INSETOS NA GELATINA

EPITÁFIO DE ALGUNS MINUTOS

Jasmim cutuca o nariz e pensa que ninguém esta olhando , todos concentrados no jogo de cartas na mesa , pocker . Ela não sabe jogar , por isso fica de canto tentando aprender alguma coisa. As vezes ela tem de levantar para ir buscar algo na cozinha . A casa de Dagoberto é grande , tem mesa de sinuca e churrasqueira . Dois banheiros , quatro quartos , portão elétrico e nenhuma criança . Jasmim pensa que se casarem um dia , vai querer no mínimo duas meninas . Dagoberto não sabe disso , nunca conversaram sobre filhos , mas ultimamente ele vem sugerindo que ela se mude para junto dele . Ela deixaria seu apartamento apertado e sem elevador para viver de favor-amor na casa de um homem mais velho e resolvido . Mas morar junto com outro alguém lhe assusta . Pensar em acordar todos os dias ao lado de outra pessoa , aguentar a variação de humor , sentir o hálito mórbido da manha , o rosto inchado , o som da urina acertando o vaso , o som da escova de dentes em ação ; isso tudo desconstruiria o personagem perfeito que ela criou e ama amar .

Da cozinha Jasmim volta com dois copos de tequila e três garrafinhas de água com gás . Serve os jogadores como uma boa dona de casa que ainda não é . Junto com a tequila serve pedaços de limão e saches de sal . Ela acende um cigarro , a fumaça incomoda os da mesa e ela sai fumar no lado de fora . A lua é um grande ralo espelhado no céu engolindo toda luz do sol . Ela sopra fumaça para o alto , e pensa na infância que passou . Ainda é jovem , está longe de se tornar velha mas não tão longe da meia idade . Um carro passa e dele ouve se risadas , então começa a buzinar . Jasmim não está dando trela para nada , só para a fumaça que forma imagens espectrais enquanto sobe e desaparece . O Portão ! Grita Dagoberto da sala onde rola o jogo , tirando Jasmim do seu nirvana . O que ? Ela diz para si mesma , quando então Dagoberto torna a gritar : abra ao portão ! A garota passa as mãos pelo rosto , como que para espantar o sono que começa a aparecer depois de alguns copos de vinho . Espia pela tela vigia ao lado da porta de entrada da casa, la fora um carro vermelho esta parado , dando sinal de luz . Tem um carro vermelho parado no nosso portão . Avisa Jasmim , então nota que usou 'nosso portão' , não no seu portão , já que a casa não era dela . Estaria se acostumando com a ideia de arrastar o pouco que tem para junto de Dagoberto ?

Claro que tem , diz ele , é por isso que pedi para você correr lá e abir !

Ela aperta o botão que abre o portão , mas lembra se de que ele não esta funcionando . Sente uma pontada de ódio . Jasmim é muito calma , raramente demonstra sinal de raiva , mas nem por isso acha estranho esse sentimento , e pelo momento que durou o saboreou , sentiu vontade de gritar e bradar tudo que afogava dentro de si como moscas na gelatina .

Quando Jasmim se distanciou , Dagoberto cobriu o rosto com uma das mãos , Lúcio , um dos jogadores sentados no chão embaralhava as cartas na mesa . Sua dona tem um rabo digno de ser sacaneado a noite toda , parcero , diz ele para Dagoberto que o encara por entre os dedos mostrando os dentes num sorriso forçado . Minha dona , pensou ele , que diabos , não estou pronto para arrastar uma mulher pra dentro de casa , vê la depilando as pernas e tomando espaço no guarda roupas , mudando a decoração do quarto , enchendo a geladeira de verduras , lavando calcinha na pia .

Essa garota , diz Dagoberto , esses dias me perguntou se eu já pensei em me casar .

Lúcio lhe dá um tapinha nos ombros sobre a mesa . Acho que ela está esperando que você se ajoelhe com uma caixinha com algemas dentro . Diz ele .

Dagoberto empurra a mão de Lúcio , então ela está louca , retruca . Há uma diferença entre ser solteiro por vontade própria e ser por incapacidade de conseguir uma mulher .

Disso ele tinha razão . Era um cara com certa sorte para mulheres , Jasmim não era a mais bela , por outro lado , ele sabia que era a única que não demonstrava interesse por sua grana . Morava num buraco estudantil , sempre tendo de escolher entre jantar e almoçar , as vezes a via deslocada em sua casa grande conquistada com dinheiro suado , pelo menos era assim que ele gostava de pensar : dinheiro suado . Falcatruas financeiras e um investimento de alto risco , e depois que se coloca o pé na fossa , logo estará afundado nela até o pescoço ,e a ideia é não deixar a merda entrar na boca .

