O ATAQUE DOS BLACK BLOCS

A noite prometia, faltava apenas algumas horas para a grande manifestação em protesto ao governo da presidenta, o grupo comandado por Soninha acertava os últimos detalhes para o ato de logo mais, coquetéis molotoves eram armazenados em mochilas juntamente com pedras pontiagudas, últimas ligações e mensagens no face e no whatzap eram enviadas, estava quase tudo pronto para a partida, e a tão esperada ordem foi finalmente autorizada pela líder do grupo mais radical do protesto, então os ônibus e carros partiram rumo à Eslplanada dos Ministérios.

Já passava das sete da noite, a Esplanada dos Ministérios fervilhava, era todo tipo de gente, gente que sacodia bandeiras, que assobiava efusivamente os mais barulhentos apitos, gente que batucava indignada o mais espetacular panelaço, tinha um grupo que estrondava os ares com seus foguetes de fim de campeonato ,enfim, todo o tipo de gente insatisfeita que se pode imaginar, era visível a cara de ódio demonstrada pelos manifestantes, até os cara pintadas estavam irreconhecíveis.

Já era de se esperar, a população não aguentava mais tanta taxação, tanto aumento, tanto imposto, tanta conta pra pagar, o poder de compra do brasileiro só diminuia e a imprensa não parava de pipocar nos noticiários sobre robalheira de políticos corruptos, aumento dos próprios salários, propinas recebidas de empreiteiras, gastos e mais gastos superfaturados, vários benefícios legislados somente em causas próprias e de familiares e nada em prol da população que estava abandonada, largada, a deus darás, justamente quem deveria ser favorecida e servida era massacrada e completamente explorada, não dava mais para esperar, o momento era agora, e o povo doido para expressar sua revolta e indignação estava nas ruas na mais furiosa e legítima demonstração do poder que a democracia emanava.

Toda a Polícia Militar do Distrito Federal foi mobilizada, embora soubessem antecipadamente do protesto, não imaginavam a proporção e a magnitude do evento que fora planejado e marcado por intermédio das redes sociais, policiais de folga foram urgentemente convocados por meio da imprensa, era grande o aparato policial mas a multidão que chegava e se aglomerava era gigantesca, tensão de ambos os lados, parecia um cenário de guerra.

Para Soninha, somente faixas, cartazes, cantos do hino nacional, apitaço, panelaço, gritos de ordem, enfim, nada daquilo era suficientemente capaz de provocar uma tomada de rumo na política nacional, era preciso mais, algo que impactasse e abalasse as estruturas do poder e chamasse a atenção do mundo, então, como uma guerra necessita de uma ordem para se iniciar o combate, a ordem não foi dada, mas foi incitada por dois black blocks rebeldes no momento em que pularam no espelho d`água do Congresso e começaram a molhar os policiais que faziam o cordão de isolamento, outros rebeldes começaram a tacar paus e pedras nos militares, coquitéis molotoves foram lançados, bolas de gude eram arremessados por estilingues, um verdadeiro alvoroço entre a multidão, cidadãos de bem que queriam um protesto pacífico e que também reinvidicavam a paz tentavam fugir, tarde demais, já não havia mais nenhuma rota de fuga no meio daquela multidão atordoada, também não havia nenhuma possibilidade de negociação, o caos tomou conta da situação, polícia enfurecida como um cão raivoso, balas de borracha ricocheteavam em toda a direção, bombas de efeito moral em quem exigia moralização, surra de cassetetes no lombo de quem se vestia de preto ou usava máscara.

Havia muitos Black Blocs na esplanada, uma legião, parecia um exército, daria para enfrentar a polícia tendo em vista que o efetivo dos militares era bem menor, então, porque correr ? Ninguém disse nada disso, foi um pensamento em conjunto, até mesmo porque a líder do grupo, nesse momento, foi capturada e estava sendo algemada pela PM, a reação foi instantânea,enquanto uma parte do grupo combatia, outra se dirigia em direção ao camburão para libertar Soninha à força, foi quando o inesperado aconteceu, algo até então inimaginável que esgotou de imediato todas as forças e ideologias de reação do grupo, uma quantidade absurda, gigantesca de policiais militares apareceu do nada, seria impossível, combater aquele batalhão armado até os dentes, que agora, não era somente composto por simples policiais, estavam os ´´encaveirados`` policiais do BOPE entrincheirados em seus escudos, helicópteros lá do alto davam as coordenadas, a cavalaria com aqueles animais gigantes que cresciam mais ainda quando se , não daria, seria impossível qualquer ímpeto de reação naquele momento, quem conseguiu fugir, fugiu.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 14/07/2015
Código do texto: T5310584
Classificação de conteúdo: seguro