Transmissão! (EC)

Com pouca criatividade, ainda mais tendo de enfrentar tão desafiador tema, resolvi como tenho feito amiúde, recorrer aos préstimos da pesquisa no Dr. GOOGLE e por lá encontrei excelente mensagem encaminhada no DOMINGO, 20 de Maio de 2012, pelo ex PAPA BENTO XVI ao povo para ir ao encontro do 46º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, denominada: “Silêncio e palavra: caminho de evangelização” e resolvi, antes de compor algo de minha própria lavra, compartilhar parte que julguei pertinente ao tema:

O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços. Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons.

Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de Setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.

Vaticano, 24 de Janeiro – dia de São Francisco de Sales – de 2012.

...........................................

Lucio e Lucia definitivamente se amavam!

Lucio não concebia viver sem, ao menos, ter Lucia em seus pensamentos...

Lucia não concebia viver sem, ao menos, ter Lucio em seus pensamentos!

Aqueles que com eles conviviam, como é comum em sociedade, comentavam, sendo que alguns admiravam, a querência que nutriam um pelo outro.

Sempre que tinha qualquer oportunidade, Lucio estava ao lado de Lucia...

Sempre que tinha qualquer oportunidade, Lucia estava ao lado de Lucio.

Àqueles que admiravam o relacionamento, parecia que eles haviam, definitivamente, nascido um para o outro. Assim como dizia frase de música de muito sucesso no show business nacional: “E todo mundo diz que ele completa ela; E vice-versa, que nem feijão com arroz...”!

Lucio querendo saber tudo sobre Lucia...

Lucia querendo saber tudo sobre Lucio.

Chegaram até, juntos e individualmente, conversarem com os pais, parentes, amigos dos pais que já o eram à época em que nasceram, seus próprios amigos de infância, amigos de adolescência e amigos atuais, em sua maioria amigos comuns! Buscavam obter TUDO o que pudessem saber, um do outro!

Certo dia, quando estavam em um encontro religiosos de jovens, receberam das mãos do amigo Francisco, com recomendação de que não deveriam deixar de ler, um folheto contendo na íntegra o teor da mensagem “Silêncio e palavra: caminho de evangelização”, que parte encontra-se acima reproduzida!

Sentados Lado a lado, sós em ambiente onde imperava silencio ‘quase total’, onde ao par de alguns bancos e uma pequena mesa para servir de apoio àqueles que por lá celebram algum culto (na religião católica denominada Credência), uma imagem tradicional do Cristo crucificado figurava suspensa no alto da parede para a qual se encontravam voltados, iniciaram a leitura da mensagem.

Ao final da leitura, como se estivessem em transe:

Lucio e Lucia volveram lentamente seus rostos um para o outro...

Lucio fixou seu olhar diretamente nos olhos de Lucia...

Lucia fixou seu olhar diretamente nos olhos de Lucio.

Lucio disse para Lucia que, por incrível que podia parecer, tinha certeza do que havia passado pelo pensamento dela!

Lucia disse para Lucio que, também de forma incrível, tinha certeza do que ele havia pensado!

Lucio fechou os olhos e recostou sua fronte na fronte de Lucia...

Lucia fechou os olhos e recostou sua fronte na fronte de Lucio...

Como em transe, em coro começaram a sussurrar:

--- Neste som do silêncio, somos privilegiados... Não será impossível haja vista nada nesta vida ser taxativo, porém, à primeira vista, dificilmente, mesmo no silêncio as palavras que afloraram conjuntamente em nossa mente se repetirão! Você é a metade que me completa, minha alma gêmea!

Ainda como se em transe, olharam-se, olhos nos olhos, e oscularam-se!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - >Palavras e Silêncio que Jamais se Encontrarão

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/palavrasesilencio.htm