**A formiga e o besouro**

 

Capítulo 1: O desafio do besouro invisível

 

Era uma vez uma formiga chamada Rose, que sonhava em encontrar o seu grande amor. Ela trabalhava duro todos os dias no formigueiro, mas no final da tarde ela se arrumava toda e saía na floresta para paquerar os animais. A sua melhor amiga, a tocandeira Margarida, sempre a acompanhava nessas aventuras amorosas.

 

Rose era muito bonita e simpática, mas também muito exigente. Ela não se contentava com nenhum pretendente que aparecia. Ela queria alguém que fosse forte, inteligente, divertido e romântico. Ela achava que merecia o melhor.

 

O que ela não sabia era que o sentinela do formigueiro, um formigão chamado Beto, era apaixonado por ela há muito tempo. Ele sempre a observava com admiração e carinho, mas nunca tinha coragem de se declarar. Ele achava que ela não ia se interessar por ele, que era apenas um simples trabalhador.

 

Um dia, enquanto Rose , cantando a passeava pela floresta cantando a música:

Eu sou uma formiguinha estou a paquerar

Eu sou sou uma formiguinha estou a paquerar...

Ei! Você aí, quer comigo namorar

Ei! Você aí,quer comigo a namorar.

Direpente ouviu uma voz misteriosa vindo de dentro de um buraco de uma árvore.

 

- Olá, formiguinha Rose!

-E você que está aí? .

- Quem é você? Onde está? - perguntou Rose, curiosa.

 

- Eu sou o besouro Maltão, o mais belo e charmoso dos insetos. Mas eu fui amaldiçoado por uma bruxa malvada, que me tornou invisível. Só você pode me salvar, minha linda formiga. - disse a voz.

 

- Como eu posso te salvar? - perguntou Rose, intrigada.

 

- Você tem que provar o seu amor por mim, fazendo três tarefas que eu vou te pedir. Se você conseguir, eu vou voltar a ser visível e vou me casar com você. - disse a voz.

 

- E como eu sei que você é mesmo bonito e charmoso? E se você for feio e mentiroso? - perguntou Rose, desconfiada.

 

- Você tem que confiar em mim, minha querida. Eu sou tudo o que você sempre sonhou. Você não vai se arrepender. - disse a voz.

 

Rose ficou tentada com a proposta do besouro invisível. Ela pensou que talvez ele fosse mesmo o seu príncipe encantado. Ela correndo procurar sua amiga Margarida, que ao ouvir a história ficou com uma cara de dúvida.

- O que você acha, amiga? Será que eu devo aceitar? - perguntou Rose.

- Eu não sei, Rose. Isso parece muito estranho. Como você pode se apaixonar por alguém que você nem vê? E se ele estiver te enganando? E se ele for perigoso? - disse Margarida.

- Ah, Margarida, não seja tão medrosa. Você sabe que eu adoro um desafio. E se ele for mesmo o meu amor verdadeiro? Eu não posso perder essa chance. Vai ser uma aventura incrível! - disse Rose.

- Tudo bem, Rose. Mas tome cuidado. Eu vou estar sempre do seu lado para te apoiar. - disse Margarida.

Rose trabalhou o dia todo se preparando para o inverno e no final da tarde, colocou a sua melhor roupa e foi ao encontro de seu príncipe invisível.

- Então está decidido. Eu aceito o seu desafio, besouro Maltão. O que eu tenho que fazer? - disse Rose.

- A primeira tarefa é trazer para mim um caracol perfeito do lago mais profundo da floresta. Ele tem a concha mais brilhante e colorida de todas e é guardado por um peixe gigante. Você tem até amanhã para me trazer esse caracol. Se você conseguir, eu vou te pedir a segunda tarefa. Se você falhar, eu vou desaparecer para sempre. - disse a voz.

Rose ficou assustada com a primeira tarefa. Ela sabia que o caracol perfeito era muito difícil de encontrar e que o peixe gigante era muito perigoso. Mas ela não quis demonstrar medo.

- Tudo bem, besouro Maltão. Eu vou trazer para você o caracol perfeito do lago mais profundo da floresta. Você vai ver como eu sou corajosa e determinada. Até amanhã! - disse Rose.

- Até amanhã, minha linda formiga. Boa sorte! - disse a voz.

Rose e Margarida saíram do buraco da árvore e foram para o formigueiro. Elas tinham que se preparar para a primeira tarefa.

No formigueiro, Beto estava preocupado com Rose. Ele tinha ouvido a conversa dela com o besouro invisível e ficou com ciúmes e medo. Ele não queria que ela se casasse com outro. Ele também não queria que ela se machucasse. Ele resolveu segui-la no dia seguinte e tentar ajudá-la.

