O MONGE E O POETA

Sentado numa pedra, no alto de um penhasco, o poeta olhava para o céu estrelado. Tão inebriado com a visão ele estava e tão absorto em seus pensamentos, que não percebeu a presença do monge que o observava. Ficaram os dois a fitar o firmamento até que uma exclamação do poeta quebrou o silêncio.

- Ela piscou! Tu viste, meu amigo?

Assustado e surpreso o monge respondeu que nada tinha visto e indagou, o motivo de tanta euforia.

- Como não viste? Ela piscou para mim! Respondeu o poeta.

Ainda mais intrigado, sem nada entender, pergunta-lhe o monge:

- Ela quem, meu amigo? Estás bem? Estamos sós, cercados por montanhas...

Ainda assim, o poeta vibrava e apontava para o infinito.

- Ela, a minha estrela! Há horas que estou a lhe admirar e enviar vibrações de amor. Finalmente ela as recebeu e retribuiu com uma piscadela!

Compadecido do amigo, que parecia ter perdido a razão, o monge, arriscou um conselho:

- Ah! Poeta, achas então que podes possuir uma estrela? Perdeste o juízo? Não vês que estão a quilômetros e quilômetros de distância? Já calculaste quantos anos-luz seriam necessários para aproximar os dois? E o brilho dela? que faria com ele para que não te ofuscasse a visão? Não, meu amigo, decididamente não estás de posse da tua sanidade mental. Imagine! Possuir uma estrela! E estás tão cego de paixão que não vês o absurdo que dizes e que estás a desejar. Ela não piscou para ti. Apenas cumpriu o seu papel no firmamento, brilhou. Esquece, para o teu bem, deste despropósito ou te julgarão louco.

E o poeta, que até então permanecia ouvindo em silêncio, falou:

- Estás enganado, meu amigo, se pensas que enlouqueci. Continuo mais do que nunca, dono da minha mente, cônscio dos meus limites e da realidade, mas, que lei me proíbe de contemplar e amar uma estrela, mesmo à distância? Nunca falei em possuí-la, isso seria impossível, bem sei. Que prejuízo este sentimento traria para qualquer um de nós? Portanto, meu caro, não tires conclusões equivocadas e fique tranquilo, não estou louco, estou apenas apaixonado por uma estrela.

Tal foi a convicção com que o poeta defendeu seu argumento, que o monge entendeu que aquela era mais uma lição que ele havia aprendido. Sim, o amigo tinha razão, não podemos possuir as estrelas, mas nada nos impede de amar e contemplar o seu brilho da solidão de um penhasco, nas noites de céu faiscante.

Fatima Almeida

09/04/16

Fátima Almeida
Enviado por Fátima Almeida em 09/04/2016
Código do texto: T5600232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.