I love tu, Melissa

Importei minha namorada, Melissa, dos Estados Unidos. Do Texas, para ser mais exato. De forma carinhosa, eu a chamo de cowgirl. Ela me chama de "cowrioca", assim mesmo, graças ao seu forte sotaque texano.

Ela teima em dizer que a língua portuguesa é difícil. Eu discordo. Difícil é falar knowledge, oath, squirrel, brewery e nonplussed. Por sinal, esta última traduz minha tentativa de falar inglês: fico sem palavras.

Imagine-se num restaurante em Nova Iorque. Você folheia o cardápio e pede um singelo beef. Quando o prato chega, você sente a falta de algo e chama o garçom: my friend, please pass pra mim o english sauce, belê?

Numa boa, até o "belê" corre risco de ser bem interpretado. Agora, ilustre leitor, para a sua estupefação e indignação, molho inglês, em inglês, é "worcestershire sauce".

Eu não consigo falar isso. Nem entendo a lógica. Se molho é sauce e inglês é english, precisava complicar tanto? Pior que isso é mais comum do que imaginamos. Que o diga minha linda namorada gringa.

- Você consegue! Come on!

- Não dá, gatinha.

- Calma! Diga: Connecticut.

- Conne...con...coé...cuti-cuti.

- Vamos mudar de palavra: Massachusetts.

- Sério? Você quer me desmoralizar? Que prazer mórbido, hein!

- Eu só quero que você aprenda! Diga!

- Maxaxuz.

- No...

- Maçazucutz.

- Terrible.

- Massaçutetutetitiz.

- Isso é alemão?

- Vamos parar por aqui!

- Que falta de perseverança! Eu também sofro, sabia?

- Com inglês?

- Bobinho.

- Diga uma palavra que seja difícil na minha língua!

- Uma? Só uma? Lembra daquela nossa viagem? Eu não conseguia falar o nome da cidade! Até hoje é horrível! Pind a moon in gab!

- Pindamonhangaba!

- A outra era Poor sin uncle!

- Porciúncula!

- Cool more one chat tíbia!

- Cumuruxatiba!

- Sem falar naquela Check check!

- Hein?

- Sit sit!

- Não invente!

- Cheek cheek!

- Ah! Xique-Xique!

- Isso! Chic and chic!

- Não tem "and".

- Eu não disse "and".

- Disse sim.

- Não disse!

- Vamos parar por aqui?

- Sim! And end!

- É end ou over?

- É fim! Cabô!

- Tudo bem. Olha só, nosso aniversário de casamento está chegando. Pensei em comemorarmos nos Estados Unidos.

- Really? Seria incrível! Mas como você vai se virar por lá sem falar inglês?

- Conto com a sua ajuda, ué!

- Okay, okay. O ideal seria que você soubesse. Afinal, conhecimento nunca é demais. Enfim, quais seriam as cidades?

- Pensei em Schenectady, Pflugerville e Quonochontaug. Que tal?

Barão do Subúrbio
Enviado por Barão do Subúrbio em 03/02/2024
Reeditado em 03/02/2024
Código do texto: T7991278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.