 

Capítulo 2: A busca pelo caracol perfeito

 

No dia seguinte, Rose e Margarida saíram bem cedo do formigueiro e foram em direção ao lago mais profundo da floresta. Elas levaram consigo uma cesta para colocar o caracol perfeito. Beto também saiu logo depois delas, sem que elas percebessem.

 

A caminhada até o lago foi longa e cansativa. Elas tiveram que enfrentar vários obstáculos, como pedras, espinhos, rios e animais selvagens. Mas elas não desistiram. Elas queriam cumprir a primeira tarefa.

Quando elas chegaram ao lago, elas viram que era um lago enorme e escuro. Elas não conseguiam ver o fundo nem o caracol perfeito.

- Como vamos entrar nesse lago? - perguntou Margarida.

- Vamos ter que mergulhar. Não tem outro jeito. - disse Rose.

- Mas isso é muito perigoso! E se a gente se afogar? E se o peixe gigante nos atacar? - disse Margarida.

- Não se preocupe, amiga. Nós vamos conseguir. Eu tenho fé no besouro Maltão. Ele vai nos proteger. - disse Rose.

- Eu espero que você esteja certa, Rose. Eu só quero o seu bem. - disse Margarida.

As duas formigas se aproximaram da beira do lago com cautela. Elas viram que havia vários caracóis na margem, mas nenhum deles era o caracol perfeito.

 

Rose foi a primeira a entrar na água. Ela segurou a respiração e mergulhou o mais fundo que pôde. Ela usou as suas antenas para se orientar e as suas mandíbulas para se defender de possíveis predadores. Margarida também entrou na água logo depois dela, mas ficou mais perto da superfície. Beto também entrou na água logo atrás delas, sem que elas notassem.

 

Depois de muito tempo, Rose chegou ao fundo do lago. Ela ficou maravilhada com a beleza que viu lá embaixo. Ela viu vários corais, algas, estrelas-do-mar e outros animais aquáticos. Ela também viu o caracol perfeito brilhando entre as pedras. Era um caracol lindo e delicado, de uma concha multicolorida e um corpo macio.

 

- Olha, Margarida! Eu achei! Lá está o caracol perfeito! - disse Rose.

 

- É verdade, Rose! Ele é lindo! Mas como vamos pegá-lo? - perguntou Margarida.

 

- Vamos ter que ser rápidas e discretas. O peixe gigante pode estar por perto. - disse Rose.

 

As duas formigas se aproximaram do caracol com cautela. Elas viram que ele estava dormindo tranquilamente entre as pedras.

Rose foi a primeira a chegar perto do caracol perfeito. Ela tentou pegá-lo com as suas mandíbulas sem acordá-lo.

Mas, nesse momento, elas ouviram um rugido assustador vindo de trás delas.

- Quem ousa invadir o meu lago? - disse o peixe gigante.

Era um peixe enorme e assustador, de escamas verdes e dentes afiados. Ele nadava rápido e tinha os olhos fixos nas formigas.

- Socorro! É o peixe gigante! Vamos fugir! - disse Margarida.

- Não podemos fugir agora! Eu já peguei o caracol! - disse Rose

Rose conseguiu pegar o caracol perfeito e colocou na cesta. Mas o peixe gigante viu o que ela fez e ficou furioso.

- Como você ousa roubar o meu caracol? Você vai pagar caro por isso! - disse o peixe gigante.

O peixe gigante avançou sobre as formigas com a boca aberta, pronto para devorá-las. As formigas ficaram apavoradas e não sabiam o que fazer.

Mas, nesse momento, elas ouviram outro rugido vindo de cima delas.

- Deixe as minhas amigas em paz! - disse Beto.

Era o formigão Beto, que tinha seguido as formigas até o lago e tinha visto tudo. Ele pulou na água e enfrentou o peixe gigante com bravura. Ele usou as suas mandíbulas para morder o peixe e as suas patas para empurrá-lo.

- Beto! Você veio nos salvar! - disse Rose.

- Claro que sim, Rose. Eu não ia deixar você se machucar por causa desse besouro mentiroso. - disse Beto.

- Como assim, besouro mentiroso? Do que você está falando? - perguntou Rose.

- Depois eu te explico, Rose. Agora vamos sair daqui antes que o peixe se recupere. - disse Beto.

Beto pegou Rose e Margarida nas suas costas e nadou rápido para a superfície. Ele saiu da água e correu para longe do lago, levando as formigas consigo.

O peixe gigante ficou furioso e tentou segui-los, mas não conseguiu sair da água. Ele rugiu de raiva e frustração.

- Vocês vão se arrepender de terem me desafiado! Eu vou me vingar de vocês! - disse o peixe gigante.

 

As formigas conseguiram escapar do peixe gigante e chegaram em um lugar seguro. Elas estavam aliviadas e agradecidas por Beto ter salvo as suas vidas.

