Exceção

Exceção

Marcos estava dando uma volta no parque da cidade, quando viu Gustavo sentado em um banco de cabeça baixa. Não deu para se conter e perguntou:

– Ué, o que aconteceu para você estar assim, todo jururu?

– Lembra, te falei, ganhei um concurso literário pela internet?

– Lembro, você ficou super contente. E por que está triste agora?

– Porque para receber o premio eu preciso ir até o evento acompanhado de uma pessoa do sexo oposto – falou como se tivesse decorado o e-mail recebido.

– Desde quando isso é problema?

– É problema quando a única mulher que você conversa é a sua mãe, e com toda a certeza, não é legal levar a mãe em um lugar desses.

– Já pensou em divulgar na sua turma da faculdade?

– Aquelas garotas, não gosto de conversar com nenhuma delas. São arrogantes demais. Com exceção da Amanda, ela é gente boa, mas não sei se ela toparia.

– Já perguntou para ela, senhor perito em fazer tempestades em copos de água?

– Ainda não.

– Pergunta ou eu vou te dar uma surra!

– Não vale me ameaçar com força bruta! Você é instrutor de academia de boxe chinês!

– Então é melhor você fazer o que é óbvio antes de ficar se lamentando!

– Tem razão! Você é um amigão.

– Amigos são para essas coisas.

Sendo assim, à noite na faculdade, Gustavo resolveu fazer o convite:

– Amanda, posso falar com você?

– Claro. O que é?

– Sabe, eu tenho o costume de escrever alguns contos e poesias, e me escrevi em um concurso na internet, ganhei, mas me pediram para eu ir acompanhado de uma mulher. Você se incomodaria de ir comigo?

– Normalmente os homens convidam as mulheres para ir numa pizzaria, lanchonete, barzinho, restaurante, shopping... Mas convidar para ir receber um prêmio com certeza é a primeira vez – falou riu – Eu vou com você sim – e piscou sorrindo.

Os dois seguiram viajem como amigos e voltaram assim. Mas todos sabem que um homem e uma mulher não ficam apenas amigos por muito tempo.

No parque da cidade, Marcos pediu para Gustavo acompanhá-lo em algumas voltas. Enquanto caminhavam os dois conversavam:

– Amigão, quem é mais bonita a Aline ou a Luana?

– Marcão você e suas loiras – disse rindo – Você sabe muito bem que não vejo graça nenhuma nelas. Você sabe que minha preferência é a Carol.

Alguém passou e chamou a atenção de Gustavo.

– Já reparou como a Amanda é bonita?

– Quem é Amanda?

– A moça que acabou de passar.

– Tem algo errado no seu senso de preferência? A moça é loira, e você não acha loiras bonitas!

– Ela é exceção.

– Não é uma simples exceção. Você gosta dela?

– Por que a pergunta?

– Porque que quando uma mulher é consegue ser exceção em sua vida ela é especial pra você. Sendo assim, normalmente, se abre uma exceção e permite que ela entre na sua vida.

– Verdade. Mas eu tenho que perguntar para ela se ela quer entrar e eu não tenho coragem.

– Pergunta pra ela. Você tem um prazo de uma semana se não perguntar eu pergunto do meu jeito – falou e deu aquela risada.

Enquanto os dois conversavam, Amanda encontrou-se com Jéssica sua amiga e depois de cumprimentá-la começaram a conversar, papo vai e papo vem, até que elas começaram a degradar a imagem do sexo oposto. Para que não entendeu: falar mal de homem mesmo.

– Amiga, os homens de hoje em dia não são mais sensíveis. Só querem sair conosco para nos mostrar para os outros, como se fossem troféus – dizia Jéssica.

– Eu conheço um que não é assim – respondeu Amanda com um sorriso.

– Os homens só olham para aparência, concorda? – continuou.

– A maioria sim. Mas conheço um que prefere olhar para o jeito de ser – retrucou.

– Você está saindo com o mestre das exceções amiga?

– Não só sou amiga dele – respondeu e ambas caíram na gargalhada.

– Vou te dar um conselho: já que vocês são exceções que tal ficarem juntos.

– Pode deixar.

Sendo assim, Amanda e Gustavo se encontraram no corredor da faculdade e disseram:

– Preciso falar com você?

– Você primeiro – disseram juntos.

– As damas primeiras – disse Gustavo.

– Você está gostando de mim?

– Se eu te responder, você namoraria comigo?

– Aceito seu pedido de namoro – falou rindo

Alguns anos depois os dois se casaram e Marcos e Jéssica comentaram um com o outro:

– Esses dois são um casal de exceções.