AMAR É SOFRER

Qual a diferença entre amar e sofrer? É comum ouvir as pessoas dizerem que não querem mais amar, porque já sofreram muito por amor. Não é segredo para ninguém, que esse sentimento é o mais confuso que existe. Se for perguntar para cada pessoa, o que é o amor? Cada uma vai dar uma resposta diferente. É uma emoção tão complexa e contraditória, que não dá para ter uma definição.

Talvez, o único que tenha chegado perto de definir o significado da palavra amor, fora Camões com seu poema “Amor é um fogo que arde sem se ver”. Esse texto mostra o paradoxo do amor, o querer está perto, mas ao mesmo tempo longe uma tristeza e uma alegria ao mesmo tempo e a dor que se sente, embora não tenha nenhuma lesão física. Essa agonia vem de dentro, do medo constante de perder a pessoa amada.

O que podemos nos perguntar então é: vale apena amar e correr o risco de sofrer? Ou fugir desse sentimento para não correr o risco de sofrer? A resposta é simples, não tem como evitar o sofrimento. Porque quem está apaixonado sofre, mas quem não está também sofre porque não tem alguém para amar. Portanto, o melhor seria sofrer por algo que está vivendo do que por alguma coisa que deixou de viver. Amando, pelo menos, você vai ter a certeza de que ouve momentos felizes, mas ficar sozinho é ter a confirmação de que será sempre uma pessoa infeliz.

NANA OLIVER
Enviado por NANA OLIVER em 25/09/2013
Reeditado em 25/10/2013
Código do texto: T4498307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.