Os Jardins Cheron e Cristhian.

Contam que nos arredores de Sevila, norte da Bolivia haviam grandes jardins,abandonados pelos tempos. Estes eram regados por familias e amigos dos falecidos donos, que há muitos anos haviam partido. Os moradores que viviam nas proximidades de Sevila os regavam incansavelmente.Mas alguns, não sobreviviam ao abandono e estavam morrendo a sua beleza e seu encanto natural. Alguns não tinham o acesso para ser cuidados, por serem muito extenso. O cultivo daqueles jardins que anteriormente eram os mais bonitos do mundo, haviam sido esquecido pelos tempos e por seus descendentes. O Cheron era o encanto e a magia de todas manhãs geladas e aromatizadas pelo perfume que se espalhavam ao desabrochar dos parreirais de rosas.
July Amora, que morava no grande casarão amarelo e branco, que se avistava no alto da colina apreciava todo amanhecer auqela beleza sem igual tamanho. Mas ninguém ainda era sebedor que ela era a unica herdeira daqueles imersos jardins sem vida.A menina de apenas nove anos que vivia na companhia da tia no grande malzoleu deixado pelos seus pais. July saia para caminhar,sempre na companhia de sua vóvo, de noventa anos. Ela sabia que sua filha Cheron havia deixado todas aquelas terras para sua neta.Sua idade avançada e a dificuldade de caminhar mas aproveitava o passeio para mostrar a neta,a fortuna deixada pelos seus pais. Amora,como era chamada por a avó Ame, ficou orfã quando seus pais morreram no incendio do carro, quando eles estavam em thur em Paris, para conhecer os jardins de Giverny, em Monet, num passeio de férias.
Cheron e Chistian só tiveram July Amora, Disse que q
uando era uma bebe,seus pais a levavam e a deixavam debaixo das amoreiras, enquanto trabalhavam nas plantações. 
A  menina ficou surpreza com tudo e curiosa para conhecer os detalhes das plantações.Dizia que ia fazer como os seus pais. Eles passavam o dia cuidando das flores, nos campos, cuidando das amoreiras, regando as plantas.
A pobre July, ainda relembrava de tudo. Quando soube que seu pais haviam feito a uma viajem e nunca mais iriam voltar, ficou sozinha no seu quarto por algum tempo. Agora parecia que via sua rotina mudaria apartir de
então .
 O seu quarto tinha uma varanda com frente osJardins e Ame sua avó, a deixou que ela ficasse sempre aos seus cuidados. O que Amora precisava era continuar os estudos. como seus sempre sonhara,que Amora tivesse sua formatura em  Biologia.
Os anos se passaram.
Amora ja completara 15 anos
Numa noite de chuva o dia amanheceu frio e tudo estava alegre.Os campos a natureza em festa. Era o inicio da primavera.Amora abrui a janela do seu quarto e avistou os jardins,não esitou e saiu.Afinal o encanto dos pomares onde seus pais viveram a maoir parte de suas vidas, lhes atraiam.
Chegando no portão de entrada,abriu devagar e adentrando sentiu um leve cheiro.Recordou o cheiro de sua mãe.Uma brisa perfumada que soprava como vento tomava conta levando os seus cabelos.Amora começou a caminhar e rodopiar e saltitando pelas relvas parecendo que voava.   Havia ali, a presente lembrança dos seus pais e o mais suave frescor da natureza que embalava com amor e felicidade. O que lhe inquietava ao tocar naquelas lindas flores aromatizantes.
Ela sentiu a extrema sensação de vazio e paz interior, tudo ao mesmo tempo. A falta de seus pais, a saudade a remetia a vontade de vê-los ali.
Tomada de saudades,ela começou a regar as roseiras e passando o dia entre as amoreiras,Amora evitou que passase o tempo todo  por ali, pois ja era quase noite. Ela voltaria no outro dia bem cedo.
Ao sair, voltou os olhos para uma placa ao lado e leu uma mensagem. Foi escrita por sua mãe."As rosas inspiram a vida e o amor"
Sentada na grama verde, ela pegou uma caneta e alguns pedacinhos de papel e copiando ela pendurou com um lacinho de fita nos galhos e roseira.Ali, ela ficou em silêncio,e chorou.
Já ha muitos dias ela ia para os jardins,como fazia seus pais ja acostumada com a rotina,abria o grande potão e se supreendia com o que via. Os roseirais dos jardins "Cheron e Cristhian" as pessoas  que visitavam fiziam a mesma coisa que July.
Escreviam a mesma frase e penduravam por toda parte. Amora pensou:Já estava sendo convidativo esse lugar encantador. Podia se observar em todas as roseiras,muitas mensagens de amor que os casais escreviam para celebrar a felicidade e o amor.
Todos os dias Amora observava da janela do seu quarto, Jorge,o jardineiro que chegava logo cedo para regar os jardins. O amigo da familia,permanecia o dia todo, cuidando das plantações.Amora tinha cuidado de todos os dias se juntar a ele para o administra-lo os trabalhos e cuidadar das flores e das rosas que ela muito ama.Isso ela fazia com muito amor diariamenta do amanhecer ao anoitecer. 
July amora ainda não conhecia todas as plantações que haviam naquele jardins.Quando seus pais se foram,era uma criança e agora ela se dedicava, para conhecer cada espécie, cada uma pelo nome, precisava se esforçar. Isso era o que ela mais queria pois sempre viu sua mãe falar das rosas pelo nome.
July era muitos inteligente e hábilidosa e logo aprendera como lidar com as flores e aos poucos ela já sabia o nome de quase todas as rozeiras e rosas dos jardins.
Os jardins habitavam muitas espécies de rosas,algumas ornamentais,de espécies raras.
Orquídea Sapatinho: Há muitos anos sua querida mãe havia trazido esta flor da Europa, esta orquídea delicada agora só era encontrada em uma área particular dos jardins. July descobriu um mundo cheio de surprezas e encanto.
Ela observava que uma orquídea,a Laelia Purpurata, flor símbolo era considerada rainha de Santa Catarina.
Esta flor era cuidada com muito carinho e dedicação pela mãe de July.
Foi um presente de um Conde portugues,amigo de seus pais.
Muitos esforços foram feitos ao longo dos anos por Cheron,para preservar esta rara espécie de orquídea.
Seu Jorge em algum momento relatou que uma vez a mãe de July disse,que fezera muitas tentativas que falharam,até a adaptação da planta com as terras Bolivianas.

