Discutindo a Relação

Ensaiei o nosso encontro por cinco anos . Sim , cinco longos anos treinando as primeiras palavras , uma piada para descontrair , o momento correto de remoer o passado e rir dele como rimos de uma historia suja . Imaginava vê la no bar a noite , ela chegaria por trás e cutucaria meu ombro , teria um sorriso encabulado no rosto ajeitando a franja atrás da orelha .

A vi descendo o farol do centro que leva a igreja principal , carregando uma bolsa de couro vestindo um vestidão florido bem hippie ( ela adora essas coisas ) com os cabelos na cor natural de musgo que cobre sua cabeça .

No mercado , na fila do caixa , segurando um tablete de chocolate preto com amêndoas cantarolando a música ambiente e marcando o ritmo com o pé direito .

A vi no consultório odontológico .

No guichê da rodoviária .

No banco .

No trabalho .

Me preparei para o dia que ela chegaria trazendo o convite de casamento com uma dedicatória especial dizendo como seria importante se eu comparecesse e tudo mais . Achei que estava pronto , mas não , deixei escapar algo , deixei escapar o domingo de manha , e foi num glorioso domingo que minha campainha tocou as nove horas e fui atender com as chaves do carro imaginando ser o vizinho incomodado por eu ter parado em cima da sua calçada novamente . Mas eis que quando abro a porta usando minha camiseta rota branca com a imagem do Jim Morrison estampada e os olhos vermelhos de sono por causa só sábado a noite sou pego de surpresa com a imagem dessa garota chorando pedindo para entrar . Alguma coisa , talvez o fato de ainda estar bêbado , me fez pensar : ' oras , finalmente ela se deu conta do que perdeu e veio me pedir desculpas ' , mas o pensamento só durou poucos segundos até eu cair na real . Ainda estava parado na porta decidindo se a deixava entrar ou não quando ela meio que ordenou :

'' Abra logo esse portão ! ''

Claro , ho ! É pra já ! . fui até a cozinha e apanhei a chave sobre a mesa e corri até o portão . Abri e sai do caminho para deixa la passar . Foi direto para o banheiro e se trancou la . Sabia bem o caminho , mesmo depois de cinco anos longe , cinco malditos anos e ainda conseguia me controlar . Porque diabos abri a droga do portão ? Não precisava , não estava nos meus planos ela aparecer na minha casa , não sabia o que fazer , não tinha ensaiado nenhuma piada para o momento , não estava vestido adequadamente , na verdade estava vestido da mesma forma de quando ela me deixou dizendo que finalmente conhecera alguém diferente que lhe daria o valor merecido . Tranquei o portão , abri a geladeira , apanhei uma cerveja e bati na porta do banheiro .

'' O que foi ? ''

Cinco anos e ela continuava a mesma .

'' Me diz você . O que tá acontecendo ? Espero que não esteja fazendo o numero dois , acabou o papel . Vai ter de abrir o chuveiro e lavar , mas só tem água gelada , queimou a resistência ou coisa assim . ''

Ouvi o trinco girando e antes que eu pudesse fazer alguma coisa ela saltou sobre meu pescoço , ficou dependurada em mim , pois e baixa , um pouco mais alta que um anão , chorou ali por um tempo até que consegui afasta la e fomos para sala , voltei para a cozinha , matei a cerveja num só trago e enchi um copo da água que entreguei a Eliza . Estava sentada no sofá , você olhava ela e via que estava indefesa , fragilizada , seus pés pareciam flutuar enquanto os lábios se esforçavam para sorrir numa tentativa inútil de superação . Me sentei na poltrona a sua frente e ficamos separados pela mesa de centro com o tampo de vidro trincado . Ela deu um gole na água e botou o copo na mesa .

'' Ainda não arrumou essa coisa ? ''

Disse , os olhos perdidos no vazio .

'' Gosto dela assim . ''

'' É uma porcaria , isso é que é ''

'' Ta legal , Eliza , o cara lhe deu o fora não é ? ''

Dirigiu os olhos azuis para mim , estavam inchados de tanto chorar .

'' Não , fui eu quem o deixei . Boris é um babaca . ''

'' Ninguém é perfeito ''

'' Ele estava saindo com professora de academia . O peguei dando uns amassos com ela no nosso carro , no farol . Vi tudo quando saia do trabalho . Pedi para o desgraçado ir me pegar , sabe , estava chovendo , um diluvio e eu não tinha levado guarda chuva , mas quando liguei disse que estava ocupado , o carro quebrado no estacionamento . Veja só , dai pego ele dando uns amassos com a vagabunda no farol , não era nem noite ainda …''

Para falar a verdade , no fundo gostei de ouvir aquilo . Já fui deixado por tantas pessoas que a coisa toda parece uma piada saindo da boca de alguém que ainda se importa .

'' Como chegou até aqui ? Veio andando ? ''

'' Não seja idiota , Oliver , peguei um táxi ''

'' Um táxi ? Você mora a uma hora daqui …''

'' Paguei com o cartão do Boris ''

'' Legal , ele deve ter bastante dinheiro ''

'' Tem uma empresa de informática ''

Eu sabia que ele tinha . Eliza conheceu o bastardo quando nosso computador quebrou , o infeliz era autorizado pela fabricante a dar assistência técnica . Foi ela quem acertou tudo , o pagamento , os papeis e foi buscar a maquina . Levantei e fui até a geladeira outra vez , peguei duas cervejas e voltei . Estiquei uma a Eliza. Parecia mais calma , já não chorava mais . Abriu a lata e deu um bom gole .