Da sala ouve o motor do carro subindo a pequena ladeira . Som alto vindo das caixas , Iggy Pop , The Passenger . Então Dagoberto pensa que não foi uma boa ideia chamar Jéssica . Jéssica nasceu e cresceu com ele ,eram bons amigos , não tão bons quanto antigamente . O tempo se encarregou de afasta los , embora ainda exista contato pelas rede sociais e não sejam estranhos um para o outro , deixaram de ser amigos e passaram a ser colegas . O carro estacionou , justo sobre a grama recém-plantada . Do carro vermelho velho saem Jéssica e Laura , visivelmente alteradas exalando cheiro de maconha . Da bolsa Laura tira um vidro de colírio que pinga nos olhos usando o espelho retrovisor do passageiro como guia . Dagoberto se levanta para recebe las , quando Jasmim reaparece depois de vencer a pequena subida . Parece cansada , a curta caminhada exigiu de seus pulmões viciados da fumaça de cigarros baratos . Ela sorri para as duas garotas que se desculpam por não terem lhe dado uma carona .

Besteira , diz Jasmim , enxugando gotas de suor na testa com a mão . Lúcio surge trazendo duas garrafas de cerveja .

Vejam só se não é Jéssica , nossa maratonista , diz ele , entregando uma garrafa para cada uma seguido de um abraço e beijo no rosto . E quem é essa ? Pergunta ele , medindo Laura dos pés a cabeça .

Essa é uma amiga minha , acabou de terminar um relacionamento de quatro anos e não está disposta a perder tempo com um fanfarrão contador de histórias como você .

Lúcio se afasta com um sorriso rancoroso nos lábios . Sua fama não era das melhores entre as garotas , e para aquelas que não o conhecem era fácil se apegar as suas histórias e seus jogos de sedução .

Jasmim chega mais perto para cochichar nos ouvidos de Laura : não se iluda com o rostinho bonito , é como olhar direto para o sol. Acaba cega com uma tremenda ferida .

Quem diria dedé , que um dia chegaria tão longe . Fala Jéssica admirando a casa .

Nem tão longe . São só 120km de onde crescemos .

Jéssica aproxima um punhado do seu corpo ao do de Dagoberto , isso faz Jasmim estremecer de raiva, novamente o sentimento bom que logo se afoga quando os dois começam a rir e a garota se afasta .

Não era disso que eu estava falando . Ela é sua noiva , né ? Pergunta Jéssica mirando os olhos para Jasmim , que sorri encabulada .

Não somos noivos , que ideia essa . Ela é só minha …

ele para antes de dizer : namorada . Não queria dar esperanças a garota .

...é só uma amiga .

O rosto de Jasmim pareceu derreter de decepção , mas estava acostumada com isso . Ele não queria assumir nada ainda , e ela entendia . Tinha suas preocupações, o trabalho , viagens de negócio . Sabia que ele falaria na hora certa , falaria as palavras que ela espera ouvir a mais de ano .

Os outros rapazes aparecem com seus copos , as garotas os cumprimentaram com um aceno de cabeça , o que os fez avançar para recepciona las . Eram mais três funcionário da empresa de Dagoberto . Bajuladores puxa saco que só faziam concordar com tudo que o chefe diz . O tipo de gente sem ambição original , de relacionamentos profissionais e amizades administrativas , cujo o único interesse é o crescimento profissional e financeiro . Cada pessoa no círculo social era uma chave que abriria diferentes portas .

Pensei que rolaria uma festa aqui ! Disse Jéssica . Cade a bebida , a música , e porque não tem ninguém na piscina ? Você nunca me disse que tinha uma piscina em casa , Dago …

Lúcio concordou com ela . Isso ai cara, uma festança , já temos as pessoas , eu me sujeito a sair e comprar as bebidas . A piscina está cheia , e você tem um belo equipamento de som guardado juntando poeira . Laura tirou um saquinho do bolso do shorts jeans e o exibiu, E nos temos a erva , disse a moça , tirando risos dos homens da casa , que já estavam assanhados com a visível embriagues das duas . Jasmim se aproximou mais do anfitrião pegando em sua mão . O homem se sentiu constrangido quando os olhos de Jéssica filmaram a cena e lhe dirigiu uma piscadela , como que se disse-se : vai fundo , cara ! …

27/10/2015

13h20m

Cleber Inacio
Enviado por Cleber Inacio em 27/10/2015
Código do texto: T5428807
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.