Fazendo desta, um exemplo de uma das mais raras flores do que havia nos jardins, isto se devia muita  dedicação,porque esta,era uma das mais raras, e que estava em estinção.
Também a Orquídea Sapatinho,Cheron falava que há muitos anos essa flor já era encontrada em toda a Europa, entretanto,agora esta orquídea delicada só era encontrada em uma área particular na cidade inglesa de Lancashire e em segundo lugar nos Jardins "Cheron Cristian".

.Orquídeas,Amorphophallus titanum,Cravos,A flor-de-jade e outras varias espécies de flores exóticas que exalavam perfume e beleza já mais vistas.
Ao amanhece e entardecer,,ao acordar, aquele suave cheiro que vinha ao abrir a janela,eaxalava por toda casa trazia-lhe respiros de saudades aquele vento suave de perfume que vinha de encontro aos seus lindo cabelos ruivos.
Um dia ao descer a escada que dava acesso ao jardins July foi atraida por uma revoada de borboletas que pousavas nas flores.
Elas eram pequeninas e muito coloridas, ao seu redor.July Amora dançava, e num vai e vem em volta admirando a facinante colorido de mágia e rodopios das borboletas.Parecia que agradecia a jovem July por algo de extraordinário que ela tivesse feito,ou alguma coisa.
Elas apenas estavam fartas de mel e necta que extraiam das flores e estavam agradecidas felizes.
E caminhava com as borboletas quando adentrou no mais secreto dos pomares das arvores do tipo choronas e vitorias regias floridas.Tudo perfeito.Amora ainda não sabia que aquele o encantado Jardins dasAguas, e surpreendida com o perfume  que parecia lhes tomar suspiros mais ofegantes de felicidades sem fim com lagos e cachoeiras
tudo natural.Foi onde Amora pode admirar o mais belo por do sol junto as borboletas.
Huauuu,huauuu...que lindo!!! jardins.
Tanto eram as surprezas que não viu o tempo passar.
Para descançar um pouco ela sentou na grama,rodeiada pelas borboletas ,debeixo das marcieira,aproveitou para se deliciar com algumas maçãs. As maçã vermelhinha eram as mais doces, que o mais doce mel. Apreciando a grande roseira coberta de flores branquissimas como a núvem do céu.
Ela olha para o lado e avista uma rosa sobre o chão que parecia esta morta,murcha mas que ainda exalava o mais suave perfume.
Pegou-a com carinho e a cheirou.
Nesse instante July adormeceu.
No sono profundo July sonhou com sua Mãe, que apareceu no sonho, beijou como se fosse uma flor e dizia que a amava muito e que não estava longe.
July Amora esticou o corpo e acordou,depois foi até o lago onde jorrava agua limpida e molhou o rosto ,olhou para os campos todos cobertos de rosas, e comparou aquele beleza com um paraiso em festa.
A rosa que antes estava na mão se abrira em um boque de flores.Os passaros os animais as borboletas sobrevoavam e amitiam sons e cantos. Tudo se revigorava,abriam-se as pátalas de flores nas arvores mais gigantescas e nas mais pequeninas dos pomares e bosques escondidos.
July Amora levou para casa algumas mudas de flores e enfeitou o grande malsoleu. Grandes vasos de rosas, juntando com outras mais que já haviam desde o tempo de seus pais.
Passaram vinte anos
Certa vez , July olhando para uma das rosas, viu que, a que antes estava morta começava colorir e seu perfume era diferente das demais rosas que july havia manipulado nos jardins no decorrer dos anos.Ela queria descobrir qual roseira, teria uma das rosas mais lindas. Antes não vista, e começou a buscar pelo seu nome.
