O Pássaro

- “Eu te entendo, mas quero que você me entenda também:” – Eu já estava arrependido de começar a falar – “Nós podemos ser livres, juntos!”

- “Isso não é liberdade.” – Ela sorria enquanto falava, e eu não sabia se isso me deixava triste ou raivoso – “Eu sou livre. Quero ter quem eu quiser a hora que eu quiser. Não sou de ninguém e você sempre soube disso muito bem.”

- “Você pode ter. Eu não terei problemas com isso. Não sou ciumento. Você pode ter quantos quiser, estando comigo.”

Ela sorriu, se levantou e acendeu um cigarro. Continuou.

- “Você sabe que isso não é verdade. Você é diferente, é de uma pessoa só. Eu sou de todas elas, um pouquinho de cada. Sou um Pássaro livre em busca de aventura. Você é um felino em busca de conforto.”

Ela tinha razão. Ela era de todos, e eu de uma. Eu, dela.

Tão graciosamente ela levantou-se nua da cama e pegou seu violão.

“Uma canção pra te acalmar”, foi o que ela disse. E cantou pra mim com sua voz suave, o doce canto d’O Pássaro livre.

Eu já estava quase a chorar, quando ela me confortou em seus braços novamente. Eu me senti um felino confortado, mas O Pássaro livre tinha que partir em busca de novas aventuras.

- “Meu bem, não fique triste. Qualquer dia desses, você estará em casa e quando menos esperar, O Pássaro entrará pela sua janela.”

O Pássaro partiu novamente, deixando apenas seu doce canto na memória. Meses depois ele voltou. Então partiu de novo, e desta vez demorou anos para retornar. Confortou o felino por algumas horas que pareceram segundos, e então partiu novamente.

O Pássaro voa por ai, em busca de novos amores. Eu estou aqui esperando seu retorno, como um bom felino.

O Pássaro partiu levando um pouco de mim com ele. Seu canto nunca mais saiu da minha cabeça. Eu sonho todas as noites em ouvi-lo cantar pra mim.

Se alguém o vir voando livremente por ai, diga à ele que estou aqui. No mesmo lugar, pois ele sabe aonde me achar. Diga à ele que admiro suas asas e seu leve pousar. Diga à ele que sua liberdade já não pode me assustar. Mas diga à ele que eu lhe imploro pra voltar.