A Andorinha e a Biblioteca

Era uma vez, uma Andorinha preta de asa toda arrepiada, avoada que só ela. Voava daqui pra lá, de lá pra cá... até que um dia avistou uma linda Biblioteca.

Ela então, do alto de seus voos estabanados, decidiu: - Vou lá ver o que tem nessa biblioteca, já que ela, tão lindinha, decidiu aparecer no meu caminho!

A biblioteca não era qualquer uma, não! Era a biblioteca mais bonita que existia! Havia ainda poucos livros, mas as prateleiras estavam ali, só esperando para receber novas obras de todo tipo!

Chegando lá, a Andorinha - toda inventando moda - tratou de fazer amizade com a tal da Biblioteca! Puxou conversa, falou de si, perguntou sobre os livros e as prateleiras... e não é que a tal Biblioteca se encantou com a Andorinha logo de cara?

A partir desse dia, não deu outra: não se desgrudaram mais!

No começo ficaram amigas próximas! A tal Andorinha ia quase todo dia visitar a Biblioteca, levando sempre um presentinho... ora novos livros, ora um conselho, ora uma situação engraçada.

A coisa toda foi crescendo, foi ficando tão forte, mas tão forte que essa passarinha avoada resolveu: - Vou morar na Biblioteca!

Claro que a Biblioteca já estava doida para ter a Andorinha morando nela, e assim aconteceu! Entre tantos “Andorinhos”, entre tantas obras e leituras, escolheram estar uma com a outra: a Andorinha avoada e a Biblioteca bonita.

Foi tanta felicidade, tanta alegria que não havia nem tempo de sentir saudade dos voos solitários e das prateleiras vazias!

Aliás, as prateleiras estavam cada vez mais cheias, mas abarrotadas de livros e de vontade de ter outros, já que essa passarinha avoada fazia a Biblioteca se sentir muito contente e amada, tal como a Andorinha também se sentia.

Era tanto amor que um dia decidiram escrever um livro juntas! E veio um livro... e depois outro livro... outro livro... e mais outro! Cada um de um jeito, com um título diferente, mas todos com o mesmo amor.

O tempo foi passando, e a Biblioteca de tão cheia distribuía seu conhecimento a quem quisesse! A Andorinha por sua vez, voava e voava alegrando todo mundo que a visse, sempre voltando - é claro - para sua Biblioteca querida.

E assim foi por décadas e décadas a fio sem jamais se separarem: a passarinha da asa arrepiada, o prédio bonito de prateleiras sempre cheias e os livrinhos que escreveram lado à lado.

Até que um dia, a Andorinha meio cansada percebeu que já não conseguia mais voar tão alto.

Mesmo assim a Biblioteca não esmoreceu! Afinal já tinham passado por tantas aventuras e histórias juntas que as prateleiras estavam todas ali, para o que a passarinha precisasse.

A Biblioteca também já estava velhinha depois de mais de meio século de amor com sua Andorinha preta de asa arrepiada. As prateleiras continuavam lá, cheinhas... mas os livros já não saiam mais com tanta facilidade como antes.

Numa tarde meio cinza, enquanto uns almoçavam e outros tiravam sua sesta, a Andorinha cansada resolveu que era hora de voar. Bateu suas asinhas já meio branquinhas e voou, voou, mas de tão velhinha que estava ficou lá pelo céu mesmo. Não conseguiu mais voltar. Estava lá, pousada numa nuvem olhando a Biblioteca lá em baixo.

A Biblioteca por sua vez já não sabia mais ser o que era sem a Andorinha junto dela. Os livros já não conseguiam sair pois as suas portas acabaram ficando meio enferrujadas e não abriam mais. Mesmo assim, ela sabia que a sua passarinha estaria lá, olhando por ela.

Em meio a tantas coisas presas dentro de si, a Biblioteca lembrou que ainda restava uma maneira de estar de novo com sua amada Andorinha! A chama da antiga vela onde as pessoas costumavam ler suas obras iria ajudá-la a estar com a passarinha novamente!

Então, a Biblioteca bonita foi queimando na velha chama os seus livros presos, um por um, até que ela toda se transformasse numa linda fumaça passeando pelo ar que subia, subia e subia cada vez mais... até encontrar a sua querida que no céu voava, para que juntos passassem a voar pra sempre juntas... Para sempre!

Raphael Schröder
Enviado por Raphael Schröder em 16/11/2016
Código do texto: T5825251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.