Jesus confinado

   O dia começa  pouco depois  das cinco, e termina antes das 15:00 . São assim os dias de confinamento, acompanhando a luz  pelas janelas. Os primeiros raios entram pelo quarto, passam pela cozinha , sala ... Morrem na janelinha do banheiro. 

      Tudo começou bem , alguns dias de férias! Pensei.  "Não vão parar o abastecimento"

      30 dias se passaram , e um pequeno detalhe além do isolamento assombrou a todos ... Grana! Apesar das correntes , abaixo assinados virtuais cortaram a energia elétrica!

  Ainda tínhamos água, começaram a cortar o fornecimento durante o dia ! Nos garantiram que não faltaria água.  Mas , toda noite  enchiamos baldes , canecas ... O que fosse possível!

      Também garantiram o gás , abriamos no máximo ! Para conseguir uma chama fraquinha.  Vez ou outra, um "ventinho maroto" apagava a chama . Gelando nossa alma...    "Cortaram?

     Antes dos 40 dias , minha esposa montou um "cardápio de guerra "

       ● Pela manhã ,

      Chá de alguma folha ou erva disponível, algo de farinha de trigo ou fubá.

      ● No almoço,

        Geralmente Arroz , acompanhado por batatas, abóbora ou chuchu.

        ● No jantar ,

     Sobras do almoço ou a massa de trigo ou fubá.

      Já não  era o suficiente para enlouquecer qualquer um ? Pois bem , apareceu o primeiro infectado no prédio! Os elevadores ainda funcionavam na época , mas " ele" Tinha tocado em tudo!  O medo virou  pânico!  Apareceu o segundo, terceiro ... E o pânico virou histeria.

        Saia de casa apenas pra buscar comida , com todo cuidado é precaução. Máscaras de garrafa Pet, ( por cima da máscara de pano) luvas, botas de borracha...

     Chegando  perto dos 60 dias ,  ninguém mais gozava de suas faculdades mentais , seja pelas restrições ou pelo medo, todos estavam enlouquecendo.

       As notícias , boatos ... Nos chegava por panfletos . Nem sempre de fontes confiáveis, Ou pelo velho boca a boca.( esse último guardando a devida distância e  demais precauções)

     E numa dessas tardes , pela janelinha do banheiro , vi  algo realmente estranho. Sabe-se lá porque  o vizinho prendeu uma imagem numa gaiola. Me pareceu uma imagem de Jesus...

      Mostrei  a aberração  pra minha esposa . Que imediatamente associou a sandice do vizinho, com pecado! Desrespeito.

     Fiquei com aquilo na cabeça, comentei com outras pessoas do prédio, em encontros furtivos pelos corredores.

    Dois ou três dias depois, acordei com minha esposa gritando da janela!

      - Solta Ele !  Solta!!!

        Seus gritos ganharam "eco " em outras janelas,  que de alguma forma, associaram nosso infortúnio a algum castigo ou coisa assim. E logo uma massa sonora ecoava na mesma direção! Em poucas horas , panfletos com a imagem e dizeres " JESUS LIVRE" circulavam pelo prédio.

     Dias depois, um pelotão de mascarados  protestava em frente à janela do vizinho. Que dispersou a pequena multidão que se formava a tiros!

     Soube - se depois que se tratava de um militar reformado , mais precisamente um capitão! Não demorou , panfletos  a favor do  " Jesus Confinado " também circularam pela vizinhança. A teoria deles era ainda mais absurda do que a dos  " Jesus livre"  Aprisionando a "entidade" a obrigaria a tomar providências em nosso favor.

       Os dias seguiram tensos ,   clima de guerra  ! Multidões  se dirigiam para rua de trás, agrediram - se verbalmente  por um tempo . Até que partiram pra porrada generalizada . Alguns momentos seriam cômicos , se não fossem trágicos! Vez ou outra uma máscara era rasgada ou arrancada por um soco. Desesperadamente um corria pra desinfetar a mão o outro pra lavar o rosto.

    Os " JESUS LIVRE" tentavam escalar as paredes que davam acesso a sala  do  capitão, acredito que para resgatar a imagem.  Os "Jesus confinado " impediam o avanço com brutalidade.

  A polícia precisou intervir ,  a princípio sem saber como agir. Mas, um senso comum acabou prevalecendo . Proteger a propriedade privada! Não se pode invadir uma residência assim . Os " JESUS LIVRE" interpretaram  como corporativismo.

