A Cidade das Frustrações

A Cidade das Frustrações

Em uma outra dimensão do universo, existe uma pequena cidadezinha, chamada "A Cidade das Frustrações".

Quem entra nela, não vê tipo algum de placa com dizeres agradáveis de "Seja Bem-vindo", ou "Você está na Cidade das Frustrações!"

Nessa cidade não existe comércio. Não existem prédios e nem grandes casas. Existem barracos e pequenas casas de madeira. Todas as construções (se assim posso chamar) são feitas de madeira. Não existem carros e não existem pessoas sorridentes ou apressadas. O máximo que existe é algum fusca velho todo enferrujado, andando pela estrada de terra e incomodando todos ao seu redor com o barulho e fumaça fedorenta. As pessoas não sorriem e não se preocupam com nada. Elas são frustradas, assim como qualquer coisa naquela cidade é frustrante.

A maioria das pessoas que lá se encontram são mais velhas. Você não vê crianças sorridentes ou animais de estimação. No máximo cavalos sujando a estrada com merda. Isso porque crianças não se deixam frustrar. Crianças são fontes de luz, por mais que estejam frustradas por não terem o brinquedo que tanto desejam, a imaginação faz com que elas criem um muito melhor. Estão chorando em um minuto e no outro já estão sorrindo. Não existem crianças na cidade pois ninguém lá se reproduz. As pessoas são frustradas, algumas por dinheiro, outras pela saúde... Mas a maioria delas são frustradas pelo amor. A maioria delas nunca foi amada ou conseguiu amar, nunca teve um toque de carinho ou pode dizer para si mesma: "eu amo e sou amada".

Algumas dessas pessoas encontraram o amor de suas vidas, como a Lucinha, que amava o Daniel... Mas ele acabou a deixando plantada no altar. Ou como o João, que amou Dominique e esta lhe prometeu longas noites de amor, mas acabou fugindo com o filho rico do coronel.

As pessoas da cidade são tão frustradas com o amor que são incapazes de amar novamente. Muitas delas convivem diariamente com pessoas que poderiam ser o amor de sua vida, mas ambos estão cansados e frustrados demais para tentar algo do tipo.

Não existe lucros naquela cidade. As pessoas simplesmente sobrevivem. Cada um come o que tiver e o que der. Pessoas com um bom coração acabam cozinhando e servindo para os outros, a comida que nunca é saborosa, mas que todos precisam para não se sentirem mais vazios. Não comem por prazer e sim porque precisam. Sim, existem voluntários na cidade. Isto porque nem sempre uma pessoa frustrada tem um coração de pedra. Aliás, a maioria delas carrega consigo um sorriso no rosto, para disfarçar a grande confusão na mente. Elas não escolhem ser frustradas. Simplesmente se tornam com o tempo.

Uma coisa muito comum de se ver na cidade, são os bares malacafentos. Esses bares servem pinga barata e cigarro. As pessoas não pagam por isso, na verdade isso é cortesia da cidade. Pois todo mundo sabe que os bares estão lotados de pessoas com corações vazios. Bar nos lembra um lugar que vamos pra descontar frustrações... Então as pessoas enchem a cara, fumam, saem cruzando as pernas de lá e no outro dia acordam piores do que já estavam: de ressaca, fedendo à fumaça e com as mesmas frustrações do dia anterior. A música que toca nos bares é totalmente melancólica e nunca muda. É tocada em discos de vinil e ninguém nunca muda o disco. Pois isso é frustrante. Ninguém conversa com ninguém e todos curtem ali sozinhos, suas frustrações.

Dizem que a dor deve ser sentida. Bom, as frustrações também. É por isso que as pessoas vão pra lá. Muitas desistem de viver e pensam alto: "minha vida é um lixo, sou frustrado em tudo o que faço". Quando vão para a cidade, acabam percebendo que suas vidas não eram tão frustradas assim... Tarde demais.

Quem entra na Cidade das Frustrações não pode mais sair dela.

E você, como se sente hoje?