Diferentes Faces do Amor ( Homenagem à Vinícius de Moraes )

Era noite, não uma noite qualquer .Nas outras noites– s”qualquer “, Marilindy costumava ir para a cama cedo , não para dormir , mas para ficar fantasiando , vivendo emoções que na vida real jamais viveria . Sonhava acordada com um príncipe tão encantado que Marilindy não podia tê-lo noutro espaço, senão em seus sonhos .

Nessa noite , Marilindy ouvia em CD as mensagens deixadas por seu príncipe . Era um cantor . Degustava cada som , se inebriava com as palavras ditas por tão nobre cavalheiro . Ele deu o CD de presente para ela , sem saber que ela o apreciava duas vezes mais do que ele pensava , embora sabia que ele estava para sempre indisponível . Ele era um anjo . Importante para ela , era a transformação , as mudanças pelas quais ela passava após tê_lo conhecido . Marilindy tornou - se uma pessoa melhor , mais alegre , mais produtiva . Depois que ouviu todo o maravilhoso CD, Marilindy foi dormir de verdade . Dormiu e sonhou muito . Devo salientar a vocês que Marilindy já era casada . Seu esposo era um Deus na formosura , na delicadeza para com a família . No entanto, Marilindy sonhava com um amor que ela não conseguia encontrar no seu esposo .

Começou a sonhar com uma família de pássaros sanhaços , em que a mãe era viúva e tinha duas filhas . Eram melancólicas , tristes ... de tão tristes , desaprenderam seu canto . Por outro lado , havia um pássaro solitário , que procurava uma família . Seu semblante revelava uma criatura entristecida por viver tão sozinho .

Esporadicamente tentava uma aproximação com a família sem pai . Desejou muito pertencer àquela família . Tudo parecia em vão . Ele insistiu de todas as maneiras , sempre humilde , com aquele olhar pedinte , cauteloso , mas cheio de carinho . A rejeição era nítida . Ele porém , nunca desistiu. E seguiu tão firmemente na sua intenção , que Dona Pássaro Sanhaço Triste , resolveu lhe dar uma chance . As filhas , ficaram a ciscar de longe , desconfiadas . Também nada fizeram para impedir o romance .

O Sanhaço foi aceito na família . As meninas Sanhaço continuaram desconfiadas . Mesmo assim a vida da família mudou , para melhor .

Chegou a primavera . Elas já estavam com idade certa para acasalar . Sempre com aquele aspecto de nada me agrada , ninguém me convence . Sua vida sem pai não estava sendo fácil .

A primavera seguiu com seu encanto , casais se entendendo , mais filhotes aparecendo ... Só as irmãs Sanhaço não conseguiam interagir com este momento tão particular da vida das aves . Logo surgiu um barulho diferente , um novo cantar no meio daquele pomar . As irmãs intocáveis conseguiram ouvir , e ficaram estáticas . As faces trombudas transformaram – se em faces rubras , as perninhas de passarinho começaram a tremer , e o biquinho superior começou a bater sem parar no biquinho inferior . Elas que eram acinzentadas ficaram mais sem cor . Bastante envergonhadas porque nunca tinham sentido aquilo . Uma escondia da outra o que estava acontecendo . Cada uma tão envolvida consigo , com aquele estranho comportamento que não percebia o mesmo acontecendo com a outra . Se puseram a esconder rapidamente , para que os outros bichos não notassem nada . Também não sabiam de onde vinha aquele cantar que dizia mais ou menos assim :

”Quando a luz dos olhos meus

e a luz dos olhos teu resolvem se encontrar ,

Ai , que bom que isso é , Meu Deus

que frio que me dá o encontro desse olhar ...”

As garotas Sanhaço perdiam seu norte , seu sul , seu leste , todos os pontos de orientação existente , quando ouviam essa melodia . Aconteceu de ficar com falta nas aulas mais importantes , se eram caladas , agora são mudas .

Tinham receio de saber quem era o cantor . Pensavam consigo que só de ouvi-lo ficavam a extremos , e se o vissem na hora do canto ? Perderiam o controle da situação . O jovem cantor iria fazer mal juízo delas , que eram Sanhaços vulgares , influenciáveis , fáceis . Esse modo de pensar as atormentava . Logo uma se revelou a outra . Começaram a acreditar que estavam amando um estranho .“_ E agora ? Somos duas , ele é só um . Como faremos ? “ _ Questionavam inquietas . “__ Vamos falar com mamãe “ .

Dona Sanhaço , já feliz com um novo companheiro , ouvia atentamente e afirmou : “__ Estão apaixonadas !!Maravilha ! Quando ouvirem o canto procurem por todos os lados . Não fujam não . A primeira que o encontrar será sua futura esposa . Esqueçam pernas cambaleantes . A vida está sorrindo para nossa família . Um grande amor não se encontra todo dia . À luta meninas .”

Prepararam a mochila e se dirigiram à escola . Na escola aprendiam a fazer seus ninhos nas cascas das árvores , e em forma de tigela para proteger das intempéries do tempo , e de seus predadores . Aprendiam a localizar os melhores frutos para sua alimentação . Tinham que reconhecer os frutos que haviam sido banhados pelos agrotóxicos .

O caminho para a escola era longo , de mata fechada . Começaram a ouvir um estranho barulho . Foram ver e , surpresa ! Se depararam com dois sanhaços adolescentes que também estavam à caminho da escola , caíram numa arapuca , estavam presos . Elas os socorreram . Um se chamava Vi dos Pomares Sobrinho e , o outro , Nícius dos Pomares Filho . Eram primos . Logo , agradeceram as meninas com seu lindo canto . Ambas ficaram deslumbradas , pois reconheceram o canto . Eram dois cantores !! E a família sanhaço voltou a cantar brilhantemente .

Marilindy ouvia as meninas sanhaços cantando divinamente . Acordou com o belo canto dos sanhaços em seu quintal , onde havia pés de laranjas , jabuticabas , nones e outros . E ela morava na cidade !!! Marilindy entendeu a mensagem do sonho . Se identificou com a mãe sanhaço que aceitou o amor daquele pássaro , embora não sentisse por ele uma emoção avassaladora , era um sentimento suave . Assim também Marilindy vivia . Ela nunca se arrependeu de procurar o amor nas suas diferentes faces .

Por : Lindalva Maria da Silva Casteluber

Publicado na coletânea: Magia e Encantamento da CBJE -ano 2012 pág.98-99-100

Lindalva
Enviado por Lindalva em 09/07/2012
Reeditado em 10/11/2013
Código do texto: T3769257
Classificação de conteúdo: seguro