A comunidade na escova

Era uma comunidade muito próspera e que crescia aos milhares todos os dias. A alegria tomava conta das pequeninas bactérias naquela escova de dente de 2 anos de idade. Os fios já desgastados: enormes arranha céu da boca. A crosta de pasta de dente somada ao tártaro desprendido: dunas de areia onde as bactérias praticavam sand boarding, desfiladeiros onde elas praticavam rappel e bungee jump, entre outras coisas radicais. Mas o momento mais esperado pela comunidade era aquele em que podiam repartir experiências com as comunidades dentárias e da boca do sujeito dono da escova.

Bactérius Marx era apenas mais uma das bactérias que compunham essa enorme e coletiva comunidade bacteriana na escova dentária total luminous White. Bactérius Marx possuía um grande amigo em outra comunidade, uma rica e próspera cárie chamada Cárius Engels. Este, com todo seu aparato industrial, explorava o dente podre do dono da escova e extraía substâncias e recursos que serviam para fortalecer seu amigo na comunidade distante.

Bactérius Marx estava incomodado com a situação daquela comunidade. A prosperidade tinha um grande preço a ser pago, segundo ele. Isto deveria mudar. Resolveu criticar o sistema opressor bacteriano. “Não podemos ser mantidos sempre na escova! Queremos explorar a boca e sermos livres longe da exploração total luminous White”. Muitas bactérias gostaram daquela ideia revolucionária. Eram oprimidos, afinal. Então, aos poucos, organizaram-se em grandes grupos e, numa nova escovada de dentes; atacaram todos juntos a boca do dono, livrando-se das amarras da escova e explorando novos territórios dentários, na língua, na gengiva e nas bochechas. Estava decretada a primeira Comuna de Boca, o primeiro governo bacteriano.

A revolução foi tão bem sucedida que todas as bactérias revolucionárias, assim como Bactérius Marx e Cárius Engels, estavam extremamente alegres destruindo a boca do opressor mor. Mas todo esse sucesso teve graves consequências para a comunidade bacteriana. O opressor mor estava com dores de dentes e forte crise de gengivite. Foi a um dentista que lhe explicou como tratar a boca corretamente e com quanto tempo deveria trocar de escova para evitar revoltas bacterianas como aquela. O dentista fez uma bela limpeza de boca, com muito bicarbonato e flúor, e a Comuna de Boca teve fim após 72 horas de seu início. Bactérius Marx, Cárius Engels e todas as bactérias foram destruídas para o bem da boca do pobre rapaz dono dela.

Ramon Tellado Neto
Enviado por Ramon Tellado Neto em 24/01/2015
Código do texto: T5112746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.