Amor caboclo

Eu fumava meu cachimbo quando a nêga entrou na gira. Rodava, cantava e sorria. Seu saiote vermelho era como um furacão, girava imponente, envolvendo um mói de gente ao seu redor. Que formosura! Fazia um bocado de noite que'la não aparicia ali.

_Suncê tava sumida.

_Tava não, Inhoiô. Sempre venho aqui. Suncê que não prestatenção n'eu.

Ela sabia que o preto-velho ficava louco quando mizifia olhava daquele jeito.

_Zifia sabe que o nêgo anda muito ocupado, né?

_Eu sei painho. Eu sei.

_Mar me conte. O que a fia quer de'u?

_Né nada não, painho, só queria ver o inhoiô mermo.

O som das palavra de minha pombajira entraru no zuvido de'u, tão alto que nem o som das macumba ou dos tambô eu zuvia mais. Eu sabia que a voz num era dela. Também sabia que aquele corpo não era seu. Mas sua presença em meu terreiro, fazia tudo se alumiá, fazia eu sentir aquele coração que, mermo não seno meu, acelerava na presença daquela cabocla.

Deixamo nossos cavalo ali mermo no terrêro e fumo pra beira da praia. A lua cheia disputa com mizifia quem estava mais bunita, pobre lua! não tinha chances contra ela naquela noite.

_Painho.

_Diga, meu amor.

_Suncê promete que vai me amar pra sempre?

_Num importa quantas encarnação eu tivé, em tudim, suncê sempre vai ser meu amor.

_Meu preto-velho, eu amo ocê. Nunca se esqueça disso.

_Zifia, tá aconteceno alguma coisa, pru mode dô cê tá se despidindo?

Ela olhou pra eu daquele jeito, cum aqueles zóio chei de lágrima.

_Eu vou voltá. Vou ter um corpo, vou voltar prum ventre de um muié, vou ter outra chance aqui na terra.

Ela me pegô disprevinido, um choque. Mas eu num podia dexá aquilo intristecê minha noite, afinal, não sabia se nos ia ter otra chance.

_Painho?!

_Me adiscurpe, minha cabeça tava em oto canto.

_Inhoiô tá chatiado com eu?

_Como poderia, suncê vai poder tentar denovo. Agora se achegue, deite aqui perto d'eu, vamo aproveitar esse noite como se fosse a últimas de nossa vida.

Ficamo alí aquela noite, nos amando como nunca ou ninguém se amou. Vimos o sol nascer e, depois disso, ela se foi. Eu tinha certeza que um dia, nem que fosse por acaso, o destino ia colocar mizifia na minha vida novamente. Eu tava errado.

Gonzaga Neto
Enviado por Gonzaga Neto em 12/11/2014
Código do texto: T5032836
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.