Derrame

Michele procurava a chave na bolsa quando viu a irmã dormindo na poltrona com a tv ligada. Ela parou e ficou a observando, as rugas, as olheiras, aquele cabelo maltratado preso em um pequeno rabo e blusa branca amarrotada o moletom cinza... Ela chegou a sentir pena da mulher e se aproximou devagar se assentando na ponta da mesinha de centro.

- Marta... - Disse suavemente Michele.

Marta acordou e sorriu para a irmã.

- Vem comigo, vamos sair um pouco.Você precisa viver irmã... Se divertir.

Marta sorrindo responde: - Você sabe que não posso ir. Onde estão os meninos?

- Ah! Matheus está jogando no computador e o Marcos está com a mamãe na cozinha. Ele disse que vai ajudar a vovó a fazer janta.

- Meus filhos são uns fofos.

- E você é uma grande mãe. Mas me preocupo contigo, desde do AVC do Ricardo sua vida parou.

- Gente, já são quase oito horas. Tenho que dar remédio pro Ricardo.

- Mana... Eu sei que você o ama... Mas não seria melhor deixar ele num asilo, algo assim... Marta você nem 40 anos tem é jovem está perdendo todo sua vida por ele. Ele não vai se recuperar.

Marta sorriu e passou a mão no cabelo liso e longo de Michele.

- Michele é amor.

- Amor você perder sua juventude ? Não se divertir... Tudo culpa desse derrame maldito.

- Mas o amor é isso... Ele transborda, ele derrama...

- Marta... Marta...

- Deixa o seu amor derramar Michele. Se derrame!

Michele comovida beijou a testa da irmã. E quando ia saindo ouviu Marta dizer:

- Michele divirta-se e lembre-se:Se der... Ame.