Mas não a encontrava em nenhuma daquelas roseiras,ela comparava a tal flor que dias atrás estava murcha, e quase morta.
Todos os dias e observa mais e mais, aquela estranha flor.
O dia o sol ainda não tinha nascido,July volta ao jardins para conversar com o jardineiro levando consigo a jarra com as flores.
July percorreu os jardins comparando a rosa com as demais e volta ao encontro de Jorge.
Amigo Jorge, tú conheces este jardim com ninguem, vais sabes me dizer onde fica uma roseira igual a esta.?
Mas o jardineiro disse:
Querida July Amora,havia nestes jardins uma roseira desta especie que prestei os mais rigorosos cuidados. Mas ela não resistiu o verão e veio a desfalecer. E disse.Depois andei procurando mudas, mas soube que esta, já estava em extinsão.Havia acabado a espécie.
As que pertenciam ao casal Cristhian e Cheron seus amados pais,há muitos anos atráz e logo após sua partida a roseira desapareceu.
Reguei,cuidei do seu broto com carinho,mas elas acabaram morrendo.
-Onde encontrou esta raridade?July.
Seu Jorge indo ao local,talvez encontrasse as raizes da planta.
July insiste.Mas ele nada sabia responder sobre, se haveria outra em algum local.
Sentou-se na grama pegou uma rosa cheirou e olhou nos olhos de July um pouco assustado.
Amora estava triste e ansiosa, queria saber algo mais de seus pais.
Jorge Reprisou;
O senhor Cheron e a Senhorita Cristhian que o nome tráz estes lindos jardins eram um casal amavel e feliz,eles viveram uma grande história de amor.
O casal está unidinho la em cima,no plano de Deus..
-Porque choras?July.
Saudades!!!Quando feleceram,não fiquei sozinha eles continuam do meu lado e estão agora,aqui.
July já estava com 25 anos.
Fazemos uma promessa de regar esta rosa, vamos planta-la agora. Damos um nome a ela.vai se chamar Cheron-Cristian, o nome de seus pais será a flor mais querida destes jardins.
Quando visitarem estes jardins serão todas direcionadas a ela. Uma placa com o nome"Cheron-Chintian" e todos se sentirão atraidos com o mais suave, doce e puro perfume.
Os dois escavaram o chão e sobre a terra e colocaram bastante esterco, e plantaram a suprema rosa. Alí naquele local, onde os dois conversavam,com frente o grande portão de entrada do Cheron Cristhian.
Dias depois.
Ao alvorecer Amora caminhava,e abrindo o portaõ de entrada, ficou em êxtase. Avistou a suprema rosa colorida,Brancas e Azul com tons aveludados de dourado e prateado em suas bordas, tinha um segredo inabalavel. As pessoas eram atraidas por ela,e quando se aproximavam acontecia uma magica. Todas rejuveneciam!Tocavam em suas petalas e o vigor da juventude acontecia. 
Os ramos espalhavam fazendo uma grande redoma de flores formava um enorme buquê de flores. O mais curioso era que no centro de cada flor se formava um rosto lindo que atraia os olhares.
Surprezos e repletos de felicidades,os dois observavam os grandes buquês de flores desabrochando.
Turistas vinham de todas as partes do mundo para vê de perto  que com o passar dos tempos, virou ponto turistico.
Cheron Crhistian, revivem. Exalando o perfume do puro amor.O das flores.



www.fatimacoelhosoar.net
 

escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 29/07/2012
Reeditado em 09/02/2024
Código do texto: T3802981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.