Sobre vencer na vida

Hoje voltando da minha escola para casa, parei na estação para usar o banheiro. Quando entrei no banheiro eu encontrei um homem que trabalha na limpeza do local. Ele não era nem tão velho, mas nem tão novo, ele provavelmente tinha de 45 a 50 anos. Provavelmente.

Quando entrei no banheiro, ele me olhou e disse: “Boa tarde jovem estudante, [longa e dramática pausa de quatro segundos]. Tá novo ainda, tem muito o que viver.. Rapaz, estude bastante, pois você tem todo um futuro pela frente, você ainda tem chances de vencer na vida”.

Eu só respondi o boa tarde, e dei um leve sorriso de que tinha entendido o que ele tinha me falado. Sei lá, não sou muito de interagir com seres humanos.

Mas eu costumo pensar bastante sobre o que eu ouço. Ainda mais quando frases começam a ecoar na minha mente.

“Você ainda tem chances de vencer na vida”

“Você tem todo um futuro pela frente”

Eu fiquei um tanto chateado porque ele me disse essas palavras com um tom de arrependimento. Um tom de quem estava olhando para a própria vida, e estava triste com ela.

Pode ser que não, mas considerando isso, comecei a refletir sobre meu futuro, e sobre “vencer na vida”.

Vencer quem? Outra pessoa? Desde quando a vida se tornou um desafio?

Talvez seja por essa ideia de vencer que temos tantas pessoas no mercado de trabalho querendo derrubar umas as outras. O tempo inteiro. Em todas as profissões e cargos.

Eu nunca gostei dessa ideia de “vencer na vida”, mas eu sei o que ela representa. Ganhar um dinheiro, comprar uma casa, um carro, me casar e ter um casal de filhos. E então quando eu chegar lá, vou poder viver o resto da minha vida tranquilamente, e poder dizer a mim mesmo que venci. Venci na vida. Oh.

Nada de errado em ter uma vida como essa, mas o que eu quero dizer é que não se precisa chegar lá para ser finalmente feliz. Nossa verdadeira felicidade não depende muito do mundo exterior, e sim do interior.

Você não vai ser feliz quando comprar um carro, nem uma casa, nem quando se casar, nem quando tiver filhos.

Mas sim, você pode ser feliz e comprar um carro, ter uma casa, se casar e ter um casal de filhos.

Infelizmente se você não se encontra satisfeito com o seu mundo no momento, em nada eu posso ajudar escrevendo essas poucas palavras aqui. Você tem que procurar uma saída, no momento presente.