Bondade x Maldade (2)

Existe um ser que a ele foi destinado amar sem reservas,

grande capacidade de educar, guiar no caminho certo,

para que aquele que está sendo educado não pereça,

não se atropele nos labirintos dos caminhos desta vida,

este ser são as mães, biológicas ou não,

se elas praticarem bem sua função novas criaturas de luz serão formadas!

A história começa assim: naquele humilde lar, existe a mãe D.ª Helena de 37 anos e o filho Jonas com 16 anos. As dificuldades eram muitas, D.ª Helena era mais uma daquelas mães que teve de se virar para conseguir ir vivendo sozinha pois seu marido tinha lhe abandonado, confusões nos primeiros anos de casados, depois a desculpa da incompatibilidade de gênios, então pé na estrada o maridão.

Mãe e filho sempre conversavam, havia diálogo entre eles, um entrosamento de seres e naturalmente um amor, confiança mútua entre eles, graças a grande sabedoria desta primorosa mãe, que não aconteceria o pior na vida de seu filho, Jonas, como poderemos comparar no desenrolar deste texto, seria como se as forças do mal tentasse abocanhar alguém. O diálogo começa, o garoto Jonas expõe teus temores para sua mãe, seus fracassos, suas vitórias, analisava até a vida em si, então ele fala, naquele momento a decepção estava visível no seu semblante, no seu comentário:

--- Sabe, minha mãe! Tenho a impressão de que às vezes a bondade atrapalha muito em ser feliz, digo isto englobando ser honesto, simples e tolerante para com tudo nesta vida, quantas pessoas sofrem perseguições, passam fome só porque são incapazes de darem um jeitinho de conseguirem as coisas, quantas nadam na riqueza, unicamente por serem desonestas, para atingirem seus objetivos passam por cima de quem for preciso! Continuando o Jonas na sua interpretação afirma:

--- veja bem, minha mãe, na história muitos conquistadores tiveram que usar até mesmo a perversidade para que suas experiências tivessem resultados satisfatórios, como as experiências feitas nos campos de concentrações, meu professor de história afirma que as religiões foram as responsáveis também pelos grandes tormentos da humanidade, elas nos seus pretensos ensinamentos espirituais, inventando fábulas incríveis escondendo as realidades lógicas que estão escancaradas na nossa frente. Eu só queria dizer, mãezinha, que ser bom pode atrapalhar tanto, rss... rs!... A mãe D.ª Helena, percebe que precisa fazer sua parte, num gesto cheio de sabedoria começa:

--- Meu filho, das outras religiões nem vou comentar porque desconheço mas sobre o cristianismo eu posso dizer até onde meus simples conhecimentos permitirem, apesar do cristianismo ter uma divisão imensa, o fundamento principal do cristão é o amor, este amor tem de ser incondicional, é o mandamento fundamental, pois do contrário o filho de Deus não morreria na cruz por nós, seu sangue seria derramado em vão. O verdadeiro cristão não é egocêntrico, voltado para si mesmo, ele ama tanto que seria capaz de morrer pelos seus semelhantes, agindo assim onde ele estiver estará a alegria seria como se num lugar estivesse em trevas e chegasse ali a luz, dá pra perceber assim que o amor verdadeiro de um pai, mãe, filhos, colegas, amigos ou até com estranhos possui uma importância tremenda, porque onde este sentimento estiver ali estará a paz, um escudo contra o mal estará protegendo. Estes seres imersos neste amor seriam incapazes de fazer qualquer um ser infeliz! Continua a mãe tentando explicar a importância da bondade nos seres:

--- Você, Jonas, citou como exemplo as experiências dos nazistas, mas filho, naquela época entre eles estava o mal, a terrível maldade, milhões de seres sofreram os horrores incontidos, imagine, preste atenção, se eu e você estivesse ali num daqueles lugares terríveis, eu sendo duramente maltratada, ou você também, quantas infelicidades para nós, percebes? Não só naquela época ou agora, seja aonde for, se a maldade estiver ali ela transforma, brutalizando, trazendo muita infelicidade!

Os conquistadores, ditadores cruéis foram muitos, vários realmente nadaram nas riquezas, seus poderes os protegiam às vezes dando até segurança, mas te garanto jamais foram felizes, aparentemente poderiam ser em certos momentos mas durante todas suas vidas foram vítimas do terrível mal. Você pode citar centenas ou milhares de pessoas maldosas e o que elas tiveram influência neste nosso mundo, se disseres que por causa disso o mal é mais poderoso sobre os homens, eu com toda a certeza citaria poucas pessoas bondosas que passaram por este mundo e que já fazem a diferença, o bem torna-se um escudo poderoso sobre os homens, eu repito em te dizer bastam poucas lâmpadas espalhando a luz para aniquilar as trevas!... Ela continua empolgada:

--- Filho, a bondade nunca atrapalhará, sempre será um bálsamo para amenizar as dores da maldade!

--- Mãe, serás sempre minha fada, a sra. Sempre me convencerá!

--- 2011 ---

ATENÇÃO, agora em pleno 27/05/ 2016, a bondade ainda prevalece, as benditas mães continuam espalhando esse bálsamo que cura todas as dores...