Estavam protegendo o "maldito" apenas por ser  militar.

E condenando toda a população a peste e a fome . - Gritou a todos pulmões  - um "JESUS LIVRE" de cima de um palanque improvisado.  - Pensem no castigo , na fome ! Imposta a mulheres , crianças... Liberem Jesus! Agora!

    Alguns policiais se sensibilizaram , ou sucumbiram a loucura !  Vai saber,  e rebelaram- se  contra a própria  corporação! Aderindo ao " JESUS LIVRE "

        A confusão generalizada tomou conta da rua novamente , tiros foram disparados ! E por DEUS , ( o verdadeiro) ninguém se feriu.

   Ninguém  sabia direito oque estava fazendo, todos tomados pela revolta cega , frustração...

Provavelmente efeitos da quarentena .

       A bagunça  seguiu ... Até que a políciais da cidade vizinha interviram com energia!  Custou , mas conseguiram  dispersar a multidão.

         Em meio ao  caos,  alguma coisa  mudou o outrora recluso e pacato " capitão ."  Alçado a fama , mesmo que uma fama local , já  não media esforços para " aparecer" seja na janela ou em entrevistas no panfleto oficial  , denominado   " Confinado."

         Se as eleições desse ano  não tivessem sido suspensas, elegeria - se com certa folga a cargos regionais. Apesar dos desafetos , que já se contavam aos  milhares.

      Bloquearam a rua , guardas revezavam- se em turnos de  24 horas.  Oque não impedia simpatizantes de aglomerar-se  do lado direito da rua , pra ver o Capitão as sete da manhã, trajando seu antigo uniforme... Tornou -se rotina. Discursos na  janela ,palavras de ordem , continência coletiva...

      Do lado esquerdo da rua , outra turma se aglomerava  pra protestar !  vaiar o pronunciamento do  " capitão "

       De ambos os lados , a insanidade reinava absoluta. Todos pareciam ter esquecido, ou pelo menos deixado em segundo plano a doença, a pandemia!

     Até que, numa manhã de Domingo , o Capitão não apareceu! Olharam por horas  para janela vazia . Nenhuma explicação oficial, depoimento de familiares... Nada!  Não demorou os boatos ,  teorias ... Por fim,  a confirmação! O Capitão fora infectado, levado discretamente , na madrugada anterior,  a um hospital.

     Seguiram dias de vigílias, orações...

      Já a outra turma , os" desafetos " do capitão.  Faziam festa ! Atribuiam seu  infortúnio  ao " castigo divino"

      Nesse meio tempo a segurança do bloqueio afrouxou a vigilância, e um plano para resgatar Jesus ,entrou em ação .

      Mas, ironicamente , o sucesso da   operação acabou sendo ofuscado por uma notícia arrebatadora!

      

          " ENCONTRARAM A CURA!"

     

        Dezenas de pessoas  , estavam deixando os hospitais e retornando pra suas casas... Rapidamente esse número chegou a centenas... Entre elas o Capitão! Que apareceu na janela, pra meia dúzia de gatos pingados numa rua já desbloqueada.

        Aos poucos a vida foi voltando ao normal, os movimentos perdendo a força... Com a volta da Internet , os panfletos sumiram! Assim como o capitão,  que rapidamente  voltou para o ostracismo.

     Nos últimos  "suspiros" , digamos assim,  O "JESUS LIVRE"  atribuía a bênção da cura a sua operação de resgate. Os "Jesus confinado ", rebatiam com  o fato da gaiola , ( revestida com aço especial e fechadura de cofre , jamais fora  aberta) inclusive enviando fotos da gaiola reesgatada  , ainda lacrada . Ambos  seguiram, enchendo o watts zapp de  correntes e fake news!

       Um esforço em vão! Pois logo  , tornariam - se motivo de vergonha  ( chacota)  em alguns casos até  remorso! Ninguém queria se associar , negavam com veemência,( sempre que possível) a participação!

        Empurrandos para o "abismo do esquecimento"  receberam o golpe de misericórdia!  a última " pá de cal"

     Uma análise, mais atenta  da imagem. Revelou  não  se tratar de Jesus!

     E sim de uma imagem de

      

          "  SÃO JUDAS. "