma magia envolvia aquela índia, ela ainda tinha todos os costumes de seu povo. João não pode esconder seu encantamento por aquela doce menina. Uma menina no corpo de mulher. Seu pai apresentou João como "homem branco, sangue bom",eles deram gargalhadas, Iracema foi estudar e formou-se em Pediatria , para cuidar das crianças da aldeia, que sempre adoeciam. Logo os dois conversavam a mesma língua , o mesmo encantamento. João partiria na manhã seguinte, ficou só para chegada da filha do seu amigo , assim  como via pajé ' FILHO DO SOL' ,assim que o povo o chamava. João gostou tanto da vida no campo, que resolveu comprar uma fazenda próximo da aldeia . Pajé liberou alguns de seus melhores homens para ajudar João no cultivo da terra, que era boa e fértil. A fazenda era um lugar lindo , tinha um rio que passava em suas terras. João estava muito satisfeito tinha um grande motivo para ter uma nova vida familiar. Iracema sempre vivia em seus pensamentos  ela se foi para outra aldeia para tratar seus pacientes. João voltou a aldeia determinado a pedir pajé que Iracema se tornasse sua esposa , era o costume, primeiro falava com o pai da índia. Pajé fez muito gosto e mandou que fossem buscar sua filha na outra aldeia, ela chegaria pela manhã. João aproveitou a manhã para atender uma índia que estava prestes a dar a luz . João viu que estava muito complicado , a esta altura Iracema já sabia de seu pedido. Mas João pensava em salvar aquelas vidas, mandou chamar o pajé porque o caso era grave. Logo veio pajé , Iracema já com luvas para ajudar Poti  amiga de Iracema .Iracema ficou confortando a amiga que chorava de dor.João falou com pajé que ela não resistiria, a criança sobreviveria se fossem rápidos.João voltou e escutou o choro de bebê no braços de Iracema que chorava também. Era uma linda indiazinha , João tomou a criança de seus braços entregando-a para receber os primeiros cuidados enquanto abraçava Iracema...Ficaram ali mudos e abraçados. Mais tarde depois de enterrar sua amiga Poti , que não quis revelar o pai da criança. Pajé chorou muito a morte de Poti , ele era um homem só também. Iracema deu o mesmo nome á pequena de LINDA POTI . Poti pediu que ela a criasse com muito carinho, e ela dizia ao seu pai que se casaria naquela mesmo dia com João e partiriam junto com sua Linda poti ,para a estância do seu marido na manhã seguinte. Apesar da morte de Poti , a aldeia se enfeitou com flores e festa ,era o costume festejar após a morte de um ente querido . Iracema estava linda, com flores de laranjeira presa em seus longos cabelos negros.João estava vestindo simples mas muito feliz, ele não escondia a satisfação de ter agora uma nova família. Iracema viveu a noite de seus sonhos ,João deixou para fazer amor na sua fazenda em respeito a dor de sua índia mulher. Pajé liberou umas índias para cuidar de Iracema , Linda Poti e seu genro. João iria a cidade vizinha logo para contratar boas funcionárias para servir sua nova mulher.Na estância, tudo estava perfeito para receber João e sua mulher , linda Poti que já a tinha por filha. Ao entrar Iracema ficou encantada e sentiu que ali seria um lugar para viver toda felicidade. João prometeu que a faria a mulher mais feliz , a mais realizada. Logo que se acomodaram , João levou Iracema para a beira do rio, lá se amaram...muitas vezes,com ternura , como selvagens, como macho e fêmea.Deitados e admirando sua mulher, João a prometeu seu amor eterno.
Shirley Nazareth
Enviado por Shirley Nazareth em 17/05/2012
Reeditado em 17/05/2012
Código do texto: T3673184
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.