'' Então , o que anda fazendo ''

Acho que só perguntou , sabe , não queria mesmo saber , só perguntou por perguntar . Mesmo assim respondi .

'' Você sabe , me virando , caindo aqui e ali mas sempre levantando . Meus joelhos já estão esfolados . ''

'' Li um conto seu que saiu naquela revista …''

'' Qual ? ''

'' Não me lembro do nome ''

'' Bom , não são tantas assim ''

'' Olha só , não lembro qual o nome daquela revista , tá legal . Se fosse uma das grandes eu me lembraria , mas parece que continua nas miseráveis . Se parasse de escrever tanta besteira talvez um dia uma das grandes...''

Jesus , pensei . Continuava agindo como uma cadela . Antigamente , quando estávamos juntos, parecia que tudo que eu fazia estava errado , me criticava , reclamava da conta de luz que estava alta demais , do arroz que não prestava , o cheiro do banheiro depois que eu saia dele , do cachorro que nunca latia quando um gato caia no nosso quintal ...o tipo de pessoa difícil de conviver , mas depois que se cria calos , la esta uma mulher para se levar a vida toda . Carinhosa e tudo mais . Esperta , bom papo , amiga . O fato é que era fiel e nunca tinha vergonha de dizer eu te amo e essas coisas loucas . Mas ainda sim , agia como uma cadela .

'' Ta legal , já chega , o seu cara te deixou , tudo bem , e dai ? Não precisava vir até aqui para me fazer tomar no cu e reclamar da minha casa e do meu trabalho , podia ter ser feito pelo telefone . Se quiser ficar , relaxar , dar um tempo até esfriar a cabeça , tudo bem . Mas logo te digo , conheço umas boas garotas que lhe dariam uma surra por mim , então pare de me foder e fica de boa , senão pode dar o fora e pagar um hotel . Esta com o cartão do cara mesmo . ''

Surpreendentemente ela calou a boca . Abri minha lata e bebemos em silencio . Minha cabeça pesava uma tonelada , estava quase voltando para cama quando Eliza começou a chorar de novo . Sai da poltrona e sentei do seu lado . Dessa vez fui eu quem a abracei , beijei sua testa e alisei suas costas .

'' Porque ele fez isso comigo ? ''

Quis saber .

'' Sei la . Poligamia .Os reis , heróis de guerra , jogadores ...homens gostam disso . Gostam também de gêmeas ruivas lésbicas . Deveriam ter criado o homem com dois cacetes e tirado o cérebro . Não sei se notou , mas para muitos isso , o cérebro , é geleia de framboesa …''

Eliza riu baixinho , meio chorando , meio rindo com a cabeça encostada no meu peito .Me deu um beliscão na barriga , ela fazia um bocado isso antigamente . Murmurou alguma coisa que não entendi .

'' O que foi ? ''

Levantou a cabeça e enxugou as lágrimas com as costas das mãos .

'' Você nunca fez isso ''

'' O que ? ''

'' Nunca foi atrás de outro rabo . Olhava , as vezes salivava quando viajávamos para praia , sempre me deu a crer que na primeira oportunidade me passaria para trás , mas até onde sei nunca o fez . Sem perfume na roupa , sem mulheres ligando . Mas agia como um safado todos os dias , mas nunca teve vergonha de sair do meu lado …''

'' Poxa , Boris se sente envergonhado ao seu lado ? ''

'' Não da , porque sempre sai sozinho ...mas você nunca se importou de me levar . ''

'' Você sempre dirigiu bem , quando bebo perco o controle , sabe disso ''

Eliza começava a me encabular . Ela também sempre foi boa nisso .

'' Sabe o que mais dói , é que do Boris não esperei uma atitude assim , já de você , esperava tudo . Então nunca entendi porque não o fez . ''

Era como eu , digo , estava pronta para encontra la na fila do cinema mas não para recebe la na minha porta . Esse tipo de coisa surpreende a gente . Eliza ficou , mas somente até a manha de segunda , quando chamou um táxi . No domingo pedimos pizza , saímos até uma adega e compramos vinho argentino e alugamos duas fitas na locadora La Marca del Cigarret . Locadora legal e saudosista que mantêm boas películas em VHS a disposição . Assistimos Crossroads com Ralph Macchio , aquele carinha do Karate Kid , depois botamos Singles ( Vida de Solteiro ) filmão grunge de 1992 e durante Três Solteirões e um Bebe a garota calma e sorridente tornou a contorcer o rosto e deixou escorrer outra lagrima .

'' Estou gravida ''

Disse . Segundo ela , segundo sua índole , não poderia deixar o marido traíra agora , não com um bebe a caminho .

'' Não quero minha filha sendo criada sem um pai ''

Pedi que ficasse . Vamos cuidar da criança juntos , falei .

'' Temos o cartão de credito do sacana ! ''

Mas não deu certo , claro .

Assim como não estava preparado para recebe la num domingo de manha , de ressaca e com sono , não estava preparado para deixa la ir outra vez . Mesmo assim o carro amarelo a levou para longe . Tem coisas que não mudam .

06/11/2013

10h42m

Dica de Filme - Silgles ( Vida de Solteiro ) 1992

Direção - Cameron Crowe

Outro filme bom do cara - Almost Famous ( Quase Famosos ) 2000

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 06/11/2013
Código do texto: T4559006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.