- Obrigada, Beto. Você foi muito corajoso e generoso. Você salvou a gente do peixe gigante. - disse Rose.

- De nada, Rose. Eu fiz isso porque eu gosto de você. Na verdade, eu te amo, Rose. Eu sempre te amei. - disse Beto.

Rose ficou surpresa com a declaração de Beto. Ela não sabia que ele sentia isso por ela. Ela olhou para ele com atenção e viu que ele era um formigão forte, inteligente, divertido e romântico. Ela percebeu que ele era tudo o que ela sempre sonhou.

- Você me ama, Beto? De verdade? - perguntou Rose.

- Sim, Rose. De verdade. Eu te amo desde o primeiro dia que eu te vi no formigueiro. Mas eu nunca tive coragem de te dizer. Eu achei que você não ia gostar de mim, que você ia preferir outro. - disse Beto.

- Não, Beto. Eu não prefiro outro. Eu prefiro você. Você é o meu grande amor, Beto. Eu também te amo. - disse Rose.

Rose e Beto se abraçaram com emoção e se beijaram com paixão. Eles finalmente se declararam um para o outro e ficaram muito felizes.

 

Margarida ficou feliz por ver os seus amigos se amando. Ela sabia que eles eram perfeitos um para o outro. Ela também ficou aliviada por terem escapado do peixe gigante.

- Que bom que vocês estão bem, amigos. Eu fiquei com muito medo do peixe gigante. Ele era muito assustador. - disse Margarida.

- Nós também ficamos com medo, Margarida. Mas graças ao Beto, nós conseguimos sair vivos dessa aventura. - disse Rose.

- É verdade, Beto foi um herói. Ele nos salvou do peixe gigante e também do besouro invisível. - disse Margarida.

- Do besouro invisível? Como assim? - perguntou Rose.

- É isso mesmo, Rose. O besouro invisível é um mentiroso e um trapaceiro. Ele não foi amaldiçoado por nenhuma bruxa malvada. Ele só queria te enganar e te fazer sofrer. - disse Beto.

- Como você sabe disso, Beto? - perguntou Rose.

- Eu sei porque eu o conheço, Rose. Ele é o maior trapaceiro do vale. - disse Beto.

 

A segunda tarefa do besouro Maltão era fazer um chá da unha do tamanduá. Ele disse que esse chá era o seu preferido e que só assim ele poderia se sentir feliz. Ele disse que a unha do tamanduá estava escondida em uma caverna escura e que era guardada por um morcego vampiro. Ele disse que Rose tinha até o dia seguinte para fazer o chá e levá-lo para ele. Se ela conseguisse, ele ia pedir a terceira tarefa. Se ela falhasse, ele ia desaparecer para sempre.

 

Mas Rose não precisou fazer a segunda tarefa, porque ela descobriu a verdade sobre o besouro Maltão. Ela descobriu que ele era um mentiroso e um trapaceiro, que não foi amaldiçoado por nenhuma bruxa malvada, e que só queria enganar ela e fazer ela sofrer. Ela descobriu isso porque Beto, o formigão que salvou ela e Margarida do peixe gigante, revelou que ele viu o besouro se esconder no buraco da árvore e que ele sabia de tudo.

 

Rose ficou muito triste e decepcionada com o besouro Maltão. Ela se sentiu usada e enganada por ele. Ela também ficou muito surpresa e feliz com Beto. Ela viu que ele era um formigão forte, inteligente, divertido e romântico, e que ele era apaixonado por ela há muito tempo. Ela percebeu que ele era tudo o que ela sempre sonhou.

 

Rose decidiu esquecer o besouro Maltão e se entregar ao amor de Beto. Ela também decidiu devolver o caracol perfeito ao lago mais profundo da floresta, para não causar mais problemas com o peixe gigante. Ela pediu desculpas ao caracol e ao peixe, e eles aceitaram.

 

Rose e Beto se abraçaram com emoção e se beijaram com paixão. Eles finalmente se declararam um para o outro e ficaram muito felizes.

 

Margarida ficou feliz por ver os seus amigos se amando. Ela sabia que eles eram perfeitos um para o outro. Ela também ficou aliviada por terem escapado do peixe gigante e do besouro Maltão.

 

Eles voltaram para o formigueiro e contaram tudo para a formiga rainha. Ela ficou orgulhosa de Beto por ter salvo Rose e Margarida, e ficou feliz por Rose ter encontrado o seu grande amor. Ela decidiu promover o melhor casamento do vale arco-íris para eles.

 

E assim termina a história da formiga e do besouro. Eles viveram felizes para sempre, rodeados de amigos e de amor. E nunca mais se deixaram enganar por ninguém.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 10/09/2023
Código do texto: T